terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Adolescente faz dono de farmácia refém por 40 minutos em São Luís


Um adolescente de 17 anos foi apreendido, nesta terça-feira (19), após ter feito refém durante 40 minutos o proprietário da Biofarma, farmácia que fica na região do Residencial Pinheiros, em São Luís.
Segundo informações da Polícia Militar, o jovem chegou à farmácia dizendo que estava machucado na perna e precisava de curativo. Pouco depois, ele anunciou o assalto e cortou os fios do circuito de videomonitoramento.
Clientes que chegavam ao local perceberam a ação e chamaram a polícia, que conseguiu cercar o estabelecimento, iniciando a negociação. Cinco viaturas e dois helicópteros do Grupo Tático Aéreo (GTA) foram enviados à farmácia.
O jovem manteve a arma apontada para a cabeça do proprietário durante 40 minutos, enquanto negociava com os policiais. Sem alternativa, decidiu se entregar e foi levado para a sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
Com ele, foram apreendidos um revólver calibre com numeração raspada e duas munições. Segundo a polícia, o adolescente já havia sido apreendido em flagrante, em novembro de 2015, praticando assalto a um estabelecimento na Cidade Operária.


Maranhão reduz número de homicídios pela primeira vez em 10 anos


Em dez anos, o crescimento de homicídio foi de 330% no Maranhão e, pela primeira vez, em uma década, o Governo do Estado diminuiu esse número. “Nós estamos lutando para reduzir essa curva de crescimento da criminalidade. O caminho são as medidas repressivas, com aumento da polícia, viaturas, armamento, e com as ações preventivas”, disse o governador Flávio Dino, durante encontro com a imprensa, na segunda-feira (18).
Flávio Dino também destacou a aprovação, na Assembleia Legislativa, da Lei que institui o Pacto pela Paz (PPP), que vai ser desenvolvido nas comunidades a partir de fevereiro. “É o caminho pelo qual vamos desenvolver ações com a população, uma dimensão importante no combate à violência: ações preventivas”, salientou.
Sobre 2015, o governador destacou a disposição do Estado em combater a criminalidade. Neste plano, Flávio Dino enfatizou as melhorias já feitas, como a conclusão curso e formação de cerca de 1.500 policiais militares e civis. Além disso, o governo valorizou os policiais com promoções, o que motivou as forças policiais.
Durante o encontro, Flávio Dino também anunciou investimentos na segurança. De janeiro a abril, 300 novas viaturas serão incorporadas nas forças policiais. As primeiras já foram entregues, nesta terça-feira (19), acontecendo entregas semanais até abril. Ele afirmou, ainda, que já autorizou a compra de armamentos para a modernização da polícia. “Segurança é prioridade, em continuação aos nossos esforços de 2015”, garantiu o gestor do Estado.
Sistema Penitenciário
As mudanças do sistema penitenciário foram destacadas pelo governador. “Nós temos combatido duramente as facções criminosas nas ruas e no sistema penitenciário. Os resultados aí estão. O Maranhão foi um dos Estados que mais reduziu crimes em 2015, o que mostra a ação das forças policiais”, disse Flávio. “Nós sabemos que, infelizmente, os indicadores ainda são altos, em qualquer que seja a análise, e nós estamos trabalhando para reequipar as forças policiais”, completou.
Sobre o sistema prisional, o governador também falou que ainda há muitos problemas, mas tudo demonstra que houve melhorias significativas, já que a redução de fugas e mortes violentas em 2015 chega a média de 70%. Ele destacou a construção recente da Penitenciária de Imperatriz, com 204 novas vagas. “O sistema penitenciário vive uma situação hoje muito melhor que no tempo das decapitações, das degolas e rebeliões. É um fato objetivo e indiscutível”, disse.
Assaltos a Bancos

O governador também garantiu que há um diálogo aberto com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), para que hajam ações conjuntas para a segurança em bancos privados. “Nós concordamos em que haja uma ação conjunta para combater isso”, informou o governador.

PM prende quadrilha de assaltantes e apreende armas, em troca de tiros, três ficam feridos

Policiais militares do Grupo de Serviço Avançado (GSA/1ºBPM/CPAM-3) conseguiram prender uma quadrilha acusada de fazer vários assaltos na área do Maracanã na segunda-feira (18). A prisão dos assaltantes ocorreu por volta de 16h30, quando eles seguiam pela estrada do Gapara, na área Itaqui-Bacanga, em um acaminhonete Hilux, de cor prata.

Depois de receberem informações do CIOPS sobre a localização da quadrilha, os policiais se posicionaram em locais estratégicos para a realização da abordagem.  Ao  perceberem a presença policial, os assaltantes atiraram contra a guarnição e tentaram fugir a pé. Na troca de tiros, três deles foram baleados.
Os integrantes da quadrilha foram identificados como Jacksuel Nunes dos Santos,  Washington Luís de Sousa Junior, Samuel Ribeiro Serrão e  Jorleanderson Tavares Ribeiro. Dois ficaram internados para tratamento especializado (Jacksuel e Samuel) e dois foram apresentados no 16º DP da Vila Embratel.

Com os assaltantes a PM apreendeu uma pistola, calibre. 380, Bersa, de fabricação Argentina, numeração ilegível com três munições intactas; um revólver, calibre .38mm,  com duas  munições deflagradas e uma intacta; um simulacro de arma de fogo; um rádio HT;  uma câmera digital Sony; R$ 439,80 (quatrocentos e trinta e nove reais e oitenta centavos),  seis celulares; uma carteira e uma Hilux, prata de placas PGP-3922.



Crianças morrem após veículos se chocarem na BR-316


Foi registrado na manhã de ontem (18) um acidente envolvendo caminhão e um carro, no qual deixou cinco pessoas feridas, sendo que duas eram crianças e vieram a óbito no km 564 da BR-316 do município de Caxias.
Segundo informações da Policia Rodoviária Federal (PRF), os irmãos Marcos André Barcelar da Hora de 6 anos e Andressa Vitória Barcelar da Hora de 1 ano e 9 meses morreram após os veículos se chocarem, o carro onde vitimas estavam chegou a capotar. Os pais das vitimas identificados como Marcos André e Edna Barcelar tiveram apenas lesões leves. Já o condutor do caminhão, Justino Araújo saiu ileso do acidente.

Somente ontem foram registrados sete acidentes nas rodovias do Maranhão e oito pessoas ficaram feridas de acordo com relatório divulgado hoje (19) pela PRF.