quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Imesc divulga números do PIB dos Municípios do Maranhão, veja o do seu município


Os números do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios maranhenses de 2014 foram divulgados durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão responsável pela mensuração e divulgação dos indicadores da economia maranhense (regional e municipal).
O economista do Imesc, Dionatan Carvalho, apresentou os dados do PIB dos municípios maranhenses à imprensa. Segundo os dados divulgados pelo Imesc, as cinco maiores economias do Maranhão estão distribuídas nos municípios de São Luís, Imperatriz, Balsas, Açailândia e São José de Ribamar, representando juntas 50,11% do PIB do Estado.
Os setores econômicos de maior peso na economia dos municípios são a Agropecuária, Indústria e Serviços. O setor da Agropecuária foi a atividade que registrou o maior crescimento real de 9,6% em 2014, sendo Balsas o município que se destacou neste setor. Quanto sua participação, o setor representa 10,8% do Valor Adicionado total do maranhense.
Conforme apresentado na Publicação do PIB Estadual, o setor da indústria apresentou crescimento em volume de 7,4% em 2014. São Luís foi o município que apresentou o maior percentual do PIB no setor da Indústria, com destaque para as atividades da Construção Civil e a Indústria de Transformação.
Já no setor dos Serviços, apesar de apresentar o menor crescimento em volume (1,4%) em 2014, o setor teve ganho de participação no Valor Adicionado Bruto estadual de 69,7% em2013 para 71,3% em 2014. A capital São Luís aparece novamente como destaque.
Segundo o analista socioeconômico do IBGE, José Reinaldo Barros, que também participou da coletiva, o mundo vive a ‘Era dos Números’, e eventos como esse são importantes para manter a população sempre a par do que ocorre nas economias tanto local como nacional. “O IBGE vem trabalhando, em conjunto com o Imesc, em uma parceria institucional que visa fortalecer a divulgação das informações socioeconômicas do Maranhão”, completou o economista.
Para o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, por meio desta publicação o Instituto dá continuidade à sua missão institucional direcionada à produção e divulgação de dados estatísticos e de indicadores socioeconômicos com a finalidade de subsidiar e orientar as ações do planejamento estadual, bem como à elaboração de estudos e pesquisas sobre a realidade do Estado.
O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um período determinado, neste caso, o ano de 2014. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia e visa mensurar a atividade econômica de uma região.
 Acesse a publicação completa: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/29/118

Polícia prende três traficantes com 100kg de maconha


Em uma oficina mecânica localizada às margens da Avenida Santos Dumont, no bairro do São Cristóvão, em São Luís, a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) apreendeu na tarde de ontem (13) quase 100 kg de maconha prensada. O dono do estabelecimento, Francisco Sales Feitosa Júnior, foi preso juntamente com dois suspeitos com passagens pelo mesmo crime.
O titular da Senarc, delegado Carlos Alessandro, informou que após quarenta dias de levantamentos, a equipe seguiu à oficina, em atendimento a denúncias feitas via WhatsApp da referida superintendência (99163-4899). Por volta das 14h, os investigadores entraram no local, e, durante uma inspeção, encontraram cerca de 80 kg de maconha, sendo que parte dos tabletes estavam enterrados no solo e o restante foi recolhido na superfície.
Além do proprietário da oficina, que teria confessado usar seu estabelecimento para armazenar os “tijolos” em troca de dinheiro, os policiais civis deram voz de prisão a Renato Almeida Pestana e Paulo Henrique Almeida de Azevedo, o “Paulinho”. Conforme Carlos Alessandro frisou, os tabletes foram achados com a ajuda de “K9”, cão da raça pastor alemão utilizado pela Senarc para farejar drogas e que vem sendo de fundamental importância nesse tipo de função.


De acordo com o delegado, Renato seria o dono das barras apreendidas, que foram avaliadas entre R$ 180 a 200 mil. Ele já tinha sido preso pela mesma superintendência em dezembro do ano passado com aproximadamente 47 kg de crack no Bequimão, na capital, mas foi solto pela Justiça em menos de um mês, o que permitiu que ele desse continuidade à venda de entorpecentes pela região metropolitana de São Luís. Já “Paulinho”, conforme o chefe da Senarc, fora capturado também por tráfico de drogas em maio deste ano, quando foi flagrado com 7 kg de crack no município de Santa Rita. À época, o suspeito usava uma tornozeleira eletrônica

Bandidos atacam bancos e incendeiam carros


No fim da noite desta terça-feira (13), bandidos armados explodiram as agências do Banco do Brasil e do Bradesco, na cidade de Fortaleza dos Nogueiras. A polícia está em busca dos bandidos.
Na fuga, incediaram um veículo, fizeram o prefeito eleito da cidade refém e trocaram tiros com a polícia.
Segundo a polícia, na fuga os bandidos abandonaram um fuzil e nada foi levado das agências pois os caixas eletrônicos não foram abertos com as explosões.
No fim da noite desta terça-feira (13), bandidos armados explodiram as agências do Banco do Brasil e do Bradesco, na cidade de Fortaleza dos Nogueiras. A polícia está em busca dos bandidos.
Na fuga, incediaram um veículo, fizeram o prefeito eleito da cidade refém e trocaram tiros com a polícia.

Segundo a polícia, na fuga os bandidos abandonaram um fuzil e nada foi levado das agências pois os caixas eletrônicos não foram abertos com as explosões.