quinta-feira, 5 de maio de 2016

Jovem é assassinado no Residencial Nova Terra em São José de Ribamar

Mataram com disparos de arma de fogo, no início da tarde de hoje (5), Roberval de Jesus da Silva, de 25 anos, na Rua Signo de Touro, no Residencial Nova Terra, localizado no município de São José de Ribamar. O rapaz, segundo o apurado pela polícia, teria sido assassinado pelo garupa de uma motocicleta e que ele tinha passagens em delegacias por assaltos e homicídios.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), dois homens em uma motocicleta se aproximaram de Roberval e o garupa sacou uma arma de fogo, atirando nele à queima-roupa, sendo que um dos tiros pode ter perfurado a cabeça da vítima.

Justiça libera 361 presos para visitar as famílias no "Dia das Mães"


A 1ª Vara de Execuções Penais da comarca da Ilha de São Luís (1ª VEP) liberou 361 presos de diversos estabelecimentos penais da região metropolitana para comemorar o “Dia das Mães”. Os 361 presos beneficiados com a saída temporária deverão retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 11 de maio.
Nesta quinta-feira, às 8h, haverá reunião com gestores da área de segurança nos estabelecimentos penais para advertência, esclarecimentos e assinatura do Termo de Compromisso pelos internos.
A lista com os nomes dos presos beneficiados com uma semana de liberação – no período de 05 a 11 de maio -, foi publicada na Portaria nº 14/2016, assinada pela juíza Ana Maria Almeida Vieira, da 1ª VEP.
No documento, a juíza frisa que a liberação temporária para visita aos familiares somente será concedida aos apenados “se por outros motivos não estiverem presos”. Durante a liberação, os condenados não poderão se ausentar do Estado; deverão se recolher às suas residências até as 20h; não ingerir bebida alcóolica; não portar armas e não frequentar festas, bares ou similares.

LEP – Segundo a Lei de Execuções Penais (nº 7.210/1984), os condenados que cumprem pena em regime semiaberto têm direito à saída temporária do estabelecimento prisional sem vigilância para “visita à família”. A autorização da saída depende de “comportamento adequado”, “cumprimento mínimo de 1/6 da pena, se primário, e 1/6 se reincidente, e compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.

Idoso é assassinado em São Raimundo das Mangabeiras


Um idoso identificado como Gonzaga Martins, de 71 anos, foi assassinado no município São Raimundo das Mangabeiras, a 516 km de São Luís. Segundo informações da polícia, dois homens identificados como Domingos Oliveira Pinto, de 18 anos, e Gilmar Cunha teriam ido até a propriedade da vítima para praticar um assalto.
O idoso teria reagido ao ato criminoso disparando tiros contra um dos suspeitos que chegou a ser atingido. Ainda segundo a polícia houve luta corporal entre a vítima e um dos bandidos no interior da casa.
As investigações policiais dão conta que Gonzaga Martins guardava dinheiro em casa, por isso há a possibilidade de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
Um familiar da vítima que preferiu não se identificar disse que a vítima havia vendido um gado pouco tempo antes de ter sido morto. Ele relatou ainda que os dois suspeitos estavam bebendo em um bar no povoado Vale Verde e de lá saíram para praticar o crime. “O outro estava bebendo com ele ali no bar e foram para lá para fazer isso aí. Eles viram ele [a vítima] de manhã, quando ele foi receber o dinheiro do gado”, contou.
O que chamou a atenção da polícia foi o fato de que, depois de ter matado o idoso, a poucos metros da entrada da propriedade da vítima, Gilmar teria decapitado o comparsa, também conhecido por Dominguinhos.

A polícia de Balsas afirma que o caso será investigado e que as motivações para o crime serão elucidadas. O suspeito está sendo procurado.