sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Maranhão está em primeiro lugar em acidentes com moto


O Maranhão ocupa o primeiro lugar no Brasil em número de acidentes com motociclistas. O governo do Estado está trabalhando para mudar esse quadro, especialmente nos municípios do interior.
Durante esta semana, as ações para reduzir os acidentes foi discutida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) com representantes da Federação dos Sindicatos dos Mototaxis, Motofretes e Motoboys.
Durante a reunião, o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, debateu as ações planejadas pelo órgão, como a realização de campanhas educativas, e apresentou dados estatísticos sobre o problema, como o fato de 9% dos acidentes de moto registrados no Brasil acontecerem no Maranhão, que possui 3% da frota nacional de motocicletas.

Antônio Nunes afirmou que outros órgãos públicos, de diferentes áreas, vão trabalhar em parceria com o Detran para enfrentar o problema. “Os acidentes geram gastos trabalhistas e é uma questão de saúde. Atualmente, 60% dos leitos dos hospitais são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito”, ressaltou.

Mais Médicos terá seleção em 50 municípios do Maranhão


No Maranhão, 50 municipios poderão solicitar novas vagas no peograma Mais Médicos, cujo edital tem validade até o dia 29 de janeiro.
O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab)do Ministério da Saúde.
A seleção, aberta nesta sexta-feira (16), integra 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos.
Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/).
Estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo.
A data e horário da inscrição do médico não serão mais considerados como critérios de seleção. Para a classificação do médico na concorrência das vagas foram estabelecidas as seguintes regras: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho - PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do ProUni ou FIES. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.

Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.

Maranhão imuniza mais de 95% do rebanho contra febre aftosa


O Maranhão atingiu o índice de 95,28% na cobertura vacinal contra a febre aftosa no rebanho maranhense, com a imunização de 7.243.538 bovinos e bubalinos. Os números referentes à segunda etapa de vacinação, ocorrida em novembro do ano passado, foram divulgados nesta sexta-feira (16) pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).
Esta foi a primeira campanha realizada após o Maranhão ter sido certificado internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação. O presidente da Aged, Sebastião Anchieta, almeja uma participação ainda mais expressiva nas próximas etapas de imunização.
“Nesta campanha, apesar de termos tido que prorrogar o prazo para o criador vacinar seu animal, conseguimos nos manter em um índice acima dos 95%. Esperamos contar com uma participação maior dos criadores para chegarmos a índices iguais ou próximos a 100%”, declarou.

O Maranhão foi certificado como zona livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Com a nova classificação sanitária, o setor pecuário vem sentindo os reflexos positivos como a valorização da arroba do boi, o aumento da comercialização de gado vivo e abatido, além de investimentos de grandes empreendimentos frigoríficos.

Mulher morre após engolir pedras de crack para não ser presa

 Rosemary Pereira Lindoso, de 30 anos, morreu de overdose na tarde de ontem (15), em São Luís. A mulher engoliu pedras de crack para não ser presa em flagrante pela Polícia.
Os policiais a abordaram quando ela estava em casa. Para não ser presa, Rosemary engoliu as pedras de crack. Ela foi levada para o 9º Departamento de Polícia, quando começou a passar mal. A mulher foi prontamente encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento do São Francisco (UPA Socorrinho II), mas morreu de overdose.