sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mil policiais militares serão convocados para teste físico


O governo do Estado convoca na próxima terça-feira (03), mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso público de soldado de Polícia Militar e soldado Bombeiro Militar para teste de aptidão física (TAF).
O TAF será realizado em São Luís, no período de 23 a 29 de março, no Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga.
Por meio de edital, a Segep definiu todo cronograma para ingresso dos candidatos aprovados nos quadros das forças policiais militares do Estado.
Os candidatos convocados deverão acessar os sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos, a partir do dia 10 de março para consultar o Documento Individual de Convocação, com data e horário de realização do teste. O objetivo do teste de aptidão física é aferir a capacidade do candidato de suportar, física e organicamente, as exigências das atribuições do cargo.
O candidato deverá comparecer no dia, local e horário previamente designado para o exame com o documento original de identificação utilizado na inscrição do concurso, cartão de confirmação de inscrição e usando trajes adequados para o teste: calção de ginástica (ou malha, para o sexo feminino), tênis e camiseta; além de traje de banho para prova de natação, apenas para o cargo de bombeiro militar.
A divulgação do resultado do TAF, convocação para o Teste Psicotécnico, convocação para os Exames Médico e Odontológico, convocação para entrega do Formulário e para entrega dos documentos da Investigação Social Documental será feita no dia 31 de março.


Presos ameaçam linchar pai que teria mandado matar bebês gêmeos


O homem que teria encomendado a morte dos supostos filhos, um casal de gêmeos de 40 dias, tem recebido ameaças de morte na prisão. Matuzalém Ferreira Júnior, 49, está em uma cela isolada da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Segundo o novo advogado de Ferreira, Marcus Fernandes Júnior, que assumiu a defesa do suspeito há uma semana, seu cliente ouviu ameaças de outros detentos da unidade.
— Mesmo estando em uma cela separada ele recebeu ameaças de linchamento e agressão.
Ferreira não assumiu o crime e culpou um amigo, Antônio Moreira Pires, o “Pedrão”, pelo triplo homicídio. Além dos bebês, a mãe das crianças, Izabella Marques, de 22 anos, também foi assassinada. Os dois trocaram acusações quando foram apresentados à imprensa.
O defensor estuda pedir a transferência de Ferreira caso conclua que a integridade do detento está ameaçada.
— A vontade dele é sair de lá, mas vamos ver até que ponto essas ameaças podem ir para frente.
O advogado ainda não teve acesso aos autos do processo e disse ainda não ter traçado uma estratégia de defesa.
Ferreira, que seria pai dos bebês, insiste em manter a versão apresentada desde sua prisão, ocorrida no dia 17 deste mês, alegando que teria sido “Pedrão” o autor dos disparos que mataram Izabella e os gêmeos. Já este último diz que teria procurado Matuzalém porque recebeu uma promessa de emprego como pedreiro e que não sabia que estaria prestes a presenciar as execuções.


Novas regras para seguro desemprego valem a partir de hoje


As novas regras de concessão do seguro-desemprego começam a valer para quem for demitido a partir deste sábado (28). As normas de acesso a cinco benefícios trabalhistas e previdenciários foram alteradas pelo governo federal em dezembro do ano passado.
Com as novas regras do seguro-desemprego, o trabalhador terá que comprovar vínculo com o empregador por pelo menos 18 meses nos 24 meses anteriores, na primeira vez em que requerer o benefício. Na segunda solicitação, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores. A partir do terceiro pedido, o período voltará a ser de seis meses.
Segundo o Ministério do Trabalho, quem foi demitido antes de 28 de fevereiro de 2015, terá o seguro-desemprego regido pela legislação anterior, segundo a qual o trabalhador pode solicitar o seguro após trabalhar seis meses.
Pelas novas regras, na primeira solicitação, o trabalhador poderá receber quatro parcelas do seguro-desemprego se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses e cinco parcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses. Na segunda solicitação, ele poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses e cinco parcelas se tiver trabalhado por 24 meses, no mínimo.
A partir da terceira solicitação do seguro-desemprego, quem trabalhou entre seis e 11 meses recebe três parcelas. Para ter direito a quatro parcelas do seguro-desemprego, o trabalhador deverá ter trabalhado entre 12 e 23 meses e, para receber cinco parcelas, terá de ter trabalhado por, pelo menos, 24 meses
De acordo com o ministério, a comprovação do recebimento dos salários de forma ininterrupta não será necessária para a primeira e a segunda solicitação. Essa exigência somente é necessária para a terceira solicitação e para as posteriores, nas quais é necessário comprovar os seis salários recebidos em cada um dos últimos seis meses anteriores à data da dispensa.

Por isso, o trabalhador poderá utilizar outros vínculos empregatícios que estejam dentro do período dos últimos 36 meses, contados da data da dispensa atual, como referência para aumentar a quantidade de parcelas.

Bebê desaparece no interior do Maranhão


Está desaparecido desde o dia 12 de fevereiro deste ano, o bebê Tiago Carvalho Nunes, de 1 ano e 7 meses. A criança sumiu do município de São Bernardo, interior do Maranhão, 540 km de São Luís. De acordo com a mãe, ele foi levado pela avó e tia paterna. Elas buscaram a criança para passar dois dias em companhia da família e não devolveram o bebê.

A mãe do menino está desesperada, e o bebê ainda mama. A última informação que a família teve, seria de que o menino estaria em Castanhal no Pará, mas pode estar em qualquer lugar do país. Ajude a localizar este bebê. Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone (98) 8268-9765.

Bando mata pai e mãe na frente de criança de 7 anos


Quatro a cinco homens são suspeitos de um duplo homicídio no povoado Fazendinha, zona rural de Bom Jardim. Pai e mãe foram mortos a tiros na frente do filho de sete anos na noite desta quinta-feira (26).
De acordo com informações repassadas ao jornalismo da TV Difusora pelo delegado titular de Buriticupu, Rodrigo Alonso, nenhuma hipótese é descartada nas investigações que foram iniciadas. Além dos celulares das vítimas, a casa foi completamente revirada e a quantia de R$ 250 também foi roubada. Segundo Alonso, não há registro de luta corporal entre as vítimas e o acusado, e as vítimas não teriam inimigos declarados.
Leandro Araújo Borba, 21 anos, foi atingido com, pelo menos, três tiros. Ele seria vaqueiro da fazenda de um médico identificado como Julio Donizeth. A companheira de Leandro, identificada como Lucilene Barros Freitas, 36 anos, foi morta com um tiro. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Buriticupu. O laudo preliminar deve ser repassado para a Polícia Civil ainda hoje.
Devem ser intimados para depoimento o dono da fazenda e um homem que também trabalha na fazenda e que teria recebido uma ligação do vaqueiro momentos antes dos homicídios. O homem, que não teve a identidade revelada, chegou a ser chamado pela vítima por telefone, mas recuou ao escutar disparos de arma de fogo.

O caso será investigado pela Delegacia Regional de Santa Inês, já que a delegada de Bom Jardim está de licença. Ninguém foi preso até o momento.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Número de demissões supera o de contratações


O número de trabalhadores admitidos em janeiro foi menor do que o total de demissões, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados hoje (27). Ao todo, foram registradas, no primeiro mês do ano, 1.600.94 admissões contra 1681.868 desligamentos no país.
O saldo negativo – de 81.774 postos de trabalho – foi o menor resultado desde 2009, quando o país iniciou o ano com déficit de 101,7 mil postos formais de trabalho.
Para o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o dado negativo deve-se a fatores sazonais. “Os setores que tradicionalmente fazem demissões nesse período, por questões como o fim do período de férias, foram os que mais perderam vagas”, disse o ministro em nota divulgada pelo MTE.
De acordo com dados do Caged, o comércio varejista teve redução de 97.887 postos de trabalho (queda de 1,25%) na comparação com o levantamento de janeiro do ano passado. Já o comércio atacadista ficou estável, com saldo de 87 postos de trabalho.

Na área de serviços, houve perdas no setor de alimentação (bares, hotéis e restaurantes) e no de hospedagem. No geral, o setor de serviços teve queda na criação de empregos formais de 7.141 postos, redução de 0,04% no número de admissões. Da ABr

Dono de estabelecimento reage a assalto e mata ladrão em São Luis



O dono de um estabelecimento na Vila Embratel reagiu a um assalto no final da manhã desta quinta-feira (26) e matou um dos bandidos.
Segundo informações, três elementos chegaram no local e anunciaram o assalto. O dono usou uma faca para partir para cima de um dos elementos, que foi atingido com um golpe no pescoço.
Neiton Matins Alves Junior, vulgo Juninho, ainda correu cerca de 300 metros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O nome do autor não foi identificado.


55 mil eleitores podem ter título cancelado pelo TRE-MA


De acordo com a legislação eleitoral, 1.782.035 eleitores brasileiros que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título de eleitor cancelado. Desse total, 34.050 são brasileiros que votam no exterior. Para regularizar a situação, esses cidadãos devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 2 de março a 4 de maio portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
No Maranhão, o total de eleitores nesta condição é de 55 mil, sendo que em São Luís e mais oito municípios que passaram pelo recadastramento biométrico em 2013 e 2014 não existem eleitores passíveis de terem seus títulos cancelados.

Consequências – Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dá para acreditar? Serial Killer de GO recebe mensagens de admiradoras


Histórias de mulheres que se apaixonam por assassinos em série são bem mais comuns do que a razão é capaz de explicar. No caso do vigilante Thiago Henrique Gomes da Rocha, suspeito de matar 39 pessoas em Goiânia, um detalhe potencializa esse tipo de atração: a beleza física. Alto, forte, com traços bem desenhados, Rocha chamou a atenção de jovens, que se mostraram interessadas em tentar uma aproximação, em saber mais sobre ele.
Uma das advogadas do vigilante, Brunna Moreno de Miranda, revelou que ela e as colegas que atuam no caso recebem e-mails e mensagens no celular de mulheres perguntando como podem fazer para conhecer o suspeito. De acordo com Brunna, ao grupo são enviadas também mensagens de jovens que chegaram a conviver com Rocha.
— São e-mails, mensagens de celular de mulheres ou que o conhecem de algum lugar e que querem que a gente fale delas para ele ou algumas perguntando como podem fazer para conhecê-lo. Tem muita coisa. Mulheres que querem fazer doação, querendo dar as coisas, enviar para o presídio.
A advogada contou que tomou conhecimento, por meio de policiais, de que há aquelas que vão até o presídio e perguntam como devem proceder para ver Rocha. Ela acrescentou que, nas mensagens, a abordagem segue, em geral, uma mesma linha: jovens alegando que viram o caso, acharam o vigilante interessante e que pretendem conhecê-lo pessoalmente.
— Na verdade, desde a delegacia [quando o suspeito ainda não havia sido transferido para o complexo prisional] era assim. Elas ligavam para a delegacia [para perguntar sobre Rocha].
Brunna relatou que, vez ou outra, comenta com o cliente sobre as “pretendentes”.
— Eu falo para ele: “Olha o problema que você me arruma”. Aí, ele ri, porque as mulheres ficam mesmo atrás.


Assalto aos Correios termina com dois presos e 12 reféns liberados


Terminou por volta de 17h30 desta quinta-feira (26) o assalto à agência dos Correios no bairro Nova Imperatriz, na avenida Bernardo Sayão, em Imperatriz. Doze pessoas foram feitas reféns, entre elas o gerente, um funcionário e o segurança.
Após horas de negociações, vestidos com coletes balísticos, os dois assaltantes que ainda não tiveram os nomes divulgados se entregaram à polícia.

A quantia recuperada pela polícia com os assaltantes não foi divulgado. Três armas de fogo foram apreendidas. Os dois acusados foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Imperatriz, juntamente com o material apreendido pela polícia.

Governo e estados querem pena mais dura para explosão de caixas eletrônicos



Em meio a uma onda de ataques com explosivos de caixas eletrônicos em vários estados, o governo federal deve encaminhar ao Congresso Nacional, na próxima semana, um projeto de lei que aumenta a pena para a prática do furto qualificado com uso de explosivo. A iniciativa tem apoio dos secretários estaduais de Segurança.
Pela proposta, que foi discutida hoje (26), em Brasília, em reunião do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com os secretários de Segurança, a pena para o crime de furto qualificado com uso de explosivo, que atualmente varia de três a seis anos, seria equiparada à sanção aplicada ao roubo qualificado, com pena de seis a 12 anos de reclusão.
“Se houver acordo, o governo federal encaminhará o projeto ao Congresso, no início da semana que vem, com o compromisso do deputado Eduardo Cunha [presidente da Câmara] de incluí-lo na pauta [de votação] na próxima semana. Há uma possibilidade de consenso, porque já avançamos muito, discutimos os textos com os secretários anteriores. Há novos secretários, governos e temos que consultá-los”, disse Cardozo. 
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, informou que, só em janeiro deste ano, foram registrados 28 ataques a caixas eletrônicos no estado, média de quase um atentado por dia. No mesmo mês do ano passado, foram registradas 14 explosões.
“Queremos uma nova qualificação do crime de furto que estabeleça pena de cinco a 12 anos de reclusão, a mesma para roubo qualificado, já que houve essa migração do roubo para o furto com explosivo”, disse Moraes.
“Hoje, geralmente, o juiz fixa a pena mínima, o criminoso começa no regime aberto e não fica nem preso. Tivemos um caso em São Paulo, em janeiro, em que a polícia prendeu três indivíduos, que foram colocados em liberdade, porque eram primários. Dez dias depois, prendemos os mesmos  infratores explodindo outro [caixa eletrônico]”, relatou o secretário paulistano. 
Além do endurecimento das penas, os secretários avaliam que os bancos devem estender a todos os caixas eletrônicos de fácil acesso, principalmente aqueles instalados nas ruas, medidas de segurança, como o georreferênciamento e a instalação de dispositivo que mancha as notas de tinta e libera fumaça em caso de ataque. 
Na reunião de hoje, o ministro da Justiça e os secretários decidiram criar um grupo de trabalho, com a participação do Ministério da Defesa, para discutir a atualização do decreto presidencial que regulamenta a fabricação e comercialização de material explosivo no país. Uma das propostas apresentadas pelos representantes dos estados é a proibição da fabricação das chamadas bananas de dinamite.

A ideia, é que o artefato seja substituído gradualmente por um mecanismo eletrônico para provocar explosões. “Há necessidade de uma fiscalização mais rígida, desde a produção, passando pelo transporte, até o armazenamento. Porque hoje, a fiscalização deixa muito a desejar”, disse o secretário de Segurança de São Paulo.


Assaltante da Vila Embratel morre após perseguição em Icatu


Um assaltando identificado como César da Silva Marques, morador da Vila Embratel, morreu após trocar tiros com a polícia na zona rural de Icatu. O caso ocorreu nesta quarta-feira (25).
 César estava na companhia de outra pessoa quando assaltaram a granja “Ceará Frangos”. Eles estavam em um veículo modelo Onix de cor prata.
Ao fugirem no carro, os bandidos foram perseguidos pelas guarnições de Icatu e municípios próximos. Eles trocaram tiros com a polícia em um matagal e César da Silva foi atingido e morreu.

Os bandidos levaram R$ 8000, mas apenas R$ 2676 foram encontrados com a vítima. O outro criminoso conseguiu fugir.

Taxa de desemprego tem elevação de 1%


A taxa de desocupação iniciou o ano em alta, subindo 1 ponto percentual em janeiro em relação ao mês de dezembro do ano passado, ao passar de 4,3% para 5,3%. Taxa de desocupação se refere às pessoas sem trabalho na semana da pesquisa, mas que estão em busca emprego.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles indicam que, quando comparado a janeiro do ano passado, a alta foi 0,5 ponto percentual.
O instituto mostra que a população desocupada ficou em 1,3 milhão de pessoas, aumentando 22,5% em relação a dezembro de 2014 – o equivalente a 237 mil pessoas. Quando comparado a janeiro do ano passado, a alta foi 10,7% – 125 mil pessoas a mais.
A população ocupada, em contrapartida, caiu 0,9%, ficando em 23 milhões de trabalhadores, comparativamente a dezembro, menos 220 mil pessoas, e ficou estável na comparação com janeiro de 2014.

A população não economicamente ativa, ou seja, não inserida no mercado de trabalho, foi estimada em 19,3 milhões de pessoas, mantendo-se estável em relação a dezembro e crescendo 2,9% em relação a janeiro de 2014. Neste período, a população fora do mercado de trabalho aumentou em 551 mil pessoas. Da ABr

Acidente envolvendo dois veículos deixa quatro feridos


Quatro pessoas ficaram feridas após acidente na noite de ontem (25), na cidade de Imperatriz. O acidente envolveu dois carros e aconteceu por volta das 19h, na Avenida Pedro Neiva de Santana.
Testemunhas informaram que o carro branco, que vinha em alta velocidade, bateu no veículo preto, que estava parado no cruzamento.
Géssica Rodrigues Carvalho, de 24 anos, e mais outras duas pessoas estavam dentro do carro branco; uma delas era uma criança. No outro veículo estava somente o condutor, Francisco Batista de Lima, 51.
Ninguém se feriu gravemente.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Diácono assume ter arrastado cachorro até a morte


Na cidade de São Mateus, a 180 quilômetros de São Luís, moradores estão indignados com uma barbaridade que aconteceu em plena via pública.
Um cachorro foi arrastado vivo por um diácono da igreja Assembleia de Deus. O crime foi registrado por testemunhas que fizeram um vídeo. Nele é possível ouvir o sofrimento do animal.
À polícia o diácono, identificado apenas como Febrúcio, alegou que arrastou o cão até a morte a pedido da comunidade porque ele estava infectado pelo vírus da raiva. Ele se apresentou voluntariamente, apenas assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.


Funcionário furta mais de 5 mil da Cefor


Um funcionário da empresa de Transportes de Valores, Cefor foi flagrado pelas câmeras do circuito de segurança furtando a quantia de R$ 5.500,00. Glaydson Barroso do Nascimento (26) trabalhava há dois meses na Cefor como conferente. O caso teria acontecido na última segunda-feira (23) em Imperatriz, mas só na terça feira (24) o furto foi descoberto. Funcionários da empresa identificaram nas gravações Gleydson pegando o dinheiro e colocando dentro da bermuda. O que ele não imaginava era que tudo estava sendo filmado. Na noite de ontem (24), quando chegava em mais um expediente, foi conduzido ao Plantão Central. Na presença do advogado da empresa e do delegado, ele confessou que furtou o dinheiro e que a quantia estava guardada em sua casa. Como o flagrante já havia passado o acusado não foi autuado, mas vai responder em liberdade. O dinheiro já foi devolvido.

Homem é detido com pé de maconha de três metros em São Luís


Um homem identificado como Osmar do Nascimento Santiago, de 56 anos, mais conhecido como “Bin Laden”, foi detido na tarde desta quarta-feira (25) depois que a polícia encontrou um pé de maconha de aproximadamente três metros dentro da casa que ele mora na Vila Mauro Fecury, na Área Itaqui-Bacanga, em São Luís.
De acordo com informações do 5º Distrito Policial da capital maranhense, vários moradores da região telefonaram para a delegacia reclamando do forte cheiro de maconha que costuma vir da casa do homem todas as noites.
O delegado titular do 5º DP Walter Wanderlei contou que “Bin Laden” disse, em depoimento à polícia, que cultiva o pé de maconha há cerca de seis meses.
Ele também afirmou que tira algumas folhas do pé, bota para secar e fuma a maconha durante a noite, garantindo que mantém a planta apenas para uso próprio e que não comercializa a droga.
O pé de maconha foi encaminhado para o Instituto de Criminalística (Icrim) de São Luís. Segundo a polícia, o homem foi autuado como usuário de drogas, conduta prevista no artigo 28 da Lei 9.343/05, e responderá em liberdade.


Criança de três anos ajuda polícia a prender assassino da mãe


Um menino de três anos ajudou a polícia a prender o assassino de sua mãe na cidade de Jataí, interior de Goiás. A vendedora de 28 anos foi esfaqueada pelo menos 11 vezes na frente do filho.
De acordo com a Polícia Civil, um caseiro passou por uma estrada de terra quando se deparou com o menino, que estava sozinho. O garoto pediu ajuda dizendo que a mãe dele havia sido assassinada e mostrou o local do crime.
O corpo de Larissa Carvalho foi encontrado em um matagal próximo à estrada. A princípio, a polícia já havia descartado a hipótese de latrocínio porque nada havia sido roubado. A bolsa e as roupas que a vendedora vendia estavam no veículo.
O carro da jovem estava a cerca de 50 metros do local onde o corpo foi encontrado. A polícia acredita que o crime foi praticado na frente da criança. O garoto estava com a mãe dentro do carro quando um homem chegou e arrastou a mulher para o matagal.

Um homem de aproximadamente 40 anos confessou à polícia ser o autor do crime. Ele disse que era apaixonado por Larissa, mas havia sido desprezado por ela. No dia do assassinado, ele havia marcado um encontrou com a vendedora com o pretexto de comprar algumas peças de roupa perto do local onde ela foi morta. O menino já está com a família da mãe.

Assembleia aprova reajuste salarial de 13,01% para professores



Uma das Medidas Provisórias divulgadas no início do mandato do governador Flávio Dino, destinada a reajustar o salário dos professores da Educação Básica foi aprovada nesta terça-feira (24) na Assembleia Legislativa. Com a aprovação da MP 192/2015, os professores da educação básica obtiveram reajuste de 13,01%.
Ao comentar a importância da aprovação da MP, o deputado Marco Aurélio (PCdoB), relator da matéria e vice-líder do governo, informou que a medida valoriza os profissionais do magistério e também sinaliza o compromisso do governo em respeitar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o gasto com o reajuste está orçado em R$ 32,74 milhões.
O reajuste salarial dos professores da Educação Básica faz parte do pacote de medidas destinadas ao setor elaboradas pelo governador Flávio Dino. A aprovação da MP 192/2015 vai beneficiar 28.577 profissionais da educação. Além do reajuste salarial, outras medidas direcionadas para a área da educação foram adotadas pelo governador Flávio Dino no primeiro mês de governo, como a progressão salarial dos professores da rede estadual de ensino, reajuste dos professores contratados, reforma emergencial de 93 escolas e realização de seletivo para a contratação de mil professores para preenchimento imediato.
O deputado Marco Aurélio, que também é professor, ressalta que a aprovação desta MP apenas concretiza uma bandeira que foi defendida na campanha eleitoral de 2014, quando o tema foi tratado constantemente pela coligação de partidos alinhada à candidatura do governador Flávio Dino.  “Esta é uma matéria que não pode passar sem o devido destaque, desde a campanha o governador Flávio Dino defendeu a valorização do servidor”, comentou.
O parlamentar ressaltou ainda que o governador, na condição de servidor público tem esse compromisso de valorizar a categoria e por isto o Estado tem adotado medidas que atendem aos anseios do funcionalismo público.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

MP promove Ações Civis por improbidade contra Ricardo Murad e gestores municipais


O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pinheiro, ajuizou, no dia 20 de fevereiro, duas Ações Civis Públicas por improbidade administrativa contra o ex-secretário de Saúde do estado, Ricardo Murad, o atual e o ex-prefeito de Presidente Sarney, respectivamente, Edson Bispo Chagas e João dos Santos Amorim.
Em uma das ações, também figura como requerida a ex-secretária estadual de Saúde, Helena Duailibe, atual secretária da mesma pasta no município de São Luís.
De acordo com a promotora de justiça Alessandra Darub Alves, que está em exercício na 1ª Promotoria de Pinheiro, da qual Presidente Sarney é termo judiciário, os gestores foram responsabilizados pessoalmente por irregularidades na prestação de contas de dois convênios entre o Estado e o município.
As respectivas prestações foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. No convênio 465, de 2007, o ex-prefeito João dos Santos Amorim foi condenado ao pagamento de um débito de R$ 243 mil mais atualização monetária por prejuízos ao erário estadual.
Neste caso, o próprio ex-prefeito, o atual, Edson Bispo, e os ex-secretários Helena Duailibe e Ricardo Murad foram multados em R$ 2 mil cada um.
No convênio 466/2007, João dos Santos Amorim, pelos prejuízos ao erário, terá que pagar o valor de R 579 mil ao Estado e R$ 18 mil ao Município. Também foi multado no valor de R$ 2 mil, assim como o prefeito Edson Bispo e o ex-secretário Ricardo Murad.

Caso a Ação Civil Pública seja acolhida, os requeridos terão que fazer o ressarcimento integral dos danos, podendo ainda ter os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco a oito anos e proibidos de contratar com o Poder Público, ou receber benefícios fiscais pelo prazo de cinco anos.

Roseana deve ser ouvida na Polícia sobre o caso Constran


A ex-governadora Roseana Sarney deverá ser ouvida na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão a respeito do seu envolvimento no pagamento de um precatório milionário à Construtora Constran, depois de um acordo entre o Governo do Estado e a empreiteira.
O caso que envolve Roseana foi encaminhado à Justiça do Maranhão, pelo ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que todo o processo seja iniciado em primeira instância, já que a ex-governadora deixou de ter foro privilegiado a partir do encerramento do seu mandato. Distribuído para a 3ª Vara Criminal, em São Luís, que tem como titular o juiz José Gonçalo, como ainda não se trata de um processo, o caso foi encaminhado à Central de Inquéritos do TJMA, integrada pelos juízes Antônio Luiz de Almeida Silva, Osmar Gomes dos Santos e Cândido José Martins de Oliveira, além de três promotores de Justiça. Eles darão início ao processo solicitando a abertura de inquérito na Secretaria de Segurança Pública, para que inicie uma investigação sobre a citação da ex-governadora e de outros integrantes do governo no escândalo do precatório da Constran. Cabe à polícia marcar hora, local e expedir intimação para ouvir a ex-governadora maranhense.
Além de Roseana, prestarão depoimento na SSP os ex-secretários João Abreu (Casa Civil), João Bernardo Bringel (Planejamento), Helena Haickel (ex-procuradora Geral do Estado) e a assessora Graça Cutrim. Todos foram citados pelo doleiro Alberto Youssef em delação premiada na Justiça do Paraná.

Colhidos os depoimentos e concluído o inquérito, o caso retorna à 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça, que decidirá se inicia ou não a ação penal contra os citados, nesse caso, já na condição de réus.

Achado de cadáver na estrada de Davinópolis


Um corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (24) na estrada de Davinópolis, próximo ao município de Imperatriz.
A vítima foi encontrada com perfurações de arma branca no pescoço. Pelo forma como o cadáver foi encontrado, a polícia acredita que a vítima pode ter sido morta em um local e jogada na estrada.

O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo. Ninguém foi preso até o momento.

Maranhenses presos acusados de falsificar feijão branco


Quatro maranhenses foram presos em Fortaleza, no Ceará, nesta segunda-feira (23) acusados de falsificação de feijão branco. Segundo informações do delegado da Polícia Civil, Romério Almeida, os acusados tingiam o feijão com corante verde e vendiam o quilo a três reais.
Foram apreendidos 432 quilos de feijão, que estavam em sete sacas de 60 quilos, além de doze pacotes de um quilo. O bando estava vendendo o produto há quase um mês. A polícia prendeu a quadrilha após denúncia feita no final de semana, de uma consumidora que notou que o feijão descoloria no cozimento.
Os quatro vão responder por crime de estelionato e podem pegar de um a cinco anos de prisão.
O mentor Luiz Antônio da Silva, 48 anos, Natália de Jesus Saraiva Silva, 19 anos, Claudiana Santos Ferreira, 22 anos, e Francinilde de Sousa Brandão, 24 anos, não tem antecedentes criminais. As mulheres recebiam R$ 140 por semana para efetuarem as vendas.

Caso o produto seja analisado e seja concluído que o corante é substancia toxica, todos responderão por lesão corporal. O feijão apreendido será incinertado. Foto|divulgação: Polícia Civil Ceará

Homem com câncer terminal morre dentro de aeronave


Um passageiro do voo 1902, da empresa Gol, faleceu na madrugada desta terça-feira (24) dentro da aeronave, antes mesmo da aterrissagem.
Segundo informações do Instituto Médico Legal, o homem que não teve o nome divulgado estaria com câncer terminal, e teria voltado para o Estado com o anseio de morrer em solo maranhense. O corpo permanece no IML. Foto meramente ilustrativa.

A Gol Linhas Aéreas não foi localizada para falar sobre o assunto, já a Infraero informou à produção de jornalismo da TV Difusora que somente a empresa Gol tem competência para se pronunciar quanto ao caso. No momento, no aeroporto Hugo da Cunha Machado, dos onze voos previstos, dois estão atrasados e um foi cancelado. Aguarde mais informações.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dois caminhões carregados de cigarro apreendidos pela policia


O serviço de inteligência do sub comando geral, após uma denúncia anônima, se deslocou até um galpão localizado no bairro do São Cristovão.
O local, segundo a policia, estava sendo utilizado para guardar produtos contrabandeados. Dois caminhões foram encontrados estacionados no galpão.
Os policiais ficaram aguardando por 24 horas, mas ninguém apareceu. A equipe do serviço de inteligência então com o apoio de uma viatura do choque decidiram entrar para averiguar o que havia nos caminhões.
As chaves dos veículos estavam no contato, os policiais então abriram a parte de trás dos caminhões e nos baús encontraram caixas com pacotes de cigarro.
Aproximadamente 1.500 caixas contendo 50 maços de cigarro cada. Se comercializado daria uma renda de aproximadamente 800 mil reais.

Os caminhões com a carga foram levados para a sede Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) no Bairro de Fátima.

Usuários de drogas invadem igreja em São Luis


Usuários de drogas próximo ao largo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab, tem gerado transtornos para fiéis e religiosos.
Além de dormirem no local, usuários fazem necessidades fisiológicas e mantém relações sexuais a qualquer hora do dia. O ato acontece, até mesmo, quando fiéis chegam para as missas.

“A Campanha da Fraternidade deste ano nos impele, como igreja, a que nos sintamos ‘incomodados’ com os desafios que nos são apresentados pela sociedade do descartável, que sofre com a superpopulação urbana e tantas outras mazelas dela decorrentes. Um deles é a situação de tantos dependentes de drogas que vêm, normalmente, de famílias desestruturadas. Por isso, da nossa parte, nos cabe enfrentar o desafio com um olhar cristão, não somente de cidadãos que estão se sentindo lesados em seus direitos. Isto nos faz procurar outra forma de agir diferente, que leve em conta a realidade daqueles que estão ocupando o palco e o largo da matriz, ou seja, não podemos apenas desejar e buscar nos livrar do problema como fazem outras instituições ou empresas”, esclareceu frei Domingos Marques, pároco da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Motorista morre em acidente na BR-010, em Açailândia


Uma pessoa morreu em acidente registrado no Km 304 da BR-010, nas proximidades da cidade de Açailândia, a 559 quilômetros da capital maranhense, na madrugada deste domingo. O motorista teria perdido o controle do veículo, saído da pista e capotado, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com informações do Núcleo de Comunicação da PRF, a possível causa do acidente foi uma saída de pista por excesso de velocidade. O carro conduzido pela vítima, identificada como Mauro Célio Silva Viana, foi parar a cerca de 100 metros do local da derrapagem.

Pelos indícios deixados no local, a PRF supõe também que o carro capotou algumas vezes, o que fez o motorista, por não estar usando cinto de segurança, ser arremessado para fora dele e vindo a falecer. O corpo da vítima foi retirado do local e levado pela Polícia Civil.

Carnaval de Vitória do Mearim ainda repercute


A alegria foi o principal combustível do carnaval 2015 em Vitória do Mearim.
Carnaval que ainda repercute pelo grande sucesso que foi, nas redes sociais as pessoas recordam postando fotos, e vídeos, recebendo muitas curtidas e comentários.

Confira agora os registros do blog.