sábado, 14 de novembro de 2015

Ilha de São Luís tem 39 assassinatos na primeira quinzena de novembro


A Região Metropolitana de São Luís (MA) registrou 39 crimes violentos letais intencionais (mortes violentas) na primeira quinzena de novembro. Os dados são do relatório atualizado diariamente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), que reúne informações sobre as ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops), Instituto Médico Legal (IML) e Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo) em São Luís e nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Casos de janeiro a outubro
737 mortes violentas na Região
650 homicídios dolosos
48 latrocínios
39 lesões seguidas de morte
Do total, 37 casos foram de homicídios dolosos (quando há intenção de matar). Três pessoas foram as vítimas mais recentes da criminalidade na região. Todas as ocorrências foram na capital maranhense. Já na madrugada dessa sexta-feira (13), um homem sem identificação foi morto a facadas no bairro do Anjo da Guarda; no fim da manhã, Wallison Pablo Santos da Silva, de 21 anos, também foi vítima de arma branca, desta vez no bairro do Maracanã; e à noite, Anderson Costa de Oliveira, de 35 anos, foi morto a tiros no Centro da cidade.
Mortes por cidade
533 em São Luís
134 em São José de Ribamar
54 em Paço do Lumiar
16 em Raposa
Ainda na primeira quinzena do mês de novembro, foram registrado dois latrocínios (roubos seguidos de morte). O caso mais recente aconteceu no início da semana. O vigilante da Unidade de Pronto-Atendimento II, o ‘Socorrinho II’, no bairro do São Francisco, Roberto César Leandro Bulhões, de 29 anos, foi baleado e morto por ao menos dois suspeitos em uma bicicleta. Um deles disparou contra o vigilante, enquanto outro desceu do veículo e roubou o revólver calibre 38, segundo a polícia. O crime aconteceu na portaria da unidade, que fica a menos de 100 metros da sede do 9º Distrito Policial (DP).

Na quinta-feira (12), o Departamento de Proteção à Pessoa da Superintendência Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) divulgou a identificação dos dois suspeitos: Nataneal Martins Reis, foragido do sistema penitenciário do Maranhão desde mês de outubro deste ano; e Arlison Carlos Pires Bandeira. Até o momento, nenhum dos dois foi preso.
Mortes violentas em 2015
De janeiro a outubro, segundo a SSP-MA, foram registradas 737 mortes violentas na Região Metropolitana. Do total, 650 foram casos de homicídios dolosos nos quatro municípios da Região Metropolitana; 48 latrocínios; e 39 lesões corporais seguidas de morte; sendo 533 em São Luís, 134 em São José de Ribamar; 54 em Paço do Lumiar; e 16 em Raposa.
Do total, de homicídios dolosos, 471 dos casos foram registrados em São Luís; 116 em São José de Ribamar, 49 em Paço do Lumiar e 14 no município de Raposa.
Dos latrocínios, 36 foram em São Luís, 10 em São José de Ribamar, um em Paço do Lumiar e mais um em Raposa.
E do total de lesões corporais seguidas de morte, 26 foram na capital maranhense, oito em São José de Ribamar, quatro em Paço do Lumiar e um em Raposa.


Do G1 MA.

Blogueiro é assassinado a tiros em Governador Nunes Freire


Um blogueiro foi morto na noite dessa sexta-feira (13) a tiros na cidade de Governador Nunes Freire (MA), a 181 km de distância da capital maranhense, São Luís. Ítalo Eduardo Diniz Barros, de 30 anos, foi atingido por quatro tiros disparados por dois suspeitos em uma motocicleta, e morreu antes de dar entrada no hospital da cidade. Os suspeitos, ainda não identificados, fugiram.
O crime aconteceu por volta das 18h45, em frente a um comercial de Governador Nunes Freire. Ítalo estava acompanhado de um amigo, identificado como Werbeth Matheus Castro, atingido com um tiro no braço e outro nas costas, e foi socorrido.
Segundo informações confirmadas pelo pelotão de Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) da cidade, o Ítalo era ameaçado por algumas publicações que fazia no seu blog. Na descrição do blog, ele escreveu que o trabalho “nasceu de uma vontade popular de querer um veiculo de comunicação que reivindicasse o direito do povo” e deixa clara sua motivação política.
As investigações já foram iniciadas. Pela manhã, equipes da PM-MA e da Polícia Civil estiveram no local para obter imagens de câmeras de segurança do comercial próximo onde aconteceu o crime, mas os três equipamentos disponíveis estavam desligados. O G1 tentou entrar em contato com o delegado titular do município, Marcelo Magno, para apurar outros detalhes sobre o crime, mas ele não foi localizado.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) enviou uma equipe da Delegacia de Homicídios de São Luís já na madrugada deste sábado (14) à cidade para reforçar as investigações.

Do G1 MA.