quinta-feira, 17 de março de 2016

Divulgado ranking das empresas com mais reclamações em 2015


O ranking das empresas mais reclamadas em 2015 foi divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA). 

A Oi Fixo e a Oi Móvel encabeçam a lista pelo segundo ano consecutivo, com, respectivamente, 392 e 297 reclamações formalizadas junto ao órgão.

A divulgação dos dados ocorreu durante a II Semana de Prevenção e Combate ao Superendividamento no Rio Anil Shopping, em São Luís. O ranking é resultado da consolidação das reclamações fundamentadas pelo Procon. Para conferir as informações completas, basta acessar o site www.procon.ma.gov.br.

A forte atuação do Instituto junto às empresas colaborou para que o número de reclamações caísse cerca de 50%. No entanto, as duas companhias do grupo Telemar Norte Leste S/A seguem como as mais reclamadas. Durante todo o ano de 2015, foram recebidas quase 3 mil reclamações. Em 2014, o número de reclamações chegou a quase 5 mil.

O presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, explica que o ranking é formado a partir do número de reclamações que foram consideradas procedentes, após análise técnica.

“Nós reconhecemos a redução do número de reclamações como um esforço para oferecer melhores serviços aos consumidores. Contudo, a repetição de empresas no ranking aponta a falta de sensibilidade e comprometimento com a melhoria dos serviços. Por essa razão, o Procon vai continuar realizando ações preventivas, de orientação e fiscalização, para assegurar o pleno respeito aos direitos dos consumidores”, afirmou o presidente.


Polícia Federal realiza operação de combate a fraudes bancárias pela internet no MA


Na manhã desta quinta-feira (17), o Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência da Polícia Federal no Estado do Maranhão deflagrou a operação Safety Mode para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e condução coercitiva referentes a investigação de fraudes bancárias eletrônicas praticadas através de internet banking, com prejuízo inicial calculado em mais de R$ 200.000,00.

O nome da operação faz referência à forma como o crime era praticado, tendo em vista que o acesso às contas das vítimas lesadas era feito por meio de um mesmo “módulo de segurança”, programa que identifica o computador dos correntistas. Após capturar os dados das vítimas eram pagos boletos, feitas transferências para contas de terceiros e recargas de celular.



A ação é mais um resultado do ‘Projeto Tentáculos’, fruto de parceria entre a Polícia Federal e Caixa Econômica Federal para inibir esse tipo de crime.

BOLSA FAMILIA PODE SER RECEBIDO POR MEIO DE POUPANÇA DA CAIXA


Agência Brasil - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse hoje (17) que as pessoas inscritas no programa Bolsa Família podem agora receber o benefício por meio de uma conta poupança na Caixa Econômica Federal, não precisando mais sacar o dinheiro todo de uma vez.
Com a abertura da conta poupança, o beneficiário passa também a poder fazer compras com os recursos do Bolsa Família, por meio do cartão de débito, o que antes não era possível. "É um direito de formalização, de entrar no mercado bancário", disse em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela tv NBR, da EBC Serviços.
Quem desejar abrir uma conta poupança para receber a complementação de renda do programa precisa apenas apresentar o CPF – Cadastro de Pessoa Física - na agência bancária ou casa lotérica na qual costuma sacar o benefício. No entanto, nada muda para o beneficiário caso ele escolha não possuir a conta, cuja abertura é opcional. O antigo cartão do Bolsa Família continuará funcionando normalmente.
"Primeiro, a gente não quer que o beneficiário ache que é obrigado a abrir uma conta. Segundo, ele não precisa fazer isso este mês", disse a ministra, ressaltando que a escolha pela abertura da conta poupança pode ser feita a qualquer momento. "Agora, os beneficiários do Bolsa Família vão ter mais essa facilidade."
Além do cartão de débito, utilizável em qualquer estabelecimento comercial que aceite a bandeira Elo, quem optar por abrir conta na Caixa receberá rendimento sobre o saldo que permanecer na poupança e poderá realizar dois saques para a retirada do dinheiro, e não apenas um, como ocorre com o cartão normal do programa.



Proprietários com final de placa 5 e 6 têm até sexta para pagamento da segunda da cota única


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) divulgou nota informando que, de acordo com a tabela de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016, proprietários de veículos com final de placa 5 e 6 têm, até sexta-feira (18), para realizar o pagamento da segunda da cota única, para quem não realizou o pagamento da primeira cota até o dia 18 de fevereiro. Já para os veículos com final de placa 7 e 8, o prazo para regularização encerra no dia 22 de março.
O prazo para pagamento do IPVA 2016 em cota única, com 10% de desconto, foi até o dia 29 de fevereiro e quem não aproveitou o benefício, com o pagamento da primeira cota, agora deverá realizar o pagamento integral do imposto, sem desconto, juntamente com as taxas de licenciamento do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), para se regularizar e obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Os valores para o licenciamento de veículos do ano de 2016 poderão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, apenas com a informação do número do RENAVAM para o caixa da agência, ou pagamento por meio de débito em conta corrente, caixa eletrônico ou internet banking, para correntistas, na opção “Menu Completo” e, em seguida, “Pagamento sem código de barras”.

A partir do site do Detran/MA, no ícone “Licenciamento 2016”, o contribuinte também pode emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento, como taxa do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito, que podem ser pagas nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.