quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Vitória do Mearim: 8 pre-candidatos à eleição em 2016


Chegamos ao ultimo mês do ano de 2015, com a corrida sucessória à prefeitura de Vitória do Mearim, a todo vapor.
Até o momento são 8 pretensos candidatos, que irão duelar com objetivo de assumir o comando do poder executivo municipal, hoje comandado pele prefeita Dóris, que caminha para conclusão do se segundo mandato consecutivo, quebrando um velho tabu de que Vitória do Mearim não reelegeria prefeito.
De acordo com informações repassadas ao blog, grupos e partidos políticos já se articulam nos bastidores traçando suas estratégias, e se fortalecendo com apoios de lideranças políticas.
Os 8 pré-candidatos são:
O ex-prefeito Zé Mario
Lino Emiliano
Didima Coêlho
Dr. João
Dr. Washington
O presidente da câmara, Helio Silva
O vice prefeito, Marcelo da colônia
E Nato da nordestina   
Há rumores de que lideranças políticas de coque estariam se articulando para lançar um candidato independente, o que aumentaria a disputa.
O ex-prefeito Zé Mario, tentara pela 4ª vez chegar ao seu segundo madato. Há rumores de que ele não poderia ser candidato por impedimentos na justiça. Mais segundo ele mesmo nos afirmou que não há nada e nem um processo que o impeça de ser candidato em 2016.
Didima Coelho incentivada e apoiada pelo seu marido, Almir Coelho,  tentara pela segunda vez suceder a prefeita Dóris, já que no ultimo pleito ficou em terceiro lugar.
Nos foi informado que Dr. João que trabalha a alguns anos no hospital Kalil Moises, pretende também entrar na disputa.
Lino Emiliano, disputara pela primeira vez, já que na eleição de 2012 formou a chapa com o ex-prefeito Zé Mario.
Dr. Washington, Helio Silva, Nato da nordestina, e Marcelo da colônia, estão em uma disputa interna, já que os quatro são de um mesmo grupo político liderado pela prefeita Dóris e pelo seu Maria , o experiente ex-prefeito Reginaldo Rios. Os quatro disputarão uma previa que devera acontecer no dia 19 de janeiro de 2016. Este fato é inédito na política de Vitória do Mearim, uma demonstração de compromisso como grupo. De acordo com declaração de membros do grupo, esta disputa nada mais é do que o fortalecimento do grupo e da democracia.
O acordo entre os quatro e, aquele que for o melhor avaliado em pesquisas contara com o apoio dos demais.


Assaltantes são linchados em Nina Rodrigues.


Cansado de sofrer com assaltos constantes,populares de Nina Rodrigues,segue exemplo de outras cidades maranhenses e parte para o ataque,o fato ocorreu na manhã desta quinta feira, quando dois suspeitos foram perseguidos acusados de terem feito varias vitimas com assalto a mão armada na cidade de Presidente Vargas. 

Segundo informações ainda ouve troca de tiros em pleno centro da cidade Nina Rodrigues.

Os dois elementos da foto acima assaltaram em Presidente vargas e acabaram capturado  e linchados aqui em Nina Rodrigues,Já os outros dois assaltantes que fizeram um arrastão em uma lanchonete seriam da zona rural de Vargem grande.


Do blog do Alexandre Cunha

Câmara de São Luís aprova projeto de licitação para o transporte público



Após idas e vindas, muitas discussões, o projeto que trata da licitação do transporte público de São Luís foi aprovado. A base governista do prefeito Edivaldo Holanda Júnior conseguiu conter a oposição e aprovar o texto governamental quase de forma integral.
Foram sete horas de sessão, com um intervalo entre 13h e 17h40. Até os trabalhos serem retomados, poucos acreditavam que a decisão sairia ontem mesmo. O secretário municipal de Governo Lula Fylho acompanhou toda a sessão desde o horário da manhã.
A sessão começou no horário normal, às 10h da manhã, com 23 requerimentos, 03 moções, 08 indicações, 07 projetos de lei, 11 projetos de decreto legislativo, 01 projeto de resolução e 02 projetos de emenda à lei orgânica. Não constava nela o projeto que trata da licitação do transporte público.
Foi a pressão popular que levou o assunto a ser discutido. Às 11h, o presidente da Casa colocou em votação a inclusão do projeto da licitação na Ordem do Dia. Por unanimidade, os vereadores aprovaram a proposta.
Após concluir os pontos já existentes na pauta, foi iniciada a discussão sobre o transporte. Mas a pauta foi vinculada à definição da situação dos carros-lotação. Através de uma emenda à lei que criou 1030 placas de táxis na capital, o vereador Osmar Filho (PDT) propôs a liberação imediata de 180 placas para carros-lotação e 92 para defensores (aqueles que têm autorização para rodar como táxi, mesmo que outros façam o serviço por ele). A discussão se estendeu além das 13h e fez com que a sessão ordinária fosse suspensa para que uma sessão solene previamente marcada fosse realizada.
Segundo tempo da discussão
O reinício da sessão ordinária foi remarcado para as 15h, mas não começou no horário. O motivo foi que o presidente da Casa, um grupo de vereadores e representantes da parte interessada (sociedade civil organizada) estavam reunidos no gabinete da presidência em busca de consenso. A reunião fechada terminou às 17h30 e, dez minutos depois, a sessão foi reaberta.
Pelos discursos apresentados no plenário, a reunião em busca do consenso não surtiu efeito. O vereador Fábio Câmara continuou a chamar atenção para as conseqüências da liberação de placas sem encontrar uma saída para o bloqueio de novos carros-lotação.
A emenda proposta por Osmar Filho foi aprovada, mas, em seguida, outra emenda foi apresentada pelo vereador Marlon Garcia (PTdoB), pedindo regularização para dez taxistas que estão circulando com liminares judiciais. Também foi aprovada.
A votação da licitação
Foram 11 emendas apresentadas antes da apreciação da redação final. Em todas, houve discussão acalorada. Na quarta emenda, a vereadora Rose Sales (PV) pedia que fosse retirado o ponto que autorizava o confisco de veículos que estejam rodando na irregularidade. A grande maioria dos parlamentares votou contra a proposta, mas o presidente Astro de Ogum alertou que a decisão é inconstitucional, pois não é permitida a apreensão de carros com a documentação regular. O item que tratava do assunto foi reavaliado e os vereadores voltaram atrás, aprovando a emenda.
Rose Sales acuada
A vereadora Rose foi quem mais apresentou emendas. Com exceção da que tratava do confisco de veículos, todas as outras foram reprovadas na íntegra.
Em quase todas as votações de emendas propostas pela vereadora, somente ela e Fábio Câmara votavam a favor das propostas. A intenção de isolamento era visível, já que, além dos votos contrários, os parlamentares ainda desqualificavam os pontos apresentados por ela.

Aprovação

Das onze emendas apresentadas, dez foram rejeitadas, seis delas apenas da vereadora Rose Sales. Uma de Honorato, uma de Fábio Câmara e uma de Ricardo Diniz também foram recusadas. O vereador Francisco Carvalho retirou a emenda apresentada por elas única emenda aprovada foi de autoria do vereador Pavão Filho, da base governista e membro da Mesa Diretora.
Dos 31 vereadores da Casa, 27 participaram da votação. Os votos a favor do projeto totalizaram 24. Dois foram contra (Rose Sales e Fábio Câmara). O presidente foi o único a não votar.
Após a sessão, Rose Sales se mostrou decepcionada com o processo. “Devíamos ter tratado a implantação do transporte complementar e dos carros-lotação. Mas as garantias não foram dadas. O povo foi apunhalado”.

O presidente garante que o que se podia se fazer, foi feito. Mas o trabalho deles não encerrou. “Vamos fiscalizar, acompanhar o processo licitatório”.

Atraso: quatro municípios transportam alunos em pau de arara diz vistoria


O promotor de justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar; a chefe em exercício da Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão, Leylane Maria Silva; e o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Jairo Cavalcanti, apresentaram, na manhã desta quarta-feira, 2, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, o resultado de mais uma etapa da Operação Pau-de-Arara.
A vistoria conjunta foi realizada, de 23 a 27 de novembro, em Timon, Grajaú, Viana e Sítio Novo e teve o objetivo de averiguar a oferta do transporte escolar nos referidos municípios maranhenses.
A ação integra o projeto “Transporte Escolar: uma questão de dignidade e justiça”, do Centro de Apoio Operacional da Educação, do Ministério Público do Maranhão (CAOp-Educação).
De acordo com o relatório, foram encontrados problemas graves em todos os locais inspecionados, que colocam estudantes em situação de risco, como transporte sendo feito em veículos paus de arara, automóveis sem a adequada adaptação para transportar estudantes e veículos em péssimas condições de conservação, com equipamentos quebrados, estrutura danificada e enferrujada, pneus carecas, sem cintos de segurança e sem assentos.
Também foram flagrados motoristas sem qualificação para o transporte escolar, superlotação e automóveis sem documentação.
Em Viana, o transporte é feito com ônibus em precárias condições. Nos outros municípios, o serviço é ofertado geralmente em velhas picapes, improvisadas ou adaptadas de forma irregular, o que é proibido pela legislação.
VALORES
Também foram averiguados os recursos aplicados na contratação dos veículos, valores que foram considerados exorbitantes pelas autoridades dos órgãos fiscalizadores, em razão da péssima qualidade na prestação do serviço.
A soma da verba aplicada nos municípios chega a R$ 25.880 milhões, sendo R$ 13.123 milhões em Grajaú; R$ 7.072 milhões em Timon; R$ 3 milhões em Viana, e R$ 2.685 milhões em Sítio Novo.
Os altos valores registrados nos bancos de dados, de maneira proporcional ao número de alunos, chamaram a atenção das autoridades, determinando a escolha dos quatro municípios nesta etapa da operação.

LEVANTAMENTO
A inspeção foi feita por meio de auditoria nas contas e contratos; entrevistas com alunos e motoristas; levantamento fotográfico e filmagem dos transportes; e fiscalização das rotas.
De acordo com o promotor de justiça Paulo Avelar, a primeira providência a ser tomada pelo Ministério Público será propor a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os Municípios. Caso não haja avanço, serão tomadas medidas judiciais cabíveis. “Era para ser ofertado um serviço com veículos em conformidade com a lei, mas o que se vê é um transporte de péssima qualidade”, frisou.
Para a representante da CGU, Leylane Maria Silva, é inadmissível gastar tanto dinheiro para colocar crianças e adolescentes em risco. “É uma situação que nos preocupa muito, porque há o registro de altos gastos com manutenção e fornecimento de combustível e o que constatamos foram veículos, muitas vezes em estado avançado de deterioração”.
Ela informou que, além do trabalho conjunto do MPMA, MPC e CGU, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou Portaria de inspeção veicular do transporte escolar, com o objetivo de assegurar a fiscalização do serviço e garantir a qualidade em todo o estado.
No mesmo sentido, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) editou Resolução que exige dos gestores a contratação de veículos inspecionados pelo Detran. “Se houver contratação de veículos que não passaram por vistoria, o gestor corre o risco de ter as contas rejeitadas”, completou.
O procurador do MPC, Jairo Cavalcanti, lembrou que já foram fiscalizados 14 municípios maranhenses desde 2014 e em todos foram encontrados problemas graves. “São gastos milhões e as crianças estão sendo transportadas como animais”.
Jairo afirmou que a população deve fazer a sua parte, rejeitando nas urnas gestores que colocam em risco a vida de estudantes que dependem do transporte escolar. “As crianças não votam, mas os pais e professores podem ajudar a mudar esta realidade”, frisou o procurador.
A operação contou com a participação dos promotores de justiça Jadilson Cirqueira de Sousa, da Comarca de Montes Altos que atuou em Sítio Novo; Fernando Evelin de Miranda Menezes (Comarca de Timon); Gustavo de Oliveira Bueno (Comarca de Viana) e Crystian Gonzalez Boucinhas (Comarca de Grajaú).
Além dos referidos municípios, foram realizadas vistorias em Cachoeira Grande, Lago da Pedra, Miranda do Norte, Presidente Vargas, São João do Sóter, Caxias, Vargem Grande, Governador Edson Lobão, Anajatuba e Presidente Juscelino.