domingo, 11 de janeiro de 2015

Ladrões de carro são baleados por policiais em São Luis


A polícia beleou dois homens hoje (11) à tarde suspeitos de roubar um carro. O tiroteio aconteceu no bairro do Angelim, em São Luís, após perseguição.
Uma pistola foi recuperada pela guarnição da Polícia Militar que atende a região da Cohab. A arma da própria PM estava em poder dos suspeitos que foram presos.
Eles teriam assaltado um Golf branco no Araçagy. Neste bairro de São José de Ribamar invadiram uma casa, de onde levaram o automóvel. Na fuga, atropelaram um policial militar de folga que trafegava com sua motocicleta.
Ainda não foram divulgados os nomes dos suspeitos. Eles foram levados para o Socorrão para serem medicados.



Diariamente, mais de 80 usuários de drogas tentam deixar o vício


A média mensal de atendimento a usuários de drogas pelo serviço Disque 132 ultrapassou a marca de 2,5 mil, cerca de 83 por dia, segundo o mais recente levantamento do Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre Drogas.
Os atendimentos aos envolvidos com cocaína e derivados, como o crack, cresceram 13%, representando 46% dos casos em 2014. O serviço atende de forma anônima, 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
O Disque 132 dá orientação aos usuários sobre a necessidade de deixar o vício, e aos parentes sobre como conviver com o problema e manter bom relacionamento com o viciado. O serviço faz parte do Programa Crack, é Possível Vencer, do Ministério da Justiça.
O atendimento é feito por uma equipe de 80 estudantes da área de saúde, supervisionados por profissionais formados na área. O treinamento dura até dois meses e os habilita a dar informações adaptadas a cada situação.
“Se uma mãe liga, a gente orienta como abordar o filho para que ele procure ajuda. No caso do usuário, o atendente vai tentar descobrir o que ele está passando e, a partir disso, criar uma estratégia para motivar a pessoa a parar de usar drogas”, explicou a assessoria de comunicação do Ligue 132.

“O serviço se preocupa em ouvir tanto o usuário quanto os parentes e presta aconselhamento por meio breve intervenção, estimulando-os a refletir e mudar seu comportamento”, disse a coordenadora de pesquisa do Ligue 132, Maristela Ferigolo.

Quinze pessoas morreram por raio no maranhão em 2014


Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que uma média de 100 pessoas morreram atingidas por raios durante o ano de 2014. Os estados que lideram os rankings: São Paulo com 19, Maranhão com 15 ocorrências, seguido de Piauí, com sete fatalidades. A maioria das ocorrências foi de pessoas que estavam em lugares descampados, como praias, fazendas, debaixo de árvores ou próximos de rios.

Segundo o coordenador do Grupo de Eletricidade  Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),  Osmar Pinto Junior, os dados são preliminares, porém no fim deste mês um relatório atual será divulgado. “Os números podem crescer, pois a pesquisa está ainda em fase de finalização, por enquanto o Maranhão é o segundo no ranking, perdendo apenas para São Paulo”, afirmou o coordenador.

De acordo com o Inpe,  as regiões que terão maior incidência de raios nos próximos meses serão o Norte, Nordeste e Sul. Já no Sudeste e Centro Oeste as incidências tendem a diminuir.

  A pesquisa aponta ainda que 29% das pessoas morreram durante atividades agropecuárias e 18% dentro de casa, o que indica um desconhecimento dos riscos durante tempestades. Há mais vítimas do sexo masculino (89%) e que viviam em áreas rurais (56%).

Tempo

Madrugadas com chuvas fortes, acompanhadas de raios e trovões podem acontecer nos próximos dias em São Luís. Porém, ainda não podemos afirmar que seja o início da estação chuvosa na capital.

Segundo o meteorologista Márcio Eloi, mesmo com a previsão de dias chuvosos para o início do mês, não significa que irá chover todos os dias continuamente.

Eloi afirmou que a previsão de chuvas para os próximos dias não quer dizer que já estamos na estação chuvosa. Ele explicou ainda que este o momento é denominado como um período de transição entre da estação seca para a chuvosa.

Esta ação é o resultado do contraste térmico entre a Ilha de São Luís e oceano, associado com um forte ciclone de ar super concentrado na Costa Leste do Brasil.

“No período de transição, acontece um aglomerado de nuvens, que podem causar ou não raios. Vai depender da condição, da carga positiva (pessoas, árvores, pára-raios) que estejam no momento da chuva forte ou da tempestade”, falou Márcio.

Cuidados para evitar raios

Evite ir á praia
Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
Evite ficar em morros e terrenos elevados;
Se estiver dirigindo, permaneça no carro, fique trancado e não pegue em nada metálico dentro do carro
Não permaneça perto de redes elétricas
Afaste-se de cercas de arame, varais metálicos e trilhos.
Não se proteger nas árvores
Campos de futebol
Evite locais descobertos

Cuidados em casa durante tempestades

Procure ficar em casa até passar a tempestade
Evite banhos enquanto durar a tempestade
Evite contato com qualquer objeto com estrutura metálica, inclusive torneiras
Evite usar o telefone




Morre o pai do cantor Leonardo em Goiânia


Morreu, na madrugada deste domingo (11), em Goiânia, o pai do cantor Leonardo, Avelino Costa, aos 78 anos, em Goiânia. As informações são da assessoria de imprensa do cantor.
Avelino morreu por volta de 3h no Hospital Anis Rassi, onde estava internado desde terça-feira (6). De acordo com a assessoria, ele tinha um quadro de enfisema pulmonar que se agravou com o passar dos dias.

O corpo será velado no cemitério Jardim das Palmeiras, a partir das 13h30. O enterro está programado para ocorrer às 17h no mesmo túmulo do outro filho, Leandro, morto em 1998.

Acidente com ônibus que saiu do RS deixa 7 mortos na Serra de Santa Catarina


Um grave acidente envolvendo um ônibus de turismo deixou ao menos sete mortos e mais de 30 feridos na madrugada deste domingo (11) em Santa Catarina. O veículo da empresa Reunidas saiu de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, na noite de sábado (10) e tinha como destino Florianópolis. O ônibus caiu em uma ribanceira em Alfredo Wagner, na Serra catarinense, por volta das 4h30, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A assessoria da Reunidas afirmou que duas equipes da empresa foram até o local do acidente prestar assistência às vítimas. Até a publicação desta reportagem a identidade das vítimas não havia sido divulgada, mas a empresa confirmou que o motorista e uma criança faleceram. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Lages.
Além do motorista, o ônibus levava 41 passageiros, segundo a Reunidas. Os feridos foram levados para hospitais de Lages, Bom Retiro e Florianópolis. As causas do acidente serão investigadas.
Feridos
Três adultos estão no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, mas não há informações sobre o estado de saúde deles. Também na capital, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, há quatro crianças. Segundo a atendente da emergência, o estado de saúde delas é estável. Já no Hospital Regional de Florianópolis, ao menos seis pacientes deram entrada.

Em um hospital em Alfredo Wagner há pelo menos 15 pessoas, que não estão em estado grave. Já no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, há uma pessoa em estado estável. Em Lages, no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, tem três vítimas internadas.

Conforme a empresa Reunidas, as pessoas que saíram ilesas do acidente foram levadas para um hotel em Florianópolis. De acordo com a assessoria, a prioridade é dar assistência aos feridos e aos familiares.

Acidente no entroncamento deixa 2 mortos e 3 feridos


Uma colisão traseira terminou com um carro incendiado, duas pessoas mortas e três feridas no entroncamento das BRs 135 e 222, próximo ao município de Itapecuru Mirim, neste sábado (10).
De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das vítimas fatais ficou presa às ferragens e acabou morrendo carbonizada. Três pessoas permanecem internadas no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru, em estado grave.

Um dos veículos envolvidos no acidente, um modelo Chevrolet Classic, foi completamente destruído pelas chamas.