quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

LULA DISPARA E LIDERA PESQUISA COM 30,5%


247 - A pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira, 15, confirma os motivos da caçada judicial contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Perseguição que ficou escancarada com a decisão de ontem do Supremo Tribunal Federal, não foi suficiente para derrubar o ex-presidente.
Segundo a pesquisa, Lula está na liderança na preferência do eleitor brasileiro, com 30,5% de intenções de voto. A ex-senadora Marina Silva (Rede) e o deputado Jair Bolsonaro (PSC) brigam pelo segundo lugar, com 11,8% e 11,3%, respectivamente.
Senador Aécio Neves (PSDB), articulador do golpe, aparece em terceiro, com 10,1%. Ciro Gomes (PDT) vem em quarto lugar, com 5%; Michel Temer tem apenas 3,7% de intenções.
Lula lidera em todos os três cenários propostos para o primeiro turno com percentuais de 30,5% a 32,8%. Marina Silva e Jair Bolsonaro aparecem nos três cenários, enquanto Aécio Neves e Geraldo Alckmin são apontados como candidatos do PSDB. Marina, Bolsonaro, Aécio e Alckmin aparecem empatados tecnicamente, pela margem de erro, em todos os cenários. Marina varia entre 11,8% a 13,9%. Bolsonaro vai de 11,3% a 12%. Aécio varia de 10,1% a 12,1%. Alckmin tem 9,1% no cenário em que seu nome foi apresentado.
Rejeição a Temer aumenta
A mesma pesquisa CNT/MDA mostra que a aprovação de Michel Temer caiu para 10,3%, ante 14,6% em outubro de 2016. Já a avaliação negativa do governo subiu de 36,7% para 44,1%. A desaprovação do modo de governar de Temer passou de 51,4% para 62,4% (leia mais).
Aumento da rejeição a Temer e Lula liderando preferência do eleitor mostram que o brasileiro de fato está com saudade da era Lula. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, feita em 2010, o período de junho de 2003 a julho de 2008 foi a fase de maior expansão para a economia brasileira dos últimos 30 anos. 
Dados considerados a partir de 1980 mostram que o bom desempenho da economia começou seis meses após a posse do presidente Lula e se prolongou por 61 meses. O segundo melhor período foi entre fevereiro de 1987 e outubro de 1988, na gestão do ex-presidente José Sarney.

De acordo com o estudo, nas três décadas analisadas, o Brasil passou por oito ciclos de negócios entre intervalos de fases boas e ruins. Os períodos recessivos duraram, em média, 15,8 meses e os de expansão, 28,7 meses.

PF abre Operação Marguerita contra tráfico sexual de mulheres para Itália e Eslovênia


O Estado de São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 15, a Operação Marguerita com o objetivo de desarticular grupo criminoso internacional especializado em tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. As vítimas eram levadas de Fortaleza para a Itália e a Eslovênia.

Um efetivo de 92 policiais federais cumprem 13 mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, 13 de busca e apreensão e, ainda, 18 mandados de condução coercitiva, todos expedidos pela Justiça Federal no Ceará. Os mandados estão sendo cumpridos no Ceará, Bahia, Minas e São Paulo. A ação conta, ainda, com a participação de autoridades policiais da Itália e Eslovênia.

Segundo a PF, a rede é composta por aliciadores, responsáveis pelo recrutamento, transporte, viagens para o exterior, o alojamento e exploração sexual das mulheres nos países de destino.

O crime de tráfico internacional de pessoas com a finalidade de exploração sexual é considerado de grave violação de direitos humanos, “considerando a situação de vulnerabilidade das vítimas, que muitas vezes, iludidas pelos aliciadores, mediante fraude, são levadas a países da Europa e submetidas à condição degradante”, aponta a PF em nota.

Os presos serão indiciados por crime de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com pena prevista de até 25 anos de reclusão.


A operação foi batizada de ‘Marguerita’ em alusão ao nome da principal boate (Margerita) na Eslovênia, onde se explora a prostituição..


Ex-policial civil é achado morto em terreno baldio no Filipinho


Na tarde desta terça-feira (14), por volta das 16h20, o ex-policial civil Reaulte Souza Martins, de 54 anos, foi achado morto em um terreno baldio às margens da Avenida São Marçal, no bairro do Filipinho. Conhecido como “Náufrago”, o ex-policial civil era morador de rua e sua morte foi por causas naturais, conforme peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim).
Populares teriam achado o cadáver, deitado em cima de um colchonete. E segundo o delegado Felipe Freitas, da Superintendência de Homicídio e proteção à Pessoa (SHPP), o local onde foi encontrado era o mesmo onde residia o ex-policial.

Familiares de Reaulte Souza, que moram no bairro da Redenção, foram ao local e fizeram o reconhecimento do cadáver. Após os levantamentos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML).