quinta-feira, 10 de março de 2016

Eleita nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ricardo Rios é o 1º secretário



Com votação aberta e nominal, o Plenário elegeu, na manhã desta quinta-feira (10), em Sessão Extraordinária, a Mesa Diretora para o segundo biênio da 18ª legislatura, que terá mandato de 1º de fevereiro de 2017 até 31 de janeiro de 2019. Os atuais presidente e vice-presidente da Casa, Humberto Coutinho (PDT) e Othelino Neto (PCdoB), foram reeleitos.
Para os demais cargos foram eleitos: Fábio Macedo (PDT) – segundo vice-presidente: Josimar de Maranhãozinho (PR) – terceiro vice-presidente; Adriano Sarney (PV) – quarto vice-presidente; Ricardo Rios (PEN) – primeiro secretário; Stênio Rezende (PMB) – segundo secretário; Zé Inácio (PT) – terceiro secretário; e Nina Melo (PMDB) – quarto secretário.
A chapa única – intitulada “União e Progresso” – foi eleita com o voto de 38 dos 42 deputados. Houve apenas quatro ausentes: Graça Paz (PSL), César Pires (DEM), Sousa Neto (Pros) e Edson Araújo (PSL).
A eleição da Mesa Diretora foi antecipada mediante o Projeto de Resolução Legislativa nº 781/2016, promulgado pelo Plenário na sessão da última terça-feira (8).
AGRADECIMENTOS
Logo após a proclamação do resultado da eleição, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, proferiu breve discurso, destacando a importância deste pleito, realizado mediante consenso entre deputados da base governista e da oposição.
“Esta manhã, para nós, tem um significado especial, que nos traz uma emoção renovada. Traduz este clima e este momento ímpar que estamos vivendo aqui nesta Casa. Agradeço o apoio de todos os deputados e deputadas, e faço questão de frisar a importância de se ter conseguido o consenso de todas as lideranças desta Casa e do conjunto dos parlamentares, tanto os da base governista quanto os da oposição”, declarou Humberto Coutinho.

Ele ressaltou que a eleição foi antecipada e também realizada mediante absoluto consenso.  “Sei da nossa responsabilidade e, volto a repetir, vamos continuar trabalhando com o mesmo espírito: o espírito de união, de coesão, fazendo com que todos os parlamentares sejam tratados do mesmo modo, e sejam respeitados também, independentemente de fazer parte da base do governo ou de fazer parte da oposição. Lutamos para assegurar o respeito a todos. Uma vez mais, meu muito obrigado”, afirmou Humberto Coutinho, ao encerrar seu discurso.

Vitória do Mearim: APAE promove inclusão social, ajude com doações


A APAE de Vitória do Mearim é um projeto social que foi implantado a quatro anos pela Drª Giselle Lyra. Ao longo desse período vem desenvolvendo o maior movimento social pela dignidade e inclusão das pessoas com deficiência em nosso município.
Já são mais de 300 inscritos, recebendo assistência, e desenvolvendo atividades diárias.
A APAE tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos; prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.
A APAE sobrevive de doações vindas da sociedade, mais hoje vem encontrando muitas dificuldades exatamente por falta destas doações.
Este blog vem em nome da APAE pedir a sua doação em material em geral ou em dinheiro.
Pra doa material, ligue (98) 98126-5001 ou passe na APAE na rua Teodoro Ferreira centro.
Doação em dinheiro: Conta corrente nº 40.000-9
 Agência nº 4445-8
Banco do Brasil

CNPJ 15.589.065/0001-91.






'Operação Lignum' desmonta madereiras em ação de combate a crimes ambientais


A Polícia Federal, em conjunto com MPF, IBAMA e PRF, iniciou nesta quarta-feira (9), no noroeste do estado do Maranhão, a 'Operação Lignum’ com o objetivo de combater a prática de crimes ambientais ligados à extração, ao transporte e a comercialização ilegal de madeira proveniente da Terra Indígena Alto Turiaçu.

Estão sendo executados dez mandados de interdição de madeireiras clandestinamente instaladas, sem os devidos registros no IBAMA, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), e com fortes indícios de receptação de madeira ilegalmente extraída da Terra Indígena.

Além disso, cumpriu-se três mandados de prisão preventiva e busca e apreensão contra madeireiros que continuam a exercer atividade ligada a madeira, apesar de terem contra si imposta medida cautelar de proibição do exercício de atividade econômica voltada à extração, processamento, transporte, compra e venda de madeira.

Os investigados responderão por crimes como desobediência a decisão judicial (art. 359 do CPB), receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB), ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida (art. 46, parágrafo único, da Lei 9605/98), dentre outros.

Participam da ação policiais federais lotados na Superintendência Regional da Polícia Federal no Maranhão, servidores do IBAMA, policiais rodoviários federais, policiais militares ambientais do estado do Maranhão, policiais civis do Distrito Federal e de Goiás, no total de quase 200 servidores. Estão sendo utilizados ainda dois helicópteros do IBAMA, e um da PRF.

Durante o cumprimento dos mandados já foram identificadas pelo menos cinco situações de flagrante pelos mesmos crimes, estando os procedimentos ainda em andamento.


A operação foi batizada de ‘Lignum’ em uma referência a como é conhecido o termo “madeira” em latim.


Neste momento, está sendo concedida entrevista coletiva à imprensa para apresentação dos primeiros resultados da operação, na sede do Ministério Público Federal, Av. Sen. Vitorino Freire, na Areinha, em São Luís.

Agente penitenciário é preso em São Luís por suspeita de furtar armas


O agente penitenciário temporário Josiel Alves da Costa foi preso nesta quarta-feira (9) após tentar furtar uma arma de fogo do Presídio São Luís I, em Pedrinhas, onde trabalhava. Josiel foi demitido do quadro e direcionado ao Centro de Classificação, Observação Criminológica e Triagem (CCOCT) de Pedrinhas.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), o servidor já havia furtado uma arma na semana passada. Após o primeiro furto, de um revólver calibre 38, o agente penitenciário passou a ser monitorado pelo setor de inteligência da unidade e foi flagrado nesta quarta-feira tentando furtar uma pistola PT100, calibre 40.

Motorista baleado durante assalto a ônibus está fora de perigo, um do Bandidos foi preso


Durante um assalto que acontece na tarde desta quarta-feira (9)  em um ônibus na Estrada de Ribamar (MA-201), Messias dos Santos Alves, o motorista do veículo foi baleado no pescoço.  O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informou que o motorista já se encontra fora de perigo e que o disparo não atingiu regiões vitais.
Messias dos Santos está no Hospital Guarás, no Bairro de Fátima, onde permanece observação pela equipe médica e também receberá acompanhamento psicológico.
Uma reunião com diretores o sindicado deve acontecer nesta quinta-feira  para tratar da falta de segurança no sistema público de transporte. Não há risco de greve.

O assalto aconteceu nesta quarta-feira quando três homens armados entraram no ônibus,  dois com armas brancas e um com arma de fogo.  O assaltante identificado como Rodrigo Santos Sousa disparou contra o motorista na região do pescoço e fugiu. Dois suspeitos escaparam mas o que efetuou o disparo foi preso pela policia na região do residencial Pitangueiras.

Polícia prende quadrilha de assaltantes na Cidade Operária, doi ficam feridos após troca de tiros


Uma guarnição do Batalhão de Choque da Polícia Militar prendeu quatro integrantes de uma quadrilha de assaltantes no conjunto Cidade Operária, na noite de quarta-feira (9).

Segundo informações dos policiais, por volta de 18h40, após uma patrulha no bairro Santa Clara, eles foram procurados por algumas pessoas que haviam sido assaltadas por quatro homens que estavam em um veículo Celta, de cor prata.

Com as informações, a equipe saiu para fazer buscas na região. Após avistarem o carro utilizado pelos assaltantes, os policiais saíram  em perseguição e conseguiram interceptá-los na Avenida Principal da Cidade Operária.

Quando foram abordados, os assaltantes reagiram e houve resposta imediata dos policiais, sendo que um deles foi atingido no braço. Com a quadrilha foram encontrados três revólveres calibre 38, vários celulares, bolsas, carteiras e mochilas pertencentes às vítimas.

Os presos foram identificados como Edivaldo Fernandes dos Santos, conhecido como ‘Cara de Jaca’; Paulo César Cunha Cantanhede;  Talisson Henrique Rodrigues Cardoso, o ‘Nescau’; e Júlio Evangelista Soares Carvalho, atingido no braço e levado para o Socorrão II, residente na Rua Prof. Mata Roma, 159, Bairro de Fátima.


A apresentação dos assaltantes foi feita na Delegacia da Cidade Operária (Decop) pela guarnição composta pelo cabo Flávio e soldados Sousa, Portela e Arouche.