segunda-feira, 9 de maio de 2022

Polícia impede assalto a banco em Paço do Lumiar; prende três e apreende armas de fogo


 Três homens, suspeitos de praticarem uma tentativa de assalto em uma agência do Banco do Nordeste, foram presos pela Polícia Militar (PM), na manhã desta segunda-feira (9), na Avenida 13, no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís. Com os criminosos, os policiais apreenderam seis armas de fogo.

Por meio de ligação anônima, os policiais foram informados sobre uma movimentação suspeita na agência bancária, possivelmente um assalto. Ao chegarem no local, os militares comprovaram a veracidade do fato, fizeram o cerco e conseguiram prender os três criminosos no interior da agência do Banco do Nordeste.


“De imediato, chegamos ao local com três viaturas, onde foi feito o cerco policial e o contato com os criminosos que logo se entregaram. Eles estavam em posse de cinco

revólveres mais uma pistola, ou seja, seis armas de fogo. Foi uma ação muito rápida da Polícia Militar”, contou o coronel Marcos Brito, do Comando do Policiamento Metropolitano da Polícia Militar do Maranhão (CPM-PMMA).

Após serem presos, os três suspeitos foram encaminhados e apresentados, juntamente com todo o material apreendido, na sede da Superintendência de Investigação Criminal (Seic) da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), em São Luís, que ficará responsável pelas investigações do caso.

“Eles [os suspeitos] foram conduzidos para a sede Seic, onde a Polícia Civil vai verificar toda a situação de investigação, para saber se eles já têm passagem pelo sistema prisional, como eles chegaram até a agência e se teve algum cúmplice na ação”, explicou o coronel Marcos Brito.




Bolsonaro autoriza novo aumento de 9% no diesel e sacrifica ainda mais os caminhoneiros


 247 com Reuters - Jir Bolsonaro, responsável por manter a política de preços da Petrobrás, que dolariza os preços praticados no mercado interno, sacrificou ainda mais os caminhoneiros nesta manhã. A empresa estatal anunciou nesta segunda-feira aumento do preço médio do diesel de 8,87% nas suas refinarias, com o combustível para distribuidoras passando a valer 4,91 reais por litro, a partir de terça-feira, segundo comunicado da empresa. 

Em meio a queixas do presidente Jair Bolsonaro contra uma alta de combustíveis nos últimos dias, a Petrobras ressaltou que o reajuste foi feito após 60 dias. Disse ainda que valores da gasolina e do GLP foram mantidos. 

"Com esse movimento, a Petrobras segue outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda acompanhando os preços de mercado", disse a companhia em nota.

O último ajuste de preços aplicado pela Petrobras aconteceu em 11 de março e, naquele momento, refletia apenas parte da elevação observada nos preços de mercado.

 "Desde aquela data, a Petrobras manteve os seus preços de diesel e gasolina inalterados e reduziu os preços de GLP, observando a dinâmica de mercado de cada produto", disse. 

"Nesse momento, no entanto, o balanço global de diesel está impactado por uma redução da oferta frente à demanda. Os estoques globais estão reduzidos e abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões supridoras", justificou a estatal. 

"Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços de diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta." 

A Petrobras destacou que as refinarias da companhia já estão operando próximo do seu nível máximo (fator de utilização de 93% no início de maio), considerando as condições adequadas de segurança e de rentabilidade, e que o refino nacional não tem capacidade para atender toda a demanda do país. 

"Dessa forma, cerca de 30% do consumo brasileiro de diesel é atendido por outros refinadores ou importadores. Isso significa que o equilíbrio de preços com o mercado é condição necessária para o adequado suprimento de toda a demanda, de forma natural, por muitos fornecedores que asseguram o abastecimento adequado", observou. 

O líder do Movimento dos Trablahadores em Seto (MTST) e pré-candidato à deputado estadual , Guilherme Boulos (Psol-SP), usou as redes sociais para criticar a alta do diesel anunciada pela estatal.  

ABSURDO! Petrobras acaba de aumentar o preço do Diesel em 8,87%. Isso depois da gasolina subir pela quarta semana seguida e chegar a R$8,99. Esse era o presidente 'amigo dos caminhoneiros"?', postou Boulos no Twitter.  

A política de preços praticada pela Petrobrás com a anuência de Jair Bolsonaro deverá aumentar significativamente o lucro da estatal no primeiro trimestre deste ano, transferindo mais lucros e dividendos a seus acionistas. 

Levantamento com base nas projeções de quatro instituições financeiras (Itaú BBA, UBS, Credit Suisse e Goldman Sachs) indica que a companhia deve registrar, no primeiro balanço do ano, receita líquida de R$ 144 bilhões avanço de 67,2% frente ao primeiro trimestre de 2021.

Confira a postagem de Guilherme Boulos.