terça-feira, 1 de setembro de 2015

Jovem morre baleado em estacionamento de shopping no Renascença


Um jovem de 28 anos, Douglas Oleno Cordeiro Tavares, morreu baleado, na tarde desta terça-feira (1º), no estacionamento do Tropical Shopping, no Bairro do Renascença, na capital maranhense. Segundo a Polícia Militar, dois homens em uma moto participaram do crime, sendo que um deles efetuou os disparos na vítima, sem que tenha ocorrido discussão entre os suspeitos e o rapaz.
Sargento Messias, do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apurou junto a testemunhas que Douglas transitava no local, por trás do supermercado Mateus do Tropical, quando os criminosos, em uma moto Bros preta, se aproximaram dele, e o garupa (sem capacete) atirou no rapaz por trás, perto de uma banca de revista. Os envolvidos na morte teriam fugido em direção ao Jaracati, logo depois, sem levar pertences do jovem.
Cerca de cinco projéteis podem ter atingido Douglas Cordeiro, conforme levantamentos preliminares pela guarnição do sargento Messias. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda tentou reanimá-lo, mas não obteve êxito no ato. Em sua bolsa, encontraram uma pistola, provavelmente, calibre ponto 40, que seria submetida a um procedimento pericial. Em volta do corpo da vítima, os policiais verificaram algumas cápsulas, que seriam ou daquele calibre ou de pistola 380.

Dois criminosos e um professor morrem em assalto a cerâmica


Na manhã desta terça-feira (1º), dois assaltantes morreram, sendo um baleado pelo próprio comparsa e outro linchado pela população, na zona rural da cidade maranhense de Matinha. Após o roubo que cometeram a uma cerâmica de lá, um dos suspeitos ainda matou um professor do Ensino Fundamental, Elgivaldo Costa Meireles, de 50 anos, ao tentar subtrair sua motocicleta, no mesmo município.
No que se refere ao caso, o sargento Lindojonhson, da 13ª Companhia Independente de Viana, repassou que, por volta das 9h, dois criminosos, sendo um não identificado e outro de nome Leonilson Alves Pereira (natural de Pio 12-MA), invadiram o gabinete da Cerâmica Belas Águas, localizada no povoado Belas Águas, e renderam o proprietário, conhecido na região como “Netão”, subtraindo dinheiro e chaves de veículos dos funcionários e do próprio dono do estabelecimento comercial.
Em seguida, correram, a fim de fugir do local. Contudo, no momento em que escapavam, a arma de fogo que Leonilson Alves levava consigo teria disparado automaticamente, e o tiro acertou seu cúmplice, no tórax. O bandido atingido morreu no local, após agonizar por alguns instantes, como transmitiu o sargento. Este narrou que o outro assaltante continuou correndo, e, na fuga, rendeu o professor Elgivaldo, que passava pela MA-014 em sua motocicleta, na tentativa de roubar o veículo. Ambos teriam travado uma luta corporal, mas o docente levou dois tiros, no tórax e cabeça.
Lindojonhson descreveu que, após balear o professor, Leonilson entrou em um matagal, mas a população, revoltada, adentrou na área de mato, e matou o criminoso com golpes de pau e facão. Além de pontapés e pedradas.

Homem leva golpe de facão na cabeça após discussão em bar


Um homem identificado como Raimundo Nonato Santos Pereira 35 anos, ficou gravemente ferido após se envolver em uma confusão em bar na Cidade de Vitorino Freire, na tarde desta segunda-feira (31).
Raimundo estava bêbado e segundo testemunhas normalmente excede nas doses de bebidas alcoólicas, e comumente provoca briga praticando baderna e perturbando o sossego público.
Porém desta vez ele provocou a pessoa errada. Um homem identificado como Ruidenberg estava no mesmo bar que Raimundo Nonato, e acabou perdendo a paciência depois que o bêbado jogou um tijolo no carro dele.
Ruidenberg nesse momento pegou um facão que estava dentro do carro deu um golpe na cabeça de seu desafeto vindo a abrir parte do crânio.
Raimundo foi socorrido as presas e levado para o pronto socorro em Bacabal, mas devido a gravidade teve que ser encaminhado urgente para o Socorrão em Presidente Dutra. O autor do crime foi conduzido para delegacia, mas foi liberado em seguida.

Comissão inicia auditoria de contas em Bom Jardim


Uma comissão formada por membros da Corregedoria, Controladoria e Procuradoria do município de Bom Jardim (MA) começou, nesta segunda-feira (31), a auditoria sobre os contratos firmados por Lidiane Leite da Silva (sem partido), foragida da Justiça por suspeita de desvio de verbas da educação, quando estava à frente da administração da cidade.
Empossada após a fuga de Lidiane, a prefeita em exercício, Malrinete Gralhada (PMDB), disse ao G1 que está fazendo o recadastramento de funcionários da prefeitura por haver indícios de irregularidades nas contas do Executivo Municipal, inclusive com possibilidade de “servidores fantasmas”.
“Recebi informações de que existem muitos funcionários fantasmas na folha de pagamento da Prefeitura de Bom Jardim. Então adotamos essa medida para a gente possa saber como se encontra a real situação das folhas de pagamento do município”, afirmou.
Segundo Gralhada, o município de Bom Jardim está em estado de abandono administrativo. Existem problemas nos contratos de licitações para construção e reforma de escolas da cidade, documentos foram extraviados da prefeitura e o salário dos funcionários públicos está atrasado.
“O município está em estado de abandono total. Os secretários ainda não entregaram as pastas. Muitos documentos foram tirados da prefeitura, então nós estamos buscando condições de trabalhado ainda. Estamos fazendo esse levantamento, mas a saúde e educação serão prioridades no primeiro momento”, explicou.
Gralhada foi empossada prefeita na sexta-feira (29) pelo juiz Cristóvão Sousa Barros, titular da 2ª Vara da Comarca, no Fórum de Bom Jardim. O magistrado havia concedido, na quinta-feira (27), mandado de segurança determinando que a vice assumisse imediatamente a prefeitura.
A prefeita Lidiane está foragida desde o dia 20 de agosto, quando foi deflagrada a “Operação Éden”, da Polícia Federal, que apura desvios de verbas da educação. De acordo com o superintendente da PF no Maranhão, Alexandre Saraiva, foi solicitada a inclusão do nome dela à lista de procurados da Interpol.

Petrobras reajusta preço do botijão de gás de 13 kg em 15% a partir desta terça


A Petrobras anunciou ontem  (31) que o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, envasado em botijões de até 13 quilos, foi reajustado em 15% em média. O percentual, segundo a companhia, passa a valer a partir de amanhã (1º).
De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigas), o preço atual médio do botijão de gás de 13 quilos é de R$ 46, valor que deverá subir de imediato, pois as empresas deverão repassar o novo valor ao consumidor.
Segundo o Sindigás, atualmente existem 99 milhões de botijões em circulação em todo o país e, a cada dia, são entregues 1,5 milhão de botijões aos consumidores brasileiros. Sete grandes empresas controlam 96% do mercado brasileiro de GLP, sendo que as quatro maiores são: Ultragaz, com 23,11% do total, Liquigas (22,61%), Supergasbras (20,58%) e Nacional Gas (19,16%).