quarta-feira, 4 de março de 2015

Desconto de até 65% nas contas de energia de 25 mi de famílias


Cerca de 25 milhões de famílias de baixa renda residentes em todo o Brasil, que integram o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, serão automaticamente incluídas no Programa Tarifa Social para obter descontos de até 65% nas contas de energia elétrica.
Para isso, basta agora o consumidor fornecer o número da unidade consumidora de energia elétrica no ato da atualização do cadastro.
A boa notícia foi comunicada esta semana ao Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE/MA pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), após o órgão federal atender à recomendação feita pela instituição maranhense para alterar o programa Cecad (Consulta e Extrações de Informações do Cadastro Único), inserindo o campo referente à unidade consumidora. Isso permitirá que a concessionária de energia inclua o consumidor no programa independentemente de requerimento.
Até ano passado para obter o benefício da Tarifa Social Baixa Renda, o consumidor, enquadrado no perfil do programa do governo federal, precisava preencher requerimento específico, solicitando o desconto à concessionária de energia elétrica que presta o serviço no seu estado de origem. O problema é que por falta de informações ou por conta da burocracia, muitos deixavam de requerer o benefício. 

Mulher é executada a tiros em lanchonete na Cidade Olímpica


Uma mulher foi assassinado por volta das 19h50 desta terça-feira (3) na Feira da Avenida Brasil, no bairro da Cidade Olímpica.
Wanuza Barros Sousa, 39 anos, estava jantando em seu estabelecimento comercial na companhia de outras duas pessoas quando um homem conhecido como Zidani chegou e efetuou os disparos contra a vítima. Antes de atirar, ele chegou a pedir para as outras pessoas saírem do local para que restasse apenas Wanuza.
A vítima foi atingida com dois tiros na cabeça e não resistiu aos ferimentos, morrendo no próprio local do crime. O elemento fugiu em uma moto preta de placa não identificada juntamente com um comparsa.

Segundo informações da polícia, Wanuza Barros já possuía passagem pela polícia por tráfico de drogas.

Seis pessoas presas em Viana por fraude no seguro defeso


Uma investigação policiail iniciada em julho de 2014, resultou na manhã desta quarta-feira, (4), na prisão de seis pessoas, acusadas de fraude no seguro defeso, no município de Viana. A operação intitulada Peixe Grande, foi comandada pelo delegado regional de Viana Ney Anderson e tinha a intenção de cumprir 8 mandados de prisão temporária e 7 de busca e apreensão.
A investição aponta para um suposto grupo criminoso instalado no Sindicato dos Pescadores de Viana. Cerca de 80% das pessoas ouvidas na região, disseram que receberam dinheiro indevido. Mais de 5 milhões de reais teriam sido o dinheiro lucrado com fraude no ano de 2014.
Foram presos Antônio Marinho, Inês Pinheiro, a presidente do sindicato dos pescadores Adriana Pinheiro Azevedo, Antônio Coelho Azevedo, vice presidente do sindicato, além de Márcio Júnior Amorim e Luís Alberto.
Em poder dos acusados a polícia apreendeu ainda 16 mil reais em espécie, 2 revolveres, monitores de computadores ainda nas caixas e várias carteiras da Secretaria da Pesca.

O seguro defeso é um benefício pago aos pescadores artesanais para a sobrevivência no período em que é proibida a pesca, por causa da reprodução das especies.