sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Cerca de seis toneladas de maconha são apreendidas em carreta na Bahia


Do G1 BA

Cerca de seis toneladas de maconha foram apreendidas pela Polícia Militar na quinta-feira (11), na BR-116, trecho da cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A droga foi encontrada em uma carreta que estava carregada de ração de milho. As informações foram divulgadas pela Sefaz-Ba nesta sexta-feira (12).

A apreensão foi feita durante uma abordagem da operação "Carga Pesada", da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), na altura do posto fiscal do órgão.
De acordo com a Sefaz, 5,8 toneladas da droga foram achados no momento em que os agentes realizaram a verificação da mercadoria que estava no veículo.
Os tabletes de maconha estavam sob um carregamento de farelo de soja e ocupava todo o espaço da metade para baixo da carreta.

Ainda segundo a Sefaz-BA, o motorista da carreta, que saiu de Campo Grande (MS) para Natal (RN), fugiu do local enquanto os fiscais se preparavam para retirar a lona da carreta. O veículo e a droga foram encaminhados para o Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

Justiça Eleitoral institui Núcleo de Inteligência para atuar na fiscalização das contas de campanha



Para as Eleições 2016, a Justiça Eleitoral instituiu o Núcleo de Inteligência que irá atuar na identificação indícios de crimes eleitorais de qualquer natureza, em especial, àqueles relacionados com o o financiamento das campanhas eleitorais. O núcleo é formado por representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Receita Federal do Brasil e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
De acordo com Eron Pessoa, assessor-chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), o TSE vai investir em dois eixos principais para a fiscalização das campanhas: transparência do processo eleitoral e intercâmbio de dados. “O TSE tem trabalhado em conjunto com  outros órgãos de fiscalização na definição das tipologias para a identificação de indícios durante o curso da campanha, de maneira que as irregularidades identificadas possam ser compartilhadas com os Juízes Eleitorais e com o Ministério Público Eleitoral para ações específicas.”, disse.
O assessor lembrou que essa é a primeira vez que as prestações de contas serão divulgadas durante o curso da campanha, uma vez que as contas dos candidatos e partidos políticos serão entregues [digitalmente] a cada 72 horas à Justiça Eleitoral. “Pela primeira vez estaremos acompanhando desde o início da campanha e não mais apenas após a entrega da prestação de contas que ocorria 30 dias após a eleição. A divulgação do financiamento da campanha concomitante ao pleito permitirá à sociedade brasileira acompanhar e fiscalizar a efetiva campanha nas ruas com as receitas e despesas declaradas pelos candidatos, até mesmo, os próprios candidatos entre si podem exercer a fiscalização”, explicou.
Convênios
Os convênios firmados pelo TSE com órgãos da Administração Pública são comuns e fazem parte da rotina dos trabalhos do tribunal.
De acordo com Thiago Bergmann, da Asepa, o convênio com a Receita Federal já existe desde as eleições de 2002. “Além da emissão do CNPJs dos candidatos, a partir do recebimento do pedido de registro de candidatura encaminhado pela Justiça Eleitoral, é possível, por meio da análise da base de dados de CPF e CNPJ, verificar a situação de cadastro, se tem uma pessoa com CPF baixado ou irregular, ou mesmo identificar uma empresa fantasma ou CNPJ inexistente”, explicou.
Já por meio de convênio firmado com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a Justiça Eleitoral receberá os relatórios de inteligência financeira com situações de movimentações atípicas que tenham relação com questões eleitorais, para serem tratadas na prestação de contas.
A partir das informações de prestações de contas, foram definidos uma série de batimentos, buscando indícios de situações irregulares por meio de tipologias definidas pelo Núcleo de Inteligência. Por meio do convênio com o TCU, o TSE irá informar os dados de prestação de contas a partir dessas regras que foram definidas em conjunto, o TCU fará o batimento e enviará um relatório à Justiça Eleitoral para ser utilizado nas análises das prestações de contas”, explicou.
O núcleo de inteligência conta ainda com a expertise de investigação da Polícia Federal na definição das tipologias dos possíveis ilícitos no financiamentos das campanhas, que irão subsidiar os batimentos de dados entre as instituições conveniadas.
FP/TC

Suspeitos de assalto em Vitorino Freire são apresentados em São Luís


Apresentados na manhã desta sexta-feira (12), no auditório da Ciops da SSP, no bairro Outeiro da Cruz em São Luís,  quatro suspeitos de assalto ao Banco do Brasil em Vitorino Freire.
Eles foram localizados pela polícia no município de Porção de Pedras, na casa de  Maria de Jesus.
Um cerco foi montado em uma residência onde supostamente a quadrilha estaria morando, no Bairro Alto Brilhante, em Porção de Pedras. Eles eram moradores conhecidos no município.
Foram presos: Edi Carlos de Lima, natural do Rio Grande do Norte; Maria de Jesus Rodrigues de Sousa, esposa de Edi Carlos, natural de Porção de Pedras; Evandro Vieira Lima, natural do Rio Grande do Norte e Mário Silva Santos, natural do estado de Segipe. Com eles a polícia encontrou armas de grosso calibre, 15 bananas de dinamite e uma alta quantia em dinheiro.
Outros dois componentes da quadrilha estão foragidos.
Tentativa de assalto frustrada:
Na manhã de quinta-feira (11), uma tentativa de assalto à agência do Banco do Brasil de Poção de Pedras foi frustrada. A Ação foi abortada pelo Serviço de Inteligência e Operações Especiais da PM que há dias estavam no encalce do bando.

Dois elementos foram surpreendidos quando tentavam arrombar a agência pelos fundos. Houve troca de tiros, um bandido foi detido no bairro Alto Brilhante e o comparsa  tomou fuga sendo contido nas mediações do bairro de Fátima, próximo à Escola Família Agrícola.

Adolescente é esfaqueada dentro da escola em Imperatriz


A estudante M.S.P de 15 anos, sofreu uma tentativa de homicídio nesta quinta- feira (11), por volta das 15 horas, dentro da Escola Maria das Neves, no Bairro João Castelo, em Imperatriz. A adolescente levou três perfurações na região do tórax.
O fato aconteceu durante uma comemoração do dia do estudante, a vítima foi socorrida pela Samu e levada  até o Socorrão da cidade.
A estudante está em observação, mas fora de risco de morte. A agressora, A.S.M.P foi apreendida por policiais da Rotam e apresentada no Plantão Central onde foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio pelo Delegado Gustavo. Na manhã desta sexta feira (12) será encaminhada para Funac.

A avó de A.S.M.P afirma que a neta estava sem ir a escola durante uma semana, pois estava sendo ameaçada pela vítima.De acordo com testemunhas, a causa da briga teria sido porque a agressora teria curtido a foto do namorado da vítima em uma rede social.

Vitória do Mearim: polícia realiza operação de combate ao tráfico de drogas, três são presos


As polícias civil e militar de Vitória do Mearim deflagraram uma operação de combate ao trafico de drogas em diversos bairros da cidade.

De acordo com informações três suspeitos foram presos, ainda foi apreendida uma grande quantidade de drogas, aparelhos celulares, uma quantia em dinheiro, duas armas de fogo, e outros aparelhos eletrônicos, que segundo a polícia, seriam frutos de roubos praticados na região.