quinta-feira, 14 de abril de 2016

Homem é preso por estuprar netas de sua mulher

Por determinação de um mandado de prisão preventiva, decretado pelo juiz Weliton Sousa Carvalho, da 4ª Vara Criminal de Imperatriz, capturaram Marcônio Sousa Silva, na manhã desta quinta-feira (14), naquele município. Conforme explicações do delegado regional, Eduardo Galvão, ele é investigado por ter estuprado as duas netas de sua atual mulher, cujo nome foi preservado. As meninas teriam entre 12 e 10 anos.
De acordo com a fonte da Polícia Civil, a localização do criminoso foi efetuada pela Delegacia de Davinópolis, sob o comando do delegado Praxísteles Martins, mas a representação contra Marcônio foi feita pelo delegado plantonista Gustavo Tavares.

Após ser preso, ele foi levado ao Centro de Triagem, no prédio da Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), em Imperatriz.

CUT/VOX POPULI: GOLPE NÃO SOLUCIONA A CRISE

Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi para a Central Única dos Trabalhadores revela que, para 58% dos brasileiros, o impeachment não irá resolver a crise econômica que atinge o País; o levantamento, feito entre os dias 9 e 12 de abril com 2 mil entrevistados, aponta ainda que a população enxerga o golpe como uma vingança pessoal do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ); a imagem do vice-presidente Michel Temer é negativa para 61% dos brasileiros; além disso, a pesquisa aponta divisões regionais no País – no Nordeste, por exemplo, 54% dos entrevistados são contra o impeachment; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi também apontado como o melhor da história por 45% dos brasileiros, cinco pontos acima do levantamento anterior; confira a íntegra


Uma pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi para a Central Única dos Trabalhadores revela que, para 58% dos brasileiros, o impeachment não irá resolver a crise econômica que atinge o País.
O levantamento, feito entre os dias 9 e 12 de abril com 2 mil entrevistados, aponta ainda que a população enxerga o golpe como uma vingança pessoal do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A imagem do vice-presidente Michel Temer é negativa para 61% dos brasileiros.
Além disso, a pesquisa aponta divisões regionais no País – no Nordeste, por exemplo, 54% dos entrevistados são contra o impeachment
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi também apontado como o melhor da história por 45% dos brasileiros, cinco pontos acima do levantamento anterior. Confira a íntegra:
Para 58% dos brasileiros o golpe não é solução para o país, mostra pesquisa CUT/Vox Populi
Oposição aproveita desgaste do governo sem pensar que isso pode aumentar dificuldades do Brasil
Para a grande maioria dos brasileiros (58%), o Golpe de Estado em curso no Brasil não é a solução para os problemas econômicos e políticos do país.  Apenas 35% acham a cassação do mandato da presidenta Dilma Rousseff resolve os problemas.
A pesquisa também apontou que, embora 57% dos entrevistados sejam a favor do impeachment, 50% acreditam que a oposição está sendo oportunista e se aproveitando do desgaste do governo para tirar Dilma do poder, sem pensar que isso pode aumentar as dificuldades do Brasil. Também chama atenção o  alto índice de reprovação ao vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), líder do golpe. 61% dos entrevistados avaliam Temer negativamente e, para 49% dos entrevistados, o processo de impeachment que está tramitando no Congresso Nacional é vingança do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.
Já o ex-presidente Lula, apesar do massacre midiático que vem sofrendo nos últimos meses, continua sendo avaliado como o melhor presidente que o Brasil já teve. Essa é a avaliação de 45% dos entrevistados. Em fevereiro esse índice de 40% e em dezembro de 2015, de 44%. O segundo colocado é FHC, com 15%.
Para o presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas, os resultados da pesquisa mostram que os brasileiros estão absolutamente divididos quanto ao processo de impeachment e sabem que as questões mais importantes para a classe trabalhadora, como reaquecimento da economia e geração de emprego e renda não serão resolvidas pelos golpistas. Muito pelo contrário, vão piorar.  
“Numa sociedade democrática, sem apoio social, nenhum deputado ou senador embarcaria na aventura de cassar o mandato de uma presidenta eleita democraticamente que não cometeu nenhum crime.” Para Vagner, os/as trabalhadores/as e a sociedade em geral, querem mudanças na agenda da economia, geração de emprego decente, manutenção de programas sociais e não propostas como as que vêm sendo feitas pela oposição, como acabar com a valorização do salário mínimo e a reforma da previdência. “A turma do Temer só fala em arrocho salarial e sacrifício para a classe trabalhadora. E isso os trabalhadores não vão concordar nunca.”
A pesquisa CUT/Vox Populi mostra que a divisão dos brasileiros em torno da possível cassação do mandato de Dilma não está apenas nos que são pró e contra o impeachment ou quanto aos benefícios ou prejuízos do golpe para o Brasil, para a classe trabalhadora e toda a sociedade. Os brasileiros estão divididos também quanto ao oportunismo dos parlamentares, quanto ao comportamento do “quanto pior melhor”, que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) adotou desde que perdeu as eleições no ano passado e quanto à insegurança sobre o futuro do país. 
Oportunismo da oposição
Metade da sociedade, exatos 50% contra 45% registrado em dezembro de 2015, acredita que a oposição está sendo oportunista, se aproveitando do desgaste do governo com a crise econômica para tirar Dilma do poder. Isso, sem pensar que o golpe vai aumentar as dificuldades do Brasil. Já 41%, contra 39% de dezembro, acham que a oposição está apenas fazendo seu papel e que a saída de Dilma vai ajudar o Brasil a resolver seus problemas.
Aumentou também o percentual dos que criticam o oportunismo de Aécio e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para 57% dos brasileiros, Aécio e FHC só pensam nos seus próprios interesses quando apoiam o impeachment, pois não aceitaram a derrota eleitoral de 2014 e querem assumir o poder a qualquer custo – em dezembro o índice era de 49%. Outros 33% acham que eles estão pensando no Brasil e fazendo o que é correto – em dezembro o percentual era de 34%.
Ao contrário da certeza absoluta dos grandes meios de comunicação, a população está dividida e não sabe se Dilma será ou não afastada do cargo na votação do impeachment. O percentual dos que acreditam que Dilma será cassada é exatamente igual aos dos que não acreditam nesta possibilidade -  44%. Outros 12% não souberam ou não responderam a pergunta ‘Dilma sofrerá um impeachment?’. Em dezembro de 2015, 46% não acreditavam no impeachment contra 39% que acreditavam que Dilma seria cassada.
A maneira distorcida como a mídia trata o processo de impeachment também parece confundir a população. Metade dos brasileiros não sabe que para cassar um mandato é preciso haver um crime e que só provando que Dilma cometeu um crime, o Congresso Nacional poderia iniciar o processo.
E, mais uma vez, a pesquisa CUT/Vox Populi revela que a crise econômica reflete na opinião da população sobre a cassação da presidenta. Para 50% dos brasileiros, o fato de Dilma não fazer um bom governo justifica o impeachment. Para 43% dos entrevistados, não é razão para golpe o governo ser ruim.
Para 45% dos entrevistados, a presidenta Dilma sairá fortalecida se não houver impeachment. Para 29% enfraquecida e para 20%, fica igual está agora. Os percentuais são muito parecidos com os de dezembro de 2015, como mostra relatório anexo.
A desinformação causada pela mídia que tem interesse no golpe e age como partido político distorce a história e confunde a população. Por isso, 36%, o impeachment é anti-democrático, é um golpe. Para 52% não é um golpe.
Para o presidente da CUT, esses dados reforçam o papel manipulador da mídia.
AVALIAÇÃO DE MICHEL TEMER, O VICE-PRESIDENTE, UM DOS CHEFES DO GOLPE
61% dos entrevistados avaliam Temer negativamente e 33% positivamente. Em dezembro de 2015 a avaliação negativa era de 47% e a positiva de 41%.
VINGANÇA DE CUNHA
Para 49% dos entrevistados o processo de impeachment é vingança do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, réu em processo no Supremo Tribunal Federal. 28% discordam desta afirmação, 13% não concordam nem discordam e 10% não souberam ou não quis responder.
NORDESTE CONTRA O IMPEACHMENT
O maior percentual de pessoas contra o golpe foi registrado no Nordeste, onde 54% são contra e 40% favoráveis. Já no Centro Oeste/Norte foi registrado o maior percentual a favor do golpe – 65% a favor e 28% contrários. Em seguida, veem Sudeste, com 63% a favor e 32% contra; e, Sul, com 62% a favor e 33% contra o golpe.
PESQUISA
Os dados são da pesquisa feita pelo Instituto CUT/Vox Populi, que foi às ruas entre os dias 9 e 12 de abril avaliar sentimentos e opiniões dos brasileiros do campo e da cidade, a respeito do processo de impeachment contra a presidente Dilma que deve ser votado no próximo domingo, dia 17, na Câmara dos Deputados, e, se aprovado, seguir para o Senado.
Foram ouvidas 2 mil pessoas com idade superior a 16 anos, em todos os estados, exceto Roraima, e no Distrito Federal, de áreas urbanas e rurais de  118 municípios  das regiões Centro Oeste/Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.   


FRENTE CONTRA O GOLPE É ASSINADA POR 186 DEPUTADOS


A deputada Luciana Santos, presidente do PCdoB, protocolou nesta quinta-feira 14 uma Frente Parlamentar em Defesa da Democracia – documento contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff que recebe a assinatura de 186 deputados.
O número é maior do que o suficiente (172, contando abstenções) para barrar o impeachment, que será votado no próximo domingo 17 pela Câmara dos Deputados. O documento foi articulado pelo ex-presidente Lula junto aos deputados. Há ainda a assinatura de 30 senadores.
Mais cedo, o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que o governo continua otimista sobre a votação. "Todos nós sabemos que as bancadas estão muito divididas. Poucos partidos já estão decididos 100%. No mais é jogada para mídia. Temos segurança do trabalho que fizemos esses dias todos. Não tem risco de termos menos de 200 a 216 votos", afirmou nesta quinta.

O líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence, disse que o governo tem os quase 172 votos necessários para barrar o impeachment. "A oposição precisa de 342 votos 'sim' pelo impeachment e hoje eles não têm e não terão. E, nas ruas, o movimento pela legalidade democrática tem influenciado muito o voto de indecisos. O governo obviamente se preocupa com os indecisos. Há um trabalho de persuasão", afirmou.

Menores numa pick up entram em traseira de caçamba e ficam gravemente feridos


Dois adolescentes se feriram gravemente depois de se envolverem em um acidente na BR 135, na entrada da Vila Maranhão em São Luís.
Um menor de 16 anos dirigia uma pick up prata e acabou colidiu na traseira de uma caçamba. Ele estava acompanhado de outro adolescente de 15 anos. O estado dos dois é grave e ambos foram atendidos pelo Samu e encaminhados ao Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I.
A Polícia Rodoviária Federal acionada para atender a ocorrência, por se tratar de uma rodovia federal, teve conhecimento através de testemunhas que o menor que conduzia a picape estava em alta velocidade no momento da colisão.



Suspeitos de matar e esquartejar menor são presos em Pedreiras


Um homem foi preso e um adolescente apreendido suspeitos de matar e esquartejar Manoel Messias Silva de Sousa, de 14 anos, em Pedreiras, a 245 km de São Luís. O responsável pelo crime, José Antonio de Sousa, conhecido como ‘Toinho’, foi preso em casa. De acordo com a polícia, o menor apreendido de 16 anos teria ajudado José Antônio a matar Manoel Messias.
“Ontem à noite ainda representamos pela prisão preventiva do ‘Toinho’, que foi deferida pelo doutor Arthur, e hoje pela manhã conseguimos localizar e prender esse indivíduo, que já está aqui, à disposição da Justiça”, afirmou o delegado Plínio Napoleão, responsável pelo caso.
A dupla suspeita de cometer o crime teria espalhado partes do corpo do jovem pelo matagal. Segundo o delegado, o crime foi motivado por conta de uma dívida.
“Um troco, cerca de cem reais. É certo que a vítima teria tentado esconder esse menor e, ao perceber que estava sendo enganado pela vítima, ele [Toinho] partiu para as agressões físicas e juntamente com o outro, começou a desferir golpes de faca e acabaram esquartejando-o”, explicou.

Ainda conforme Plínio Napoleão, que acompanha as investigações, o jovem que está apreendido na delegacia da cidade já tem passagem pela polícia por tentativa de homicídio no ano passado.

Edição 2016 do 'CNH Jovem' terá vagas ampliadas em 50%


A diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), Larissa Abdalla, destacou, em entrevista realizada nesta quarta-feira, dia 13, as várias ações que têm facilitado o acesso da população aos serviços do órgão, principalmente aos programas de gratuidade sobre carteiras de motoristas. Dentre estes, o ‘CNH Jovem’, que deve ter um aumento de 50% nas vagas oferecidas.
Ano passado, o programa possibilitou que 2 mil jovens até 21 anos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas tivessem acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B ou AB. O programa arca com todos os custos, desde os cursos teóricos até a emissão da CNH.
Outro programa destacado na entrevista foi o ‘CNH Rural’, que vai custear carteiras de habilitação na categoria A (motos), para trabalhadores rurais com mais de 21 anos. Nesse primeiro ano do programa serão oferecidas 2.100 vagas, distribuídas nos 14 territórios rurais do Maranhão, sendo 150 vagas para cada região. As inscrições para o programa começam a partir do dia 2 de maio. “As inscrições do programa começam em 2 de maio. Serão 2.100 vagas, para o trabalhador rural se regularizar, obtendo a carteira de motorista na categoria A, para conduzir motocicletas”, complementou Larissa.
Exame toxicológico
Durante a entrevista a gestora respondeu a vários questionamentos dos ouvintes e lembrou que é a primeira mulher a assumir a direção geral do Detran-MA. “O sentimento de responsabilidade só aumenta”, disse, relembrando do caráter técnico do desafio de comandar uma pasta ligada ao trânsito. “Todas as obrigações do Detran-MA estão no Código de Trânsito Brasileiro”, destacou.

Um dos principais questionamentos dos ouvintes foram dúvidas sobre a exigência do exame toxicológico, que passou a valer em todo o Brasil, em 1º de janeiro, mas no Maranhão foi suspenso no último dia 31 de março. “Todos os 27 estados brasileiros ingressaram na Justiça e apenas seis conseguiram a suspensão, e o Maranhão foi um deles. Aqui, o motorista não vai precisar fazer o exame para obter ou renovar a carteira, nas categorias C, D e E”, respondeu Larissa ressaltando ainda que um dos pontos que norteou o pedido é o alto custo do exame a ser custeado pelo solicitante da carteira.

Campanha de vacinação contra gripe começa 30 de abril, em São Luís


A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) deSão Luís (MA) confirmou o início da campanha de vacinação contra a gripe Influenza para 30 de abril. Em 2016, segundo a Semus, meta é vacinar 80% do público-alvo – crianças com idade entre seis meses e cinco anos; doentes crônicos; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de saúde; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); a população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e os trabalhadores do sistema prisional. A campanha vai até o dia 20 de maio.
O ‘Dia D’ da campanha é no próprio dia 30 (sábado), quando as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para a vacinação. Serão 180 pontos de vacinação funcionando, com mais de 1,6 mil profissionais envolvidos em toda a capital maranhense.
“Estudos mostram que a vacina contra Influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença. Por isso, vamos mobilizar os grupos prioritários para comparecerem aos postos e tomar a vacina”, destaca a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe. A única contraindicação é para pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da vacinação.
Ainda de acordo com a Semus, a vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito, sendo eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no Brasil – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Em adultos, a dose é única. Para crianças, o esquema vacinal é de duas doses – com intervalo de 30 dias entre as duas – para que o sistema imunológico complete a proteção. Crianças que foram vacinadas no ano passado, este ano só recebem uma dose.