terça-feira, 12 de maio de 2015

Relatório do MPMA analisa números de crimes violentos na Grande São Luís



O Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-CEAP), do Ministério Público do Maranhão (MPMA), divulgou, nesta segunda, 11, o Relatório de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), referente ao primeiro trimestre de 2015. O documento considera a faixa etária e o gênero das vítimas e os instrumentos utilizados nos crimes.
Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 281 ocorrências, enquanto que, em 2014, foram 299, uma queda de 6,4%. Os casos atingem 99 bairros da Grande São Luís, formada pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
O documento, que estabelece uma comparação com os primeiros trimestres dos anos de 2010 a 2015, contém a análise dos dados apurados diretamente dos registros do Instituto Médico Legal (IML), cruzando com registros do Centro Integrado de Polícia e Segurança (CIOPS) do governo estadual.
Segundo o coordenador do Centro Apoio Operacional, promotor de justiça José Cláudio Cabral Marques, até dezembro de 2012, os registros apenas indicavam homicídios, sem especificar os tipos e instrumentos utilizados.
Ele explica que, a partir de 2013, os dados sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) passaram a ser mais bem detalhados, indicando mortes por “arma de fogo”, “arma branca”, “instrumentos de ação contundente” e/ou “perfurocortantes”, “esgorjamentos”, “estrangulamento”, “espancamento” e “agressão física”, como determina a metodologia da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
ANÁLISE
De acordo com os dados analisados no relatório, o bairro da Cidade Olímpica lidera a lista dos bairros pesquisados quanto aos índices de CVLIs, com 17,2% das ocorrências.
Quanto ao horário, a maioria dos 281 CVLIs registrados (33,5%) ocorreu no período noturno, das 19h às 23h59.
No que se refere aos instrumentos utilizados nos crimes, o relatório do CAOp-CEAPE aponta que 75,1% dos casos analisados foram praticados com o emprego de arma de fogo. Nas outras ocorrências registradas, foram utilizadas armas brancas (10%), instrumentos contundentes/perfurocontantes (9,6%) e outros (5,1%).
O levantamento indica, ainda, que jovens na faixa etária de 16 a 30 anos foram os mais vitimados por crimes violentos na Grande São Luís, praticados com arma de fogo (63,5%), arma branca (51,9%), arma perfurocortante/contundente (60%) e por outros meios (61,5%).
O relatório também aponta que, entre os crimes registrados no primeiro trimestre deste ano, pessoas do sexo masculino foram as mais vitimadas em ocorrências praticadas com armas de fogo (98,6%), armas branca (88,9%), armas perfurocortante/contundente (96%) e por outros meios (84,6%).
ASSALTOS A ÔNIBUS
No que se refere aos assaltos a ônibus na Grande São Luís, ocorreu uma queda de 26,1% no número de ocorrências nos primeiros três meses deste ano (124 casos), em comparação com o mesmo período de 2014 (168 casos).


Corações de mulheres são encontrados em geladeira de canibal


Os corpos das duas mulheres enterrados no terreno de uma casa no município de Breu Branco, sudeste do Pará, foram esquartejados e o coração de uma das vítimas, assim como outros pedaços de carne e sangue humanos, foram encontrados dentro da geladeira da casa onde vivia o assassino confesso, Rafael Ribeiro da Silva, 27 anos.
Os detalhes do caso chocaram a população da cidade. Os corpos foram liberados nesta segunda-feira (11) pelo Instituto Médico Legal de Tucuruí, no sudeste do estado.
De acordo com a polícia, pedaços das coxas das vítimas estavam em sacos plásticos e armanezados no congelador. Uma garrafa com cerca de 2 litros de sangue também estava na geladeira. Em depoimento, Rafael negou o consumo de carne humana, mas a polícia diz que há vários indícios da prática e que não descarta a possibilidade de canibalismo.
O Instituto Médico Legal periciou os corpos. A polícia ainda está coletando depoimentos sobre o caso, e informou que não descarta a existência de outras vítimas em cidades por onde o homem tenha passado.
“Ele era uma espécie de nômade, não tinha uma cidade fixa. Temos notícia dele em Redenção, no Mato Grosso, no Tocantins. Tudo será investigado”, concluiu o delegado.

Os corpos das vítimas foram enterrados no final da tarde desta segunda-feira (11), em Breu Branco. O suspeito foi transferido para o Centro de Recuperação de Tucuruí, onde está à disposição da Justiça.

Jovem estrangula avô e rouba seu dinheiro em Buriti


Um homicídio bárbaro ocorreu no último sábado (9) no município de Buriti, no interior do Maranhão. Um idoso de aproximadamente 70 anos foi assassinado durante um assalto.
A Polícia Civil investigará o caso, mas informações iniciais apontam que o principal suspeito do crime seria o neto da vítima. Ele teria levado uma quantia de dinheiro após matar o próprio avô, conhecido como João Clodoaldo.

Segundo informações, populares encontraram o corpo da vítima no final da tarde. O crime ocorreu na rua da Bandeira, mas conhecida como rua da Bomba.

Empresária e bandido morrem e parentes ficam feridos em assalto


Uma tentativa de assalto terminou com duas pessoas mortas no Pesque & Pague do Arimateia, localizado no povoado Milindrosa, no município de Pio XII. A esposa do proprietário do local e um assaltante acabaram morrendo neste crime ocorrido na segunda-feira (11).
Segundo informações do dono do estabelecimento, seis homens encapuzados chegaram ao local arrombando a porta e já foram efetuando disparos. Vanda da Silva Sousa , de 38 anos, foi atingida e não resistiu. Um dos assaltantes, conhecido como Zezinho, foi morto no momento em que o marido da vítima, Fernando, partiu para cima dele. Outro assaltante efetuou disparos contra Fernando e acabou atingindo o comparsa.
Além das vítimas fatais, o filho do casal e um sobrinho foram atingidos com tiro. O filho, identificado como Alexandre, levou um tiro no braço. O sobrinho, identificado como Mávio, acabou atingido na cabeça e se encontra em situação delicada.
O casal estava contando o dinheiro arrecadado no dia no momento do crime. A polícia está investigando o caso e até o momento ninguém foi preso.