segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Final de semana com oito homicídios em São Luís


O final de semana foi de muitos assassinatos na região metropolitana de São Luís. Foram registrados oito mortes violentas entre sábado e a madrugada desta segunda-feira (9).
Na madrugada de sábado, um corpo deu entrada no Instituto Médico Legal. A vítima foi assassinada a tiros na região da Vila Natal, no Coroadinho. O corpo permanece sem identificação.
O crime de maior repercussão foi a morte de Maiara de Sousa Amorim, de 19 anos, assassinada no bairro de Pedrinhas. A funcionário do São Domingos foi enforcada até a morte em um matagal.
No bairro do Cruzeiro do Anil, um jovem identificado como Antônio Francisco Lisboa da Silva, de 26 anos, foi assassinado a tiros. Este foi o último homicídio do sábado.
No domingo (8), Flávio Henrique Gonçalves Viana, de 26 anos, foi assassinado a tiros por volta das 12h. Elementos em um carro chegaram atirando na vítima. Pessoas da comunidade ainda revidaram contra os indivíduos no carro, que abandonaram o veículo e fugiram em outro carro que dava apoio.
Outro homicídio ocorreu no Alto de Fátima, no Bairro de Fátima. Lá, Cláudio José Souza Cardoso, de 36 anos, vulgo Spike, foi assassinado com um tiro no Olho Esquerdo. No bairro Cruzeiro, em Ribamar, a vítima fatal foi Paulo Henrique Lima Silva, que foi assassinado a tiros.
Na Liberdade, por volta das 21h, mataram Carlos Alberto Alves de Almeida. O autor do crime, identificado como Bruno Cesar Sá Reis, foi preso.

O último homicídio do final de semana foi registrado na madrugada desta segunda-feira (9), por volta da 00h30. Gilfran Bizerra Nascimento, de 26 anos, foi assassinado com cinco tiros.

Garota de 17 anos é apreendida com 20 pedras de crack em São Luis


Uma quase adulta foi apreendida no último final de semana com 20 pedras de crack.
O flagrante aconteceu após denúncia feita anonimamente através do Disk Denúncia, dando conta de que a ainda menor de iniciais I. C. G. estava traficando drogas.
A apreensão ocorreu na Vila Vitória na região da Cidade Operária.


MPMA divulga dados da violência na Grande São Luís em janeiro

Foram registradas 109 mortes violentas em janeiro de 2015, na Grande São Luís, índice 5,21% inferior ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 115 homicídios. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 9, pelo Centro de Apoio Operacional da Atividade Policial (CAOp-CEAP) do Ministério Público do Maranhão (MPMA) e englobam os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
A metodologia para a coleta de dados é a de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública  e adotada pelo MPMA, em 2014, para monitorar os índices nos quatro municípios.
Os dados foram sistematizados pelo cruzamento dos registros de mortes no Instituto Médico Legal (IML) e do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Nessa metodologia, além de homicídios, são computados todos os crimes que resultam em morte e foram praticados dolosamente, a exemplo de latrocínio, lesão corporal seguida de morte, estupro seguido de morte, dentre outros.
De acordo com o promotor de justiça e coordenador do CAOp-CEAP, José Cláudio Cabral, a Secretaria de Segurança Pública, por questões operacionais, contabiliza apenas os dados relativos aos homicídios.
Das 109 mortes, 106 eram homens e três mulheres. A maioria foi praticada por armas de fogo (79), seguida de instrumentos de ação contudente ou perfurante (16), arma branca (12) e espancamento (3). Os jovens de 21 a 30 anos são as maiores vítimas.
Além dos casos de CVLI, foram registrados 26 óbitos resultantes de acidentes de trânsito e 36 de outras causas, como suicídios, afogamentos, quedas e descargas elétricas.
MONITORAMENTO
Cláudio Cabral explica, ainda, que o Centro de Apoio do Controle Externo da Atividade Policial está firmando parcerias para ampliar o monitoramento da violência, em 2015, pelo sistema de georeferenciamento. Assim, todas as ocorrências de crimes serão mapeadas com data, local e horário, permitindo a instrumentalização de políticas públicas.

Outra proposta é estender o monitoramento para a metodologia CVNLIs (Crimes Violentos Não Letais Intencionais), englobando crimes de roubo, estupro, lesão corporal etc. Também existe a perspectiva de iniciar a coleta dos dados estatísticos da criminalidade nas regionais de Imperatriz, Santa Inês, Timon e Pinheiro. O objetivo é traçar um quadro em todo o Maranhão.

PM faz seletivo para 500 vagas para reservistas


Hoje começam as inscrições para o processo seletivo para 500 vagas de Oficiais e Praças da Reserva Remunerada da Polícia Militar para trabalhar na área administração.
São 90 para o cargo de oficial e 410 para praça.
A ação tem por objetivo aumentar o policiamento nas ruas, substituindo na atividade-meio os policiais da ativa por reservistas.
Com isso, os policiais aptos a atuar nas ruas voltarão ao policiamento das comunidades. As inscrições vão até o dia 27 deste mês.
O policial militar interessado deverá encaminhar à Diretoria de Pessoal, através da Ajudância Geral , o seu requerimento devidamente assinado pelo Chefe da Seção de Inativos (DP/4) , com os anexos.
Os candidatos do interior do Estado poderão enviar seus requerimentos via e-mail (protocolodp@gmail.com), no formato PDF, para a Diretoria de Pessoal.