quarta-feira, 18 de maio de 2022

PRF apreende 128 kg de pasta base de cocaína avaliada em R$ 17 milhões em Balsas


 APolícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou nesta quarta-feira (18), por volta do meio dia, um veículo transportando um total de 128kg de entre pasta base e cloridrato de cocaína em Balsas/MA. A droga, que estava escondida na lataria do veículo, estaria sendo transportada para Petrolina/PE. O prejuízo para o narcotráfico é calculado em R$ 17,5 milhões

Durante fiscalização no km 413 da BR-230, os policiais rodoviários federais em serviço no local avistaram um veículo com farol apagado, ao que deram ordem de parada ao condutor, que, durante a abordagem, apresentou respostas contraditórias às perguntas feitas pelos policiais. Diante da suspeita e do aparente defeito na lâmpada do veículo, foi realizada vistoria veicular que resultou na descoberta do entorpecente. 

A pasta base de cocaína é utilizada para a fabricação de outras drogas como merla, crack e o próprio cloridrato de cocaína, este conhecido pelo narcotráfico como "cocaína pura".

Os entorpecentes, acondicionados em 123 tabletes, o veículo e seu condutor foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Balsas/MA pelo crime de tráfico de drogas.


A polícia dará sequência às investigações para tentar chegar a outros envolvidos no esquema criminoso.

Suspeita-se que o condutor seja uma espécie de “mula”, contratado apenas para fazer o transporte da droga.



Mulher morre ao se jogar pela janela de ônibus durante assalto na Estrada de Ribamar


 Uma mulher morreu durante um assalto a ônibus, no início da tarde desta quarta-feira (18), na MA-201, a Estrada de Ribamar, em frente à garagem da empresa Taguatur.

A ação criminosa foi praticada por dois assaltantes, que adentraram o ônibus da linha Paranã/São Francisco, na parada em frente à antiga Química Norte, também na Estrada de Ribamar.

De imediato, com armas de fogo, eles anunciaram o assalto e renderam o motorista. Um dos criminosos passou a abordar passageiros. Desesperada, a mulher se jogou pela janela, perdeu o equilíbrio e bateu a cabeça do meio-fio.

Ela sofreu traumatismo craniano, chegou a ser atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas terminou morrendo no local.

Após a ação criminosa, os assaltantes fugiram para um matagal que fica nas proximidades. Algumas pessoas informaram que assaltos são constantes nesse trecho da MA-201, e que os bandidos sempre se escondem na área de mato.


Polícia Civil desmonta esquema criminoso en Vitória do Mearim


 A Polícia Civil do estado do Maranhão, através da delegacia de Vitória do Mearim, com apoio operacional do Grupo de Pronto de Emprego (GPE) da Superintendência de Polícia Civil do Interior (Spci) e da 6º Delegacia Regional de Viana, deflagrou na data desta quarta-feira (18), a operação Occultus, tendo sido dado cumprimento à 02 Mandados de Prisão Temporária em desfavor dos acusados e cumpridos 03 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar.

Durante as investigações, os policiais constataram pela equipe de investigação a participação dos investigados citados acima, em diversos atos de aliciamento de menores de idade, tendo sido configurado uma associação criminosa para a prática de diversos crimes, aonde os jovens estariam participando de rituais com viés criminoso com a utilização de drogas ilícitas, bebidas alcóolicas e a prática indiscriminada de atos sexuais entre os participantes do grupo.

Os presos temporários são investigados pela prática de diversos crimes, a saber, associação criminosa, induzimento ou instigação ao suicídio, charlatanismo, violação sexual mediante fraude, uso compartilhado de drogas ilícitas com menores de idade, servir ou ministrar bebida alcóolica para criança e adolescente, além de outros tipos penais que seguem sendo investigados pela delegacia de polícia civil de Vitória do Mearim, atos estes, realizados durante a prática dos citados rituais.

No encalço das investigações, foram apreendidos 02 computadores, 02 notebooks, 02 tablets, 11 aparelhos celulares, além de pen-drives, cadernos de anotações e demais provas materiais a serem analisadas pela equipe de investigação da polícia judiciária.

Após os procedimentos de praxe, os presos foram conduzidos até a Unidade Prisional de Ressocialização do município de Viana, aonde permanecerão à disposição da justiça e das investigações policiais.


Fux diz que inquérito das fake news descobriu 'atos preparatórios de terrorismo'


 247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira (18) que o inquérito das fake news permitiu descobrir atos preparatórios de terrorismo contra a Corte. Jair Bolsonaro (PL) é um dos alvos do inquérito. O relato do magistrado foi publicado pelo jornal O Globo
"Talvez muitos não saibam, mas é importante que se tenha a exata noção de como esse trabalho do inquérito é importante, de ter sido invocado para o STF. Vem ao lume notícias de atos preparatórios de terrorismo contra o Supremo Tribunal Federal", disse. "Daí a necessidade de um processo sigiloso, de algumas notícias terem sido fornecidas dessa maneira genérica, e que com esses atos se visava exatamente impelir o STF se despojar de sua maior característica, que é a independência judicial", disse Fux.
"Desde 2019, também o ministro Dias Toffoli, para enfrentar, não só a desinformação, mas, digamos assim, verdadeiros ataques ao Supremo Tribunal Federal, instaurou aqui o inquérito que esteve e está em ótimas mãos, na relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que está conduzindo os trabalhos com extrema seriedade e competência", afirmou. 


Governador Carlos Brandão via se afastar do governo para fazer cirurgia


 O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta terça-feira (17), que vai se afastar do cargo para a realização de um procedimento cirúrgico. O anúncio foi feito por meio de uma rede social.

Brandão foi diagnosticado com um cisto durante exames de rotina. Segundo o governador, o procedimento foi determinado por recomendação médica. Entretanto, a data de afastamento não foi divulgada.

"De fato, farei uma pequena cirurgia, fruto de uma recomendação médica. Há anos faço check-up com a mesma equipe e há uns 15 dias, em um exame de rotina, foi diagnosticada a presença de um cisto. Havia a possibilidade de realizar a cirurgia futuramente, mas decidi fazer logo", disse o governador.

De acordo com Carlos Brandão, ele deve seguir acompanhando todos os compromissos de governo durante a recuperação da cirurgia.

"Nossa gestão continua a todo vapor e seguirei acompanhando todos os compromissos, pois a recuperação será tranquila, graças a Deus. Conto com as orações e boas vibrações de todos", finalizou.

Durante o período de afastamento, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e deputado estadual, Othelino Neto, ficará a frente da gestão estadual.


TSE e Telegram formalizam acordo para combater fake news


 247 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Telegram celebraram, nesta terça-feira (17), acordo de colaboração mútua para enfrentamento das notícias falsas.
O TSE é o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo com a plataforma que envolve cooperação e ações concretas. Em março, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a suspender o funcionamento do aplicativo no Brasil. 
A assinatura do acordo formaliza o termo de adesão do Telegram ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral, feito também em março, na esteira do bloqueio determinado por Moraes.
A parceria envolve a criação de um canal oficial do TSE na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições, suporte da equipe técnica do Telegram para o desenvolvimento de um robô para tirar dúvidas dos usuários sobre as eleições, bem como o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na plataforma para marcação de conteúdos que contenham desinformação, aponta reportagem do jornal O Globo.
O Telegram se comprometeu também a apoiar o TSE na divulgação do canal para todos os usuários do aplicativo no país.
O acordo também prevê um canal extrajudicial para que o TSE realize denúncias na plataforma. Quando houver denúncias, o Telegram conduzirá investigação interna para verificar se os canais indicados violaram os termos de serviço e políticas da plataforma.