terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Acidente deixa um morto e três feridos na BR-316


Uma pessoa morreu e três ficaram feridos em acidente na BR 316, município de Bacabal, na manhã desta terça-feira (13).
O motorista José Mariano Pereira, 58 anos, teria capotado a pick up Fiat Strada após perder o controle da direção.

Antônio Francisco Pereira, 45 anos, e Carlos Nascimento, 47 anos, e um menor de idade que viajava na carroceria sofreram escoriações.

Homem é executado no bairro Vila Palmeira em São Luis


No interior de um bar localizado na cabeceira da ponte Rio Anil, em uma área de palafitas, na Vila Palmeira, em São Luís, um homem, identificado apenas pelas alcunhas de “Girafão” ou “Vira Pão”, foi executado com um tiro na perna esquerda; na altura do joelho, na tarde de ontem (13). A polícia informou que a vítima ingeria bebida alcoólica, no instante em que o autor dos disparos cometeu o crime.
O sargento Damasceno Júnior, lotado no 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), apurou que “Girafão” chegou ao bar – localizado na Avenida Sarney Filho – e teria tomado algumas “doses”, como costumava fazer quase que diariamente, conforme os frequentadores repassaram a ele. Em circunstâncias ainda não esclarecidas pela Polícia Civil, alguém atirou nele, sendo que o projétil atingiu a veia femoral, causando sua morte ainda no local; sem que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pudesse socorrê-lo.
A dona do estabelecimento, Claudilene Diniz, 37, disse que estava na cozinha do imóvel, quando ouviu o disparo. Ela, então, correu em direção ao compartimento em que os clientes se encontravam, observando “Vira Pão” no chão, envolto por uma poça de sangue e agonizando. A fonte complementou que o viu morrer.  O delegado Marco Antônio Fonseca, da Delegacia de Homicídios, compareceu ao ambiente e conversou com as possíveis testemunhas; a fim de elucidar o crime.
Fonseca foi informado de que o estabelecimento onde ocorreu o homicídio funciona como ponto de encontro de usuários de drogas; sobretudo à noite. Os moradores da região contaram que é comum acontecerem brigas no local, protagonizada pelos próprios clientes. Os populares comentaram, também, que a vítima trabalhava como flanelinha no Vinhais, na capital, e seu primeiro nome seria Ferreira. Mas este detalhe será investigado pelo delegado Marco Antônio.

Outro relato obtido pela reportagem aponta que “Girafão” não tinha residência fixa, sendo visto, muitas vezes, dormindo embaixo do Viaduto do Café, no Outeiro da Cruz. Ele teria parentes no Bairro de Fátima.

Mais de 600 mil proprietarios de veícolos poderão ser beneficiados desconto maior do IPVA


O aumento do desconto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano poderá beneficiar mais de 600 mil proprietários de veículos. Quem pagar o tributo em cota única até o dia 31 deste mês terá um desconto de 10%, o dobro do que era praticado no ano anterior. A medida foi determinada pelo governador Flávio Dino à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
gestor da assessoria de desenvolvimento institucional da Sefaz, Fernando Resende, considera o pagamento antecipado um ganho para o contribuinte, principalmente para aqueles que possuem mais de um veículo. “Quem tiver o recurso financeiro até o dia 31 de janeiro compensa efetuar o pagamento na forma de cota única, ainda mais se for proprietário de dois ou mais carros”, explicou.
Apesar de o desconto de 10% começar a ser praticado a partir desta terça-feira (13), o contribuinte que pagou o imposto como cota única antes desta data tem direito à restituição de 5% do valor pago. Os dados da Sefaz revelam que pelo menos 1.200 pessoas serão ressarcidas. A secretaria informará posteriormente a forma como será feita a restituição aos contribuintes.
Quem não optar pelo pagamento antecipado até o dia 31, ainda poderá fazê-lo em cota única, mas sem o desconto, ou parceladamente, em até três vezes, conforme calendário de pagamento do tributo e placa do carro. Em caso de proprietários que possuam mais de um veículo, a Sefaz recomenda atenção especial aos prazos para evitar transtornos no pagamento do IPVA.
O Maranhão possui uma frota de aproximadamente 1,35 milhão de veículos. Estão isentos do pagamento, veículos com mais de 15 anos de uso e aqueles que possuem imunidade constitucional, como os utilizados pelos órgãos públicos, além de veículos dos corpos diplomáticos, táxi e ônibus urbanos.


Formas de pagamento
O contribuinte pode efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil, apenas com a informação do número do Renavam para o caixa da agência do BB. Se o contribuinte emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) no site da Sefaz, o IPVA e demais despesas do licenciamento podem ser pagas nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.

Já para os correntistas do BB, o pagamento também poderá ser feito por meio de débito em conta corrente ou por meio da utilização dos canais de autoatendimento.  A emissão de extrato do débito também pode ser obtida nos terminais de autoatendimento do BB, na opção Extrato do Renavam, digitando o número do Renavam.

Homem é baleado após reagir a assalto em São Luis


Um homem ainda não identificado foi baleado na região do tórax após reagir a um assalto no Banco do Brasil do Bairro da Cidade Operaria, a vitima teria ido depositar um dinheiro quando foi abordado pelo suspeito que também ainda não foi reconhecido. O homem foi encaminhado para o Hospital Clementino Moura, o Socorrão 2.

Polícia do Maranhão divulga balanço da Operação Ciclone, 64 foram presos


O balanço da Operação Clicone, executada em diversas cidades maranhenses pela Secretária de Segurança Pública, contabilizou a prisão de 64 pessoas durante cinco dias de atividades. Os dados foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (12), no auditório Leofredo Ramos, na sede da SSP, no Outeiro da Cruz.
Entre os detidos, 29 foram em virtude de cumprimento de mandados de prisão preventiva e de pensão alimentícia e 35 em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, receptação, violência doméstica, posse e porte de arma de fogo.
Foram apreendidos nove veículos, 19 armas de fogo, entre revólveres, espingardas e pistolas, 242 pedras de crack, 97 trouxas de maconha, 30 frascos de loló e 400 gramas de maconha. Também foram erradicados 11 pés de maconha.
A operação é a primeira de uma série de medidas instituídas na gestão estadual para combate ao crime organizado.  A meta é pacificar as regiões com maior incidência criminosa. “Trabalharemos de maneira árdua para trazer à população maranhense a paz social”, afirmou o secretário Jefferson Portela, ao lembrar que esse é um compromisso do governador Flávio Dino.
Estiveram presentes na coletiva o delegado geral, Augusto Barros; o superintendente de Polícia Civil do Interior, Dicival Gonçalves; o comandante geral, coronel Marco Antônio Alves, entre outros gestores.

Região Metropolitana
Como parte das políticas de combate à criminalidade, a Polícia Militar do Maranhão realizou durante o fim de semana trabalho de prevenção a assaltos na Região Metropolitana de São Luís. Foram detidos suspeitos de envolvimento em ações criminosas na Vila Itamar, no Parque Pindorama e no bairro Monte Castelo.
No domingo (11), policiais do 1° Batalhão de Choque prenderam José de Ribamar de Jesus Júnior, 24 anos, suspeito de assaltar três postos de combustíveis. Durante a prisão, ele estava em uma motocicleta Bros, preta, de placa NHP 4915 e portava uma arma de fogo falsa.
Os policiais também prenderam Fábio Antônio Correia de Sousa, 25 anos, e Gilvan Amorim Pereira, 19 anos; além de apreender um adolescente de 16 anos. Os três invadiram uma área da Marinha, na Ponta da Espera, e com uma garrucha roubaram uma moto.
A vítima do assalto conseguiu acionar a polícia e o trio foi capturado. Todos os envolvidos foram autuados em flagrante no Plantão Central do Cohatrac e o adolescente foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

Em outra operação, os militares conseguiram recuperar, no Parque Pindorama, uma motocicleta Honda Bros 150, de cor preta, que havia sido roubada no Monte Castelo. O suspeito do crime conseguiu fugir, mas ao realizar buscas pelo local, a polícia recuperou o veículo, que foi encaminhado para o Plantão da Vila Embratel.

Homem é morto a tiros no Jardim São Cristóvão em São Luis


Carlos Girlando Silva Teixeira, de 45 anos, conhecido como “Cadilan”, foi morto a tiros, no início da tarde de ontem (12), na Rua 16 de julho, no bairro do São Cristóvão, em São Luís. De acordo com informações do sargento Urumatua, da Polícia Militar, a vítima estava trabalhando quando foi alvejada por disparos de arma de fogo, efetuados por um suspeito ainda não identificado.
Conforme o sargento repassou à equipe do JP, “Cadilan” estava recolhendo lixo das calçadas e limpando a rua. Enquanto executava o serviço, ele teria tido uma discussão com um morador, que posteriormente desferiu os tiros em Carlos Girlando. Este teve morte instantânea, de acordo com esclarecimentos do militar. Testemunhas disseram que tudo começou quando a vítima carregava galhos de árvores pela rua.
Após a morte, peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) examinaram o local, em busca de vestígios que apontem o autor dos disparos. Em seguida, uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) removeu o corpo.

“Cadilan” morava na mesma rua em que ocorreu o crime, como dito por vizinhos da vítima. As mesmas fontes repassaram que ele tinha três filhos e residia com a mãe, uma sobrinha e a irmã. (Da Redação)

Governo federal deve fazer concurso para 22 mil cargos


O governo federal poderá realizar concurso neste ano para mais de 22 mil oportunidades para cargos de todos os níveis de escolaridade.
Entre os mais cobiçados, estão Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 1.500 cargos, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com 470, e INSS que pretende abrir 4.730 postos. Todos os três já fizeram a solicitação ao Ministério do Planejamento.
No INSS o concurso que vai oferecer remuneração acima de R$ 4 mil para cargo de nível médio e para diversas especialistas em nível superior.
Na Agência Brasileira de Inteligência, as remunerações para os cargos de nível médio é de RS 4,2 mil e para o nível superior é de R$ 10,2 mil.
No BNDES o salário para cargos de nível médio  é de R$ 4,1 mil e superior R$ 10,4 mil.
As principais seleções a abrirem vagas serão para a Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Correios. 

Diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella diz que entre os principais concursos previstos para o primeiro semestre estão o da Defensoria Pública da União (DPU), do BNDES, Ministério Público da União (MPU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Correios.

Violência: São Luis teve fim de semana com 13 assassinatos

Entre sábado (10) e o último domingo, ocorreram treze homicídios em São José de Ribamar e São Luís, com onze registrados apenas na capital maranhense. Em um dos casos, um vigilante foi executado com vários disparos de arma de fogo dentro de um bar, na Cidade Olímpica. Mas houve vítimas de arma branca, também. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA).
A primeira pessoa a morrer no período se chamava Wikton Ricardo dos Santos Silva, de 20 anos, no Miritiua, na cidade balneária, na madrugada de sábado. O rapaz foi encontrado sem os sinais vitais, em via pública da localidade, com perfurações balísticas no corpo. Durante a manhã do mesmo dia, houve mais dois homicídios, na Cidade Olímpica e Alto do São Sebastião – área do Polo Coroadinho. Neste, desconhecidos alvejaram Fernando Domingo Costa Dutra, 24, diante de um açougue.
Naquele, por sua vez, dois jovens em uma bicicleta mataram a tiros o vigilante Raimundo Nonato Freitas Filho, 38, nas dependências de um bar, que funciona, também, como mercearia. À tarde, assassinaram um adolescente de 17 anos, Gabriel Silva Rocha, na Vila Cascavel, no Conjunto do São Raimundo. Quando anoiteceu, aconteceram três crimes: no Bairro de Fátima, Recanto do Vinhais e Maracanã.
Morreram, respectivamente, Agripino Galvão Camelo Neto, 22; Carlos Alexandre Santana da Silva, 21, e Leomar Souza, 21. Este último recebeu várias facadas. Anteontem, a SSP/MA anotou seis mortes violentas, sendo que a primeira ocorreu no Santo Antônio, cuja vítima, Valter Soares, 57, caiu morta no meio da rua. Em seguida, no Conjunto do São Raimundo, populares acharam o corpo de Raylson Bruno de Oliveira Rabelo, 20.

À noite, mataram Dionilde Nepomuceno Ferreira, 26 (Residencial Luís Fernando – São José de Ribamar); Maxwell dos Reis Araújo, 15 (Rio Grande, zona rural de São Luís); Edivando Sousa Rodrigues, 32 (Cidade Operária), e Layon Brenno Mendes Farias, 21 (São Cristóvão). (NM)