quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Preso Homem que estuprou e matou a menina Maísa confessa crime e conta detalhes


A policia civil do estado do Maranhão apresentou na tarde desta quarta-feira na sede da secretaria de segurança pública, José Ribamar dos Santos Protzázio, o “Guiguinê, de 26 anos. O acusado confessou ter estuprado e matado a menina de seis anos e revelou que estava bêbado no momento.
Guiguinê se mostrou frio durante toda a apresentação e apenas disse ter medo de ficar com outros presos em Pedrinhas.
Nos detalhes revelados, a polícia informou que José Ribamar estava bebendo com uma turma de amigos e disse que iria sair pois estava sentido fortes dores de dente, foi quando encontrou Maísa sozinha brincando na porta de casa e a levou para o matagal.

A superitendência de policia civil do interior disse ainda que contra o acusado existem outros envolvimentos em casos de estupros que já estão sendo investigados.
Além do acusado, outras pessoas foram presas em Urbano Santos acusados de atarem fogo no Fórum e na delegacia da cidade, além de terem roubado uma arma de dentro do Fórum.
Um radialista e blogueiro identificado como Franklin também foi arrolado nas acusações. Pesa contra ele indícios de que ele seja todo o mentor dos crimes contra o patrimônio público.

Várias pessoas também foram encaminhadas para Pedrinhas pelo fato de terem jogado pedras em policiais da cidade.

Mulher é assassinada a tiros em kitnet no São Francisco


Uma mulher identificada como Priscila Basto Matos, de 27 anos, foi assassinada a tiros no início da tarde desta quarta-feira (25), no interior de uma kitnet situada no bairro São Francisco, em São Luís.
Segundo informações do sargento Messias, do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), três homens, que ainda não foram identificados, invadiram a kitnet da vítima e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra Priscila. “Nós fomos acionados via Ciops e quando chegamos aqui nos foi relatado que três homens entraram na kitnet procurando por ela e depois disso a vítima foi executada com vários tiros de arma de fogo”, contou.
Ainda conforme o militar, Priscila ainda tentou buscar socorro na kitnet de um amigo reconhecido como Isaac Milhomem Costa. No entanto ela não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo na cozinha da kitnet de Isaac. “Segundo informes de um vizinho e amigo da vítima ela buscou socorro, mas por conta da gravidade dos ferimentos ele acabou vindo a óbito na cozinha dele”.

O caso de Priscila Basto Matos será investigado pelo 9º Distrito Policial, situado no bairro São Francisco, na capital.

Caminhada marca Dia de Combate à Violência Contra Mulher no Maranhão


O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher foi marcado em São Luís (MA) por uma caminhada da campanha Maria da Penha em Ação, promovida pelas Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). A concentração teve início às 8h desta quarta-feira (25), na praça Deodoro, Centro da capital maranhense, e o movimento seguiu pela rua Grande, a de maior movimento do comércio de rua da cidade.
Participaram da ação estudantes das redes públicas estadual e municipal, considerados ‘multiplicadores’ da ação dentro das famílias. A caminhada marca o encerramento da campanha em 2015, que foi realizada pela primeira vez em 2012.
A promotora de Justiça Selma Regina Souza Martins defende que ao longo dos anos as mulheres se tornaram mais conscientes sobre a necessidade de denunciar a violência. “O que a gente faz é chamar a atenção da população para coibir esses altos índices de violência que ocorrem dentro dos lares. Hoje, ela denuncia mais. A mulher hoje não é mais conivente. Antes, a mulher passava 20 anos para denunciar a violência. Hoje, não. Ela não suporta mais viver num lar com violência”, diz.
Para comunicar os casos de violência, basta procurar uma delegacia, especializada ou não, ou o Ministério Público. “Nós recebemos através do Disque 180, da Ouvidoria do Ministério Público, do Disque-Denúncia aqui de São Luis várias denúncias e nós checamos essa denúncia, e a mulher é amparada. Hoje, as medidas protetivas de urgência fazem com que a mulher seja empoderada, evita que o agressor se aproxime. Hoje, nós usamos também as tornozeleiras eletrônicas e nós não temos nenhum caso de reincidência com seu uso”, explica a promotora Selma Martins. “É um crime que pode ser evitado. Basta denunciar“, conclui.

ALTO ALEGRE: quatro mortos e três feridos em briga generalizada


Uma briga generalizada terminou em tragédia numa comunidade cigana na cidade de Alto Alegre do Maranhão, na noite desta terça-feira (24).
Quatro pessoas morreram e pelo menos três foram baleadas. As vítimas foram socorridas e transportadas para o Hospital Municipal de Peritoró, a 23 Km do local do tiroteio.

Os motivos da matança ainda não foram divulgados.

Estupro gera fúria em Urbano Santos: Fórum é incendiado e carros depredados


Sete pessoas foram conduzidas à delegacia de Urbano Santos como testemunhas pelo brutal assassinato da menina Maísa Moreno, de seis anos de idade. Mas a população imaginando serem os suspeitos, causou um enorme tumulto na cidade na tarde desta terça-feira (24).
Moradores estão inconformados com o ato brutal cometido no último fim de semana. A menina foi encontrada agonizando em um matagal depois de ter sido sequestrada, agredida e estuprada até a morte.
Ontem, a cidade de Urbano Santos viveu momentos tensos, com ânimos alterados. Todos que imaginavam que o autor do crime bárbaro já estaria em poder da polícia, ameaçaram invadir a delegacia para fazer justiça com as próprias mãos.
Diante do alvoroço, os policiais tiveram que levar as testemunhas para a delegacia de Chapadinha onde foram ouvidos pela Polícia Civil.

Moradores então reagiram à ação da polícia e decidiram tocar o terror na cidade. Em protesto, vários prédios e veículos públicos foram depredados. O Fórum de Justiça da cidade chegou a ser incendiado. Mas o fogo não se alastrou.

Capital maranhense não está em risco de surto de microcefalia


O Ministério da Saúde divulgou hoje o Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa) e aponta que São Luís não está em risco de surto de microcefalia. As informações foram repassadas em Brasília.
O maior número de casos foi registrado em Pernambuco (487), primeiro estado a identificar aumento de microcefalia em sua região. Em seguida, estão os estados de Paraíba (96), Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (1).
A capital maranhense está em estado de alerta. Existem 10 capitas em situação satisfatória, um estado em risco e 9 não enviaram informações.
No boletim informativo do Ministério da Saúde, ainda aponta alerta em vários municípios do estado, inclusive em São Luís em casos de dengue e chikungunya e zik.
A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros, por região. Os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, em especial nas cidades em risco e em alerta.

O armazenamento de água, como tonel e caixa d’água, foi o principal tipo de criadouro na região Nordeste. Já o depósito domiciliar, categoria em que se enquadram vasos de plantas e garrafas, predominou nas regiões Sudeste e Centro-oeste. Nas regiões Norte e Sul, o lixo foi o depósito com maior número de focos encontrados.