sábado, 2 de abril de 2016

Avião monomotor cai em Barreirinhas, quatro pessoas ficam feridas


Uma aeronave monomotor com quatro pessoas caiu após a decolagem em Barreirinhas e ficaram gravemente feridas. Os três turistas estavam na cidade e faziam um passeio conhecido como voo panorâmico, pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
De acordo com o chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros, capitão Lisboa, as primeiras informações é que “a aeronave no momento da decolagem não conseguiu atingir a altura e caiu de bico”, relatou.
Os bombeiros do município foram chamados e prestaram os primeiros socorros, as vítimas foram encaminhadas com vidas para o hospital de Barreirinhas, a situação mais delicada é do piloto.

A aeronave é de prefixo PT-CTB e caiu próximo à pista do aeroporto da cidade.

Termina hoje prazo para filiação partidária



O prazo para a filiação partidária daqueles que pretendem participar das eleições municipais deste ano termina hoje (2). Por isso, quem pretende concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de outubro, precisa ter a filiação aprovada pelo partido político até este sábado.
Segundo o TSE, ao se filiar a um partido, a pessoa aceita e adota o programa da legenda e passa a integrá-la. A filiação é também, segundo a Constituição Federal, uma das condições de elegibilidade.
O prazo final para que a filiação ocorra está estabelecido na legislação do país. “A Lei das Eleições determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data do pleito”, explica o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga. Segundo o magistrado, quem não respeitar a data limite não poderá participar da disputa.
Reforma eleitoral
O tempo mínimo de seis meses para a filiação foi uma das mudanças feitas pela reforma eleitoral de 2015 e que já vale para as eleições deste ano. “Houve alteração na data limite de filiação. Para participar da disputa eleitoral em 2016, o candidato deve estar filiado a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito”, explica o ministro.

Além do prazo para filiação, a Lei das Eleições estabelece outras regras, como a que prevê que o candidato deve possuir domicílio eleitoral na localidade para a qual vai concorrer, pelo menos um ano antes das eleições.

56% SÃO CONTRA IMPEACHMENT E 83% NÃO QUEREM TEMER PRESIDENTE


Levantamento do instituto de pesquisa Digzoo feito entre os leitores do portal iG mostra que o impeachment da presidente Dilma Rousseff não é uma medida vista de forma tão positiva pela população brasileira.
De acordo com 56% dos leitores do iG que participaram do levantamento, Dilma não deve deixar a Presidência da República. A pesquisa mostra que 83% dos internautas não ficariam felizes com o vice-presidente Michel Temer no comando do país. Além disso, 81% deles não acreditam que um eventual mandato do peemedebista solucionará a atual crise política do País.
Ao mesmo tempo, 75% dos entrevistados não confiam que Temer conseguirá fazer a economia melhorar em curto prazo na Presidência e um total de 80% não acredita que a corrupção diminuirá em um governo peemedebista.

Realizada entre 30 e 31 de março, após o desembarque do PMDB do governo e os protestos dos apoiadores de Dilma realizados em todo o Brasil, a amostra do instituto de pesquisas Digzzo em parceria com o iG contou com a participação de 3.985 internautas.

Polícia Civil prende ladrões de soja na região sul do Maranhão


A Polícia Civil do Maranhão, por meio da equipe da 11ª Delegacia Regional de Balsas, desarticulou uma quadrilha interestadual de furto e receptação de carga de soja e recuperou em torno de 300 toneladas de soja, inclusive identificando o armazém no Estado do Piauí onde estão 70 toneladas de carga desviada da região.
Na madrugada de quinta-feira (31), enquanto participavam da operação 'Maranhão Seguro', os policiais receberam informações sobre uma movimentação estranha de homens no pátio de uma pousada localizada no Povoado Buritirana, no município de Loreto. Eles relatam que foram ao local indicado e lá encontraram um caminhão estacionado no pátio, onde estavam Aureliano Fonseca Damasceno e Valdineres Pereira dos Santos. Os dois confessaram que estavam com 16 toneladas de soja que haviam acabado de transferir de outro caminhão.


Na sequência das investigações, a equipe descobriu que estava agendado para o dia seguinte o desvio de mais 20 toneladas que seriam retiradas de quatro caminhões. Os motoristas presos no local marcado foram identificados como José Flávio dos Santos Ferreira (Mayk Taison), Mauro Charles da Silva (Pica-Pau), Kennedy Rodrigues Ribeiro (Keninho) e Washington Alves de Siqueira Filho (Neném).

Segundo os policiais, o receptador viria do Piauí para pagar pela carga e entregar na cidade de Balsas para uma pessoa que já foi presa antes pelo mesmo crime. Foi feita campana no local marcado para fazer o transbordo da carga e por volta das 23h de quinta-feira (31) quando José Wilson de Sousa Pimentel chegou e recebeu voz de prisão. No veículo dele havia centenas de sacos e uma máquina de costurar sacos.