segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Jovem é arrancado do banheiro de casa e executado por quatro pessoas


Um indivíduo identificado apenas como Franklin foi assassinado na madrugada desta segunda-feira, dia 17, no bairro Madre de Deus, na região central de São Luís.
De acordo com informações  da polícia, ele era envolvido em assalto em residências na capital maranhense.
Nesta madrugada, após ser perseguido por quatro pessoas armadas, ele invadiu uma casa na Madre de Deus, tentando se esconder. Mas os perseguidores não desistiram e o encontraram dentro do banheiro da casa.
Franklin foi tirado do banheiro e levado para porta da casa onde foi alvejado por vários disparos. Ele morreu no local.

Há a suspeita de que os assassinos são membros da facção PCM.

Polícia mata cinco irmãos de uma só vez


Os irmãos Aldair da Silva e Silva (23 anos), André da Silva e Silva (22 anos), Luciano Pereira Rodrigues (21 anos), Laert Caldas Teles (28 anos) e Marcus Vinicius Ciriaco da Cruz (19 anos) foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará.
O bando já estava sendo investigado por prática de envolvimentos em assaltos e homicídios na cidade de Altamira e região. As Polícias Civil e Militar realizaram uma mega operação em conjunto, onde conseguiram chegar até os acusados que estavam se refugiando em uma casa na zona rural do município a cerca de 8 km do centro de Altamira.
Ao chegarem no local a Polícia foi recepcionada a tiros pelos suspeitos, e o jeito foi revida. Na troca de tiros três pessoas foram alvejadas e encaminhadas pela própria viatura da polícia ao hospital municipal.
E em outro local no Bairro Liberdade onde dois elementos estavam escondidos a Polícia também foi recebida a tiros, e houve revide, baleando dois indivíduos que foram levados para o hospital municipal São Rafael. Todos os cinco vieram a óbito por não resistirem aos ferimentos. A Polícia Civil continua as investigações na busca de capturar outras pessoas que passam fazem parte da quadrilha.
Mais de um quilo de droga possivelmente crack, três pistolas sendo uma Ponto 40, uma 380, 9mm e revolver 38 também foram apreendidos. Relógios de uma ótica de Altamira que foram tomados de assalto dia 13/08/2015 (quinta feira) foram recuperados e estavam de posse dos criminosos. Todos os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de policia civil.

ONU aponta situação crítica de presídios maranhenses


O relator especial das Nações Unidas avaliou as penitenciárias do estado do Maranhão como as de pior situação sanitária entre as unidades que visitou, em cinco estados brasileiros.
Juán Méndez esteve em presídios do Distrito Federal, Maranhão, Alagoas, São Paulo e Sergipe durante doze dias. Ele conversou com agentes de segurança, delegados e também com os presos, que relataram frequentes casos de tortura. No Maranhão, Méndez destacou a superlotação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
“Bom, no Maranhão, nós visitamos o presídio de Pedrinhas. Os internos que nós visitamos passam 23 horas em uma cela, exceto as celas coletivas, mas em uma cela para quatro pessoas ficam oito, dez, onze. As más condições sanitárias são as piores que vimos. Certamente muito, muito graves. E o regime é muito rígido e muito disciplinário.”
Juan Méndez também relatou ter encontrado armas dentro do complexo de Pedrinhas, o que agrava situação do local, por ficar mais vulnerável à violência.“Vemos também, armas de grosso calibre dentro da unidade. Me parece uma falha muito grave que pode agravar mais a situação dos presos, porque em qualquer momento podem pegar uma arma e criar uma tragédia.”
Juan Méndez veio ao Brasil depois de denúncias de violações feitas por entidades brasileiras de defesa dos direitos humanos. Uma delas é a Justiça Global. A coordenadora da organização, Sandra Carvalho, enfatiza a importância esse tipo de visita porque traz recomendações de melhorias no sistema. “Porque eles emitem uma série de recomendações ao governo brasileiro, em termos da questão do superencarceramento, de saúde, da prática da tortura, da sistemática de não investigação, dos crimes cometidos dentro do sistema prisional”.
O Diretor do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen), Renato de Vitto, reconhece que o sistema prisional brasileiro está longe do ideal. Mas, para ele, o relatório das Nações Unidas pode contribuir significativamente para a implantação de políticas públicas: “Essa constatação nos parece o primeiro passo pra que a gente possa de fato articular ações de apoio, para que os estados, que gerem o sistema prisional estadual, onde nós temos não só as ocorrências de tortura mas um tratamento cruel e degradante, decorrente da má condição dos presídios brasileiros”.
O relator especial da ONU, Juan Méndez destacou, ainda, a impunidade de quem viola os direitos dos presos, e disse que não faz sentido defender a violência contra quem comete crimes, como é o caso dos linchamentos.

Além disso, ele destacou o número de pessoas que são presas por porte ou consumo de drogas, o equivalente a 26% da população carcerária. Para ele, prender usuários não resolve o problema, já que os grandes traficantes continuam nas ruas.

Homem é preso suspeito de estuprar criança de sete anos


Ranyel Silva Sena, de 23 anos, foi preso por policiais lotados no 14º Batalhão da Polícia Militar (14ºBPM). Ele é suspeito de praticar um estupro nesse fim de semana em Imperatriz.
De acordo com informações dos policiais, Ranyel é suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 7 anos. O crime, segundo a PM, aconteceu nesse domingo (16), no bairro Parque Alvorada II.

O suspeito, que foi apresentado na noite de ontem no Plantão Central, deve ser encaminhado ainda nesta segunda-feira (17), para a Unidade Prisional de Davinópolis, onde deverá ficar preso.