quinta-feira, 26 de maio de 2022

Lula tem 54% dos votos válidos e seria eleito no 1º turno, aponta Datafolha


 247 - A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26), mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 54% dos votos válidos, contra 30% de Jair Bolsonaro (PL). O petista seria eleito no primeiro turno.

Nos votos totais, Lula atingiu 48% do eleitorado, mais de 20 pontos percentuais de vantagem para Bolsonaro

O levantamento apontou, ainda, que o ex-presidente apareceu quase 40 pontos percentuais à frente do seu adversário entre os eleitores contemplados pelo programa Auxílio Brasil. 

A pesquisa foi realizada com 2.556 eleitores, nos dias 25 e 26 de maio, em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.


Policiais rodoviários transformam viatura em câmara de gás e matam homem negro em Sergipe

Genivaldo Alves de Jesus 38 anos, que foi morto em uma espécie de câmara de gás improvisada no interior de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal na cidade de Umbaúba, litoral sul de Sergipe, portava consigo remédios contra a esquizofrenia. Segundo o Twitter do jornalista Renato Souza, do site R7, o laudo do Instituto Médico Legal apontou que Givaldo morreu por asfixia e insuficiência respiratória.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o homem de 38 anos é colocado no interior da viatura e um dos policiais segura a tampa do porta-malas para assegurar que ela continue fechada, enquanto um outro agente joga, dentro do espaço fechado, uma grande quantidade de gás. Quando o compartimento volta a ser aberto, o homem já não se mexe mais.

Em nota, a PRF afirmou que o homem teria “resistido ativamente” à abordagem. Os agentes, então, teriam utilizado “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” para conter a agressividade da vítima”, que teria passado mal no caminho para a delegacia. 

À reportagem, a assessoria da Polícia Civil de Sergipe confirmou apenas que familiares e testemunhas prestaram depoimento na delegacia da cidade, mas não quis dar detalhes da ocorrência. A Ponte também procurou a Prefeitura de Umbaúba para saber sobre o atendimento a Genivaldo, mas a assessoria só funcionava até as 13h, e tentou ligar para o Hospital José Nailson Moura, mas não localizou contato.

O uso de armas menos letais é previsto dentre os princípios do uso escalonado da força e estão previstas e normas internacionais e nacional como meio de não recorrer à força letal. Empregar spray, munição química, bombas, balas de borracha e afins sem seguir protocolos pode ser considerado como forma de tortura e até causar morte. Componentes a gás nunca devem ser usados em ambientes fechados, à curta distância ou em direção à cabeça e membros superiores das pessoas porque podem causar asfixia, segundo o Guia de Uso de Armas Menos Letais na Aplicação da Lei (leia aqui, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU).