sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mil policiais militares serão convocados para teste físico


O governo do Estado convoca na próxima terça-feira (03), mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso público de soldado de Polícia Militar e soldado Bombeiro Militar para teste de aptidão física (TAF).
O TAF será realizado em São Luís, no período de 23 a 29 de março, no Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga.
Por meio de edital, a Segep definiu todo cronograma para ingresso dos candidatos aprovados nos quadros das forças policiais militares do Estado.
Os candidatos convocados deverão acessar os sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos, a partir do dia 10 de março para consultar o Documento Individual de Convocação, com data e horário de realização do teste. O objetivo do teste de aptidão física é aferir a capacidade do candidato de suportar, física e organicamente, as exigências das atribuições do cargo.
O candidato deverá comparecer no dia, local e horário previamente designado para o exame com o documento original de identificação utilizado na inscrição do concurso, cartão de confirmação de inscrição e usando trajes adequados para o teste: calção de ginástica (ou malha, para o sexo feminino), tênis e camiseta; além de traje de banho para prova de natação, apenas para o cargo de bombeiro militar.
A divulgação do resultado do TAF, convocação para o Teste Psicotécnico, convocação para os Exames Médico e Odontológico, convocação para entrega do Formulário e para entrega dos documentos da Investigação Social Documental será feita no dia 31 de março.


Presos ameaçam linchar pai que teria mandado matar bebês gêmeos


O homem que teria encomendado a morte dos supostos filhos, um casal de gêmeos de 40 dias, tem recebido ameaças de morte na prisão. Matuzalém Ferreira Júnior, 49, está em uma cela isolada da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Segundo o novo advogado de Ferreira, Marcus Fernandes Júnior, que assumiu a defesa do suspeito há uma semana, seu cliente ouviu ameaças de outros detentos da unidade.
— Mesmo estando em uma cela separada ele recebeu ameaças de linchamento e agressão.
Ferreira não assumiu o crime e culpou um amigo, Antônio Moreira Pires, o “Pedrão”, pelo triplo homicídio. Além dos bebês, a mãe das crianças, Izabella Marques, de 22 anos, também foi assassinada. Os dois trocaram acusações quando foram apresentados à imprensa.
O defensor estuda pedir a transferência de Ferreira caso conclua que a integridade do detento está ameaçada.
— A vontade dele é sair de lá, mas vamos ver até que ponto essas ameaças podem ir para frente.
O advogado ainda não teve acesso aos autos do processo e disse ainda não ter traçado uma estratégia de defesa.
Ferreira, que seria pai dos bebês, insiste em manter a versão apresentada desde sua prisão, ocorrida no dia 17 deste mês, alegando que teria sido “Pedrão” o autor dos disparos que mataram Izabella e os gêmeos. Já este último diz que teria procurado Matuzalém porque recebeu uma promessa de emprego como pedreiro e que não sabia que estaria prestes a presenciar as execuções.


Novas regras para seguro desemprego valem a partir de hoje


As novas regras de concessão do seguro-desemprego começam a valer para quem for demitido a partir deste sábado (28). As normas de acesso a cinco benefícios trabalhistas e previdenciários foram alteradas pelo governo federal em dezembro do ano passado.
Com as novas regras do seguro-desemprego, o trabalhador terá que comprovar vínculo com o empregador por pelo menos 18 meses nos 24 meses anteriores, na primeira vez em que requerer o benefício. Na segunda solicitação, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores. A partir do terceiro pedido, o período voltará a ser de seis meses.
Segundo o Ministério do Trabalho, quem foi demitido antes de 28 de fevereiro de 2015, terá o seguro-desemprego regido pela legislação anterior, segundo a qual o trabalhador pode solicitar o seguro após trabalhar seis meses.
Pelas novas regras, na primeira solicitação, o trabalhador poderá receber quatro parcelas do seguro-desemprego se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses e cinco parcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses. Na segunda solicitação, ele poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses e cinco parcelas se tiver trabalhado por 24 meses, no mínimo.
A partir da terceira solicitação do seguro-desemprego, quem trabalhou entre seis e 11 meses recebe três parcelas. Para ter direito a quatro parcelas do seguro-desemprego, o trabalhador deverá ter trabalhado entre 12 e 23 meses e, para receber cinco parcelas, terá de ter trabalhado por, pelo menos, 24 meses
De acordo com o ministério, a comprovação do recebimento dos salários de forma ininterrupta não será necessária para a primeira e a segunda solicitação. Essa exigência somente é necessária para a terceira solicitação e para as posteriores, nas quais é necessário comprovar os seis salários recebidos em cada um dos últimos seis meses anteriores à data da dispensa.

Por isso, o trabalhador poderá utilizar outros vínculos empregatícios que estejam dentro do período dos últimos 36 meses, contados da data da dispensa atual, como referência para aumentar a quantidade de parcelas.

Bebê desaparece no interior do Maranhão


Está desaparecido desde o dia 12 de fevereiro deste ano, o bebê Tiago Carvalho Nunes, de 1 ano e 7 meses. A criança sumiu do município de São Bernardo, interior do Maranhão, 540 km de São Luís. De acordo com a mãe, ele foi levado pela avó e tia paterna. Elas buscaram a criança para passar dois dias em companhia da família e não devolveram o bebê.

A mãe do menino está desesperada, e o bebê ainda mama. A última informação que a família teve, seria de que o menino estaria em Castanhal no Pará, mas pode estar em qualquer lugar do país. Ajude a localizar este bebê. Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone (98) 8268-9765.

Bando mata pai e mãe na frente de criança de 7 anos


Quatro a cinco homens são suspeitos de um duplo homicídio no povoado Fazendinha, zona rural de Bom Jardim. Pai e mãe foram mortos a tiros na frente do filho de sete anos na noite desta quinta-feira (26).
De acordo com informações repassadas ao jornalismo da TV Difusora pelo delegado titular de Buriticupu, Rodrigo Alonso, nenhuma hipótese é descartada nas investigações que foram iniciadas. Além dos celulares das vítimas, a casa foi completamente revirada e a quantia de R$ 250 também foi roubada. Segundo Alonso, não há registro de luta corporal entre as vítimas e o acusado, e as vítimas não teriam inimigos declarados.
Leandro Araújo Borba, 21 anos, foi atingido com, pelo menos, três tiros. Ele seria vaqueiro da fazenda de um médico identificado como Julio Donizeth. A companheira de Leandro, identificada como Lucilene Barros Freitas, 36 anos, foi morta com um tiro. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Buriticupu. O laudo preliminar deve ser repassado para a Polícia Civil ainda hoje.
Devem ser intimados para depoimento o dono da fazenda e um homem que também trabalha na fazenda e que teria recebido uma ligação do vaqueiro momentos antes dos homicídios. O homem, que não teve a identidade revelada, chegou a ser chamado pela vítima por telefone, mas recuou ao escutar disparos de arma de fogo.

O caso será investigado pela Delegacia Regional de Santa Inês, já que a delegada de Bom Jardim está de licença. Ninguém foi preso até o momento.