quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Conselho Federal de Medicina autoriza uso de remédio extraido da maconha, em convulsões graves


O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou nesta quinta-feira (11/12) no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução CFM nº 2.113/2014 que autoriza o uso compassivo do Canabidiol (CBD), um dos derivados da cannabis sativa. O documento abrange tratamento de epilepsias em crianças e adolescentes que sejam refratárias aos tratamentos convencionais. Isso quer dizer que, assim como Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) fez em outubro, os médicos de todo o Brasil poderão prescrever a substância em casos de convulsões graves, quando os medicamentos convencionais já usados não apresentaram respostas positivas. No entanto, a prescrição poderá apenas ser feita por especialistas em neurologia e áreas de atuação, como neurocirurgia e psiquiatria.

Na resoluação, além de restringir à uma especialidade e ao caso de crianças e adolescentes com epilepsias refratárias, o CFM anuncia uma plataforma online para cadastrar médicos e pacientes de modo a monitorar a evolução do tratamento. O conselho, no entanto, veda a prescrição da cannabis in natura para uso medicinal, bem como quaisquer outros derivados, que não o CBD.

Ao final, o CFM reitera: "Nós, médicos, estamos preocupados com a saúde da população. Existem substâncias da cannabis sativa que têm propriedades medicinais, para essas nós somos favoráveis que sejam pesquisadas em centros adequados. Não apoiamos a liberação para o uso recretaivo, posi sabemos o tanto que substâncias psicoativas fazem mla a saúde", defendeu o psiquiatra Salomão Rodrigues, conselheiro federal por Goiás.

Mulher morre após ser atingida por raio em Anapurus

Uma jovem de 22 anos morreu nesta quarta-feira (10) após ser atingida por um raio durante chuva na localidade Angical, em Anapurus. Marília Santos estava em uma bicicleta e retornava do povoado Bandeira.
O Brasil é o país campeão no mundo em incidências de raios são 130 mortes por ano.
De acordo com o núcleo geoambiental da universidade estadual do Maranhão, o estado tem uma das maiores incidências de quedas de raios do país, o que ocorre geralmente em locais de baixa latitude. No Maranhão, em 2014, foram quinze mortes.
A região central do Maranhão é preocupante, principalmente entre os municípios de Pedreiras, Bacabal e Coroatá.
A incidência aumenta nos meses de março e abril. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam que entre 98 e 2011 foram registradas dez mortes por queda de raios somente na região metropolitana. Dessas, seis foram em São Luís.


No período de chuva, também são comuns problemas com a rede elétrica. Para evita-los, é preciso observar as recomendações.

Estuprador é espancado até a morte em Teresina


No final de tarde da Desta quarta-feira (10), Um homem identificado Como Franklin de Oliveira Castelo Branco, de 30 anos, foi espancado Até um cabelo morte Enfermeiro Flamarion Barbosa na rua Ceará, no bairro Pirajá, zona Norte de Teresina.
De a Acordo com INFORMAÇÕES da Polícia, O Homem foi agredido com socos e Pontapés apos ter Sido acusado de abordar uma FILHA DE APENAS Flamarion de 15 anos Que Fazia Caminhada na avenida Maranhão e tentado Arrasta-la Pará hum matagal Próximo.
O momento em Que o agressor FICA Em Cima da Vítima foi gravado POR VÁRIAS PESSOAS Que se encontravam no local. Apos perceber Que O Homem estava sem vida o proprio Flamarion tentou reanimá-lo, MAS SEM Sucesso.
A Família de Franklin nega acusações e como a Afirma Que O Homem era Muito querido Por Todos. "Eu gostaria Que fizessem Uma reportagem Onde ELE mora, meu sobrinho NÃO era bandido, E servo do senhor, evangélico, ELE tinha Problemas com a Cabeça Mas Não mexia com ninguem. QUANDO ELE passava POR Algum Lugar de ele sempre estava cumprimentando como PESSOAS, Dando uma paz de cristo, era ELE hum menino Muito querido. A DELE Filha, Que na Verdade NEM E Filha, E enteada pedia o ritmo Inteiro Pará ELE Parar, falava Que ELE NÃO tinha Feito nada, é esse monstro continuou agredindo meu sobrinho. ELE E Lutador de jiu jitsu e meu sobrinho Nunca brigou, Não Sabia NEM brigar. Bandido é esse covarde Que a Polícia TEM Que deixar Preso ", desabafou a tia de Franklin.
Familiares ja Agressor CONTAM Fatos Diferentes fazer ocorrido e afirmam that MUITAS PESSOAS ajudaram no momento do espancamento. "A gente triste FICA COM O Que Aconteceu, mas falaram when that o Flamarion e Um assassino, Que ELE E um cara Que estava bêbado, E Lutador, é tudo mentira. He Não É Lutador, ELE NEM Nunca fez artes Marciais na vida DELE. E um cara Bastante conhecido, MUITAS PESSOAS ficaram Surpresas com o acontecido. Para rápido você ver Como ELE Não Tem Problema, ELE ATÉ poderia ter saido do flagrante mas continuou no local, NÃO resistiu a nada, foi com o proprio caminhão DELE Até um Central e ELE MESMO ligou para à Polícia. O QUE NÓS ficamos Sabendo E that uma enteada DELE estava Fazendo Caminhada na avenida Maranhão, e de ele estava lavando o caminhão NAS Proximidades. QUANDO ESSE Cidadão abordou menina Falando Coisas e aliciando ELA, ELA Ficou desesperada e Saiu Caminhando Mais Rápido e de ele continuou Atrás, ELA ENTÃO resolveu correr, QUANDO ELA Correu falou logotipo Pará ELE e ELE desesperado Saiu em Perseguição. No momento em Que ELE conseguiu ABORDA-lo a População AINDA Chegou a agredi-lo, Não foi Só ELE. DEPOIS AINDA tentou Fazer Uma reanimação, mas Viu Que NÃO DEU Certo e Ficou Aguardando a Polícia. Cabe ágora AOS Policiais apurar OS Fatos parágrafo Descobrir como Otras PESSOAS ", declarou hum parente de Flamarion that NÃO Quis Ser identificado.


O Suspeito da agressão foi encaminhado à Central de Flagrantes e Ira responder POR homicídio. A Polícia investiga also a hipótese de Otras PESSOAS Terem participado da agressão.