sexta-feira, 27 de março de 2015

Gestores tem até 6 de abril para prestações de contas



Em razão do Feriado da Semana Santa, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) prorrogou o prazo de entrega das prestações de contas relativas ao exercício financeiro de 2014 para a segunda-feira dia 6 de abril, logo após o Domingo de Páscoa. Até agora, gestores de 51 prefeituras, 42 Câmaras de Vereadores e três secretarias estaduais, entre outros, já se anteciparam à data-limite e entregaram as suas documentações. Neste ano, há a opção de agendamento, garantindo maior comodidade aos gestores públicos, que foi disponibilizada até esta sexta-feira (27). Os gestores públicos que não entregarem suas prestações de contas até o prazo estipulado estarão sujeitos a várias punições, a exemplo de multas, responsabilização por ato de improbidade administrativa, inelegibilidade e até intervenção do Estado no Município. 


Agência bancária é assaltada em São Francisco do Brejão


Mais uma agência bancária é alvo de bandidos no interior do Maranhão. Dessa vez, os bandidos agiram contra os caixas eletrônicos do Banco Bradesco, em São Francisco do Brejão.
“Eu vi tudinho. Eu já botei a mão no ouvido. Quando ele voltou, pulou na moto, botou a mochila nas costas e o outro saiu na moto” declarou o lavrador Antônio Alves que mora perto do local e testemunhou toda ação delituosa. Moradores afirmam que o assalto foi cometido por quatro homens em duas motocicletas, informação ainda não confirmada pela polícia.
O prédio ficou com a estrutura abalada por conta da explosão. As paredes ficaram com rachaduras e parte do teto desabou.

A cidade é frequentemente assaltada por conta do policiamento fraco e da facilidade de acesso pelas estradas da região. A polícia realizou buscas no local e em cidades vizinhas, mas ninguém foi preso até o momento.



Câmara de Vitória aprova conselho de proteção alimentar, e compra de prédio da associação comercial



A câmara de vereadores de Vitória do Mearim, em seção ordinária nesta sexta feira (27) aprovou três importantes matérias de autoria do execotivo, foram estas:
Permissão para a prefeitura negociar, e comprar o prédio da associação comercial de Vitória do Mearim, que fica localizado na rua Calista Maciel no centro da cidade.
A principal justificativa da prefeitura para convencer os vereadores, foi a necessidade de adquiri um prédio para condicionar outras setores da administração, e com isso cortar gastos com pagamento de aluguel.
O plenário da casa aprovou a compra do prédio, com um voto contrario, da vereadora Sandra barros.
A outra matéria é de fundamental importância para o município de Vitória do Mearim, pois trata-se do conselho de proteção alimentar, que permite que este conselho atue juntamente com a secretaria de agricultura, e outros órgãos de atuarem no controle, fiscalização, manipulação e comercialização de alimentos, principalmente os perecíveis como carne e peixe, em todo município de Vitória do Mearim. Esta aprovada por unanimidade.
A outra matéria é a permissão para a prefeitura leiloar veículos que estão fora de uso pelo poder publico municipal.







Mais dois bandidos é morto em confronto com a polícia



Dois bandidos morrem em troca de tiros com policiais militares na Região Metropolitana de São Luís. O confronto ocorreu no início da tarde de ontem, dentro de uma mansão pertencente ao empresário Eduardo Ferraz, de 35 anos, no bairro Araçagi, em São José de Ribamar.
Na ação, três assaltantes invadiram o imóvel e fizeram 12 pessoas reféns, inclusive o proprietário, sob ameaça de morte. Eles ainda roubaram joias, celulares e aparelhos eletrônicos, mas durante a fuga trocaram tiros com policiais militares, o que resultou na morte de dois criminosos, identificados como Vanderson Pereira Costa, o Jacarezinho (na primeira foto), e Wanderson Rafael Ancheita, ambos de 18 anos.
O terceiro assaltante, Gabriel Elton de Melo Ancheita (na segunda foto), de 18 anos, foi preso e conduzido para 7º Distrito, no Turu. Já na quarta-feira, um bandido também foi morto ao enfrentar policiais em Buriti.
O soldado Araújo, do 13º Batalhão da Polícia Militar, informou que a sua guarnição foi comunicada, por intermédio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), de que estava ocorrendo um assalto a uma residência no bairro do Araçagi, em que havia pessoas reféns e que o bando estava com armamento de grosso calibre, como pistola 380 e revólver calibre 38. Os policiais, ao chegarem ao local, foram recebidos à bala pelos criminosos.
Houve troca de tiros e dois dos assaltantes foram alvejados. Jacarezinho, como aparentava um estado mais grave, foi levado imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, mas chegou à casa de saúde sem vida.
O seu parceiro, Wanderson Ancheita, que levou um tiro nas costas, foi conduzido para o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, na Cidade Operária. Ele morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico.
Após a troca de tiros, os militares realizaram uma revista pela localidade e acabaram encontrando Gabriel Elton de Melo Anchieta, primo de Wanderson Ancheita, dentro de um Fista bege, de placas OJC-2902.

A sua função no assalto era dar cobertura aos outros dois assaltantes. Ele foi preso, conduzido para o 7º Distrito Policial, no Turu, e apresentado ao delegado Márcio Dominici. Ainda durante essa incursão, os policiais apreenderam uma pistola 380 e o revólver com munições deflagradas.

Motociclista bate em carreta e dois morrem na hora


Um grave acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira, dia 27, em Peritoró, a 240 km da capital maranhense.
De acordo com informações do blog do Silvio Ramon, uma mulher e um homem bateram de frente com uma carreta. Com o impacto os dois ocupantes da moto morreram na hora.

Ainda segundo testemunhas, os condutores estavam sem capacetes e o motorista da carreta não teve nenhum ferimento. As vitimas até o momento não foram identificadas.

Assassinato de policial em serviço agora é considerado crime hediondo



Projeto de lei que torna crime hediondo e homicídio qualificado assassinar policial, bombeiro militar, agentes penitenciários e integrantes das Forças Armadas e da Força de Segurança Nacional, quando estiverem em serviço, foi aprovado ontem (26) pela Câmara dos Deputados. Originário do Senado, o projeto retorna aos senadores para nova apreciação por ter sido modificado pelos deputados.
O projeto prevê ainda que o agravamento da pena se estende em caso de assassinato do cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau do agente público de segurança. Em tais casos, a pena será de reclusão de 12 a 30 anos, enquanto, no caso de homicídios simples, a pena de reclusão varia de seis a 20 anos. O texto dos senadores não tratava de penas no caso dos parentes dos agentes públicos.
O projeto aprovado altera o Código Penal e a Lei de Crimes Hediondos e estabelece que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço e seus parentes será aumentada de um terço a dois terços.
São classificados atualmente como crimes hediondos o genocídio, a tortura, o estupro, o latrocínio e o sequestro, entre outros. Esses delitos não recebem indulto, anistia ou graça e não podem ser objeto de fiança.