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televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros
já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV. A informação
está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria
de Comunicação Social da Presidência da República.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, 4
horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24
minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4
horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e
domingos.
"A diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência
importante e que deve ser analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro
de como o brasileiro está migrando de forma consolidada para os meios de
comunicação digitais", avaliou o ministro da Secom, Thomas Traumann.
De acordo com a pesquisa, a internet é o terceiro meio de
comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente
dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um
perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos
brasileiros usam a rede como meio de comunicação.
Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede
todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de
semana. De acordo com a pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou
notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar na internet para buscar
entretenimento (pergunta de múltiplas respostas).
Em relação ao grau de confiança no meio, 27% dizem confiar
"sempre ou muitas vezes" nas notícias da internet, ante 58% de
confiança nos jornais e 54% na televisão.
A pesquisa da Secom revela que uso da internet é mais
influenciado pelas características sociodemográficas que os outros meios de
comunicação. "Renda e escolaridade criam um hiato digital entre quem é um
cidadão conectado e quem não é. Já os elementos geracionais ou etários mostram
que os jovens são usuários mais intensos das novas mídias", disse
Traumann.
Entre os jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet todos os
dias. O percentual cai para 4% na faixa etária de 65 anos ou mais. No recorte
por renda, a pesquisa constatou que entre os que têm renda familiar superior a
cinco salários-mínimos, 76% acessam a internet pelo menos uma vez por semana.
Por outro lado, entre os que têm renda familiar até um salário-mínimo por mês,
20% acessam a internet com a mesma frequência.
O grau de escolaridade também influencia a frequência de acesso
à rede: apenas 8% dos entrevistados que estudaram até a 4ª série acessam a
internet pelo menos uma vez por semana, percentual que aumenta para 87% entre
os que têm ensino superior.
A Secom identificou baixo nível de participação dos internautas
em consultas públicas, fóruns, enquetes e outros canais de participação
promovidos pelo governo em plataformas online. "É baixo o contato direto
entre o cidadão e governos ou instituições públicas. Apenas 25% dos usuários
entraram em contato por e-mail, formulários eletrônicos, chats, redes sociais,
fóruns de discussão ou de consultas públicas nos últimos 12 meses", de
acordo com o levantamento.
A pesquisa também constatou baixos percentuais de grau de
conhecimento dos usuários da internet sobre as formas oficiais de comunicação
do governo federal na web: o Portal Brasil, o site do Palácio do Planalto e o
Blog do Planalto). Na pergunta estimulada, 77% dos entrevistados responderam
que não conhecem o Portal Brasil "mesmo que só de ouvir falar" e 81%
não conhecem o site do Palácio do Planalto. O Blog do Planalto é ainda mais
desconhecido, com 85% de respostas negativas.
Segundo Traumann, o levantamento é a maior pesquisa de mercado
sobre o tema e é importante para que o governo defina estratégias de
comunicação e publicidade. "Temos obrigação legal e formal de usar os
recursos da melhor forma, da forma mais eficiente, isso é fundamental para a
nossa estratégia de comunicação". ponderou.