quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Produtores terão que tirar búfalos dos campos da baixada maranhense

    Búfalos não poderão mais ocupar áreas alagadas da Baixada Maranhense


A Justiça do Maranhão condenou quatro proprietários de gado bubalino que criavam os animais em áreas alagadas de Proteção Ambiental na Baixada Maranhense ao pagamento de uma indenização por danos materiais para a recomposição do meio ambiente degradado. Eles têm o prazo de seis meses para retirar os animais do local.

A defesa dos produtos chegou a alegar que os danos ambientais citados pelo Ministério Público Estadual (MPE) seriam apenas suposições já que o relatório técnico apresentado à Gerência Estadual de Meio Ambiente teria sido elaborado de forma unilateral, sem a participação dos proprietários.

Mas, o juiz Luiz Emílio Bittencourt rejeitou os argumentos dos advogados de defesa e entendeu que a criação estaria causando graves danos ambientais aos ecossistemas locais e comprometendo fauna, flora e recursos hídricos.

O magistrado citou normas da Constituição Estadual e leis que estabelecem os campos naturais inundáveis como reservas ecológicas, determinam a retirada dos búfalos e proíbem sua criação nos campos públicos.

O descumprimento da decisão judicial acarretará uma multa diária de R$1 mil.

OMS emite alerta alto para Vírus zika, que se propaga de 'forma explosiva'


RIO - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o vírus zika se propaga de 'forma explosiva' e que o nível de preocupação é extremamente alto. A OMS alertou que a epidemia deve se espalhar pelo continente americano, com exceção de Chile e Canadá. Durante reunião do comitê executivo da OMS, realizado na manha desta quinta-feira, a diretora-geral da organização, Margaret Chan, defendeu a troca de informações sobre o surto da doença, que já atinge 23 países. Ela também disse que há muitas incertezas sobre a doença.

“Queremos superar a lacuna científica sobre o vírus zika. Compartilhar informação será crucial” — afirmou Chan.

Um reunião de emergência foi convocada para a próxima segunda-feira em Genebra, na Suíça, para discutir a propagação do vírus. O alerta do OMS foi publicado nos principais jornais do mundo nesta quinta-feira.

Margaret Chan lembrou ainda que eventos climáticos alimentados pelo El Niño, que levam chuva e calor a áreas mais extensas, devem contribuir ainda mais para a o avanço da doença. Ela ressaltou que os maiores especialistas do mundo estão trabalhando juntos para confirmar a possível ligação do vírus com os casos de microcefalia.

“O nível de alarme é extremamente elevado. Chegada do vírus em alguns casos, tem sido associada com um aumento acentuado no nascimento de bebês com anomalias craniana”, afirmou a diretora-geral da OMS.

A propagação da zika fez com que governos de todo o mundo aconselhassem mulheres grávidas a procurarem regiões que ainda não tenham sido infestadas pelo vírus.

NO BRASIL, ORGANIZAÇÃO ESTIMA 1,5 MILHÃO DE CASOS DE ZIKA

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o vírus zika pode infectar de 3 milhões a 4 milhões de pessoas nas Américas, incluindo 1,5 milhão no Brasil. No encontro em Genebra, o Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, apresentou por telefone dados sobre os casos de microcefalia no país e ressaltou que o ministério trabalha apoiando institutos de pesquisa para desenvolver uma vacina.

O diretor de doenças transmissíveis da Organização Pan-Americana de Saúde e representante da OMS nas Américas, Marco Espinal, disse que um estudo que ainda será publicado sugere uma correlação entre o zika e a microcefalia em recém-nascidos no Brasil.


“Não sabemos ainda se o vírus cruza a placenta e gera ou causa microcefalia. Achamos que tem algum papel. Não há dúvida sobre isso”, disse Espinal.

A polícia tenta combater crimes na Estrada de Ferro Carajás, Em Açailândia


Uma operação policial está em andamento na região de Açailândia, a 600 km de São Luís, com o objetivo de combater ações criminosas praticadas na Estrada de Ferro Carajás.
Nesta quinta-feira (28) seis pessoas já foram presas. Dentre elas, um homem identificado como Ronaldo Benedito. De acordo com a polícia, ele foi preso em flagrante roubando com 500 litros de óleo diesel. A polícia afirma que no ano passado mais de seis mil litros de óleo diesel foram recuperados.
Na primeira operação deste ano, a polícia descobriu que não é apenas o roubo de combustível que atrai os criminosos ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Equipamentos das torres de comunicação da Mineradora Vale também interessam a eles.

Sobre os crimes, a assessoria de comunicação da Mineradora Vale informou que tem conhecimento dos casos de roubo de combustível e baterias. Ela acrescenta que está acompanhando o trabalho da polícia.