quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Governo amplia para 10% o desconto para pagamento do IPVA


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), ampliou o desconto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015. O percentual que antes era de 5% foi ampliado para 10% aos contribuintes que pagarem o tributo até o dia 31 de janeiro. A medida foi determinada pelo governador Flávio Dino diretamente ao secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves.
Com a medida estamos sinalizando nosso desejo de proporcionar uma carga tributária justa no Maranhão”, assinalou o governador Flávio Dino ao explicar que a ampliação desse desconto tem por objetivo reduzir o encargo dos contribuintes.
Os contribuintes que já pagaram o IPVA de 2015 com o desconto de apenas 5% terão o direito à restituição de 5% do valor do IPVA pago. O secretário vai disciplinar a restituição de forma simplificada para assegurar aos contribuintes a rápida devolução destes valores.
O contribuinte que não optar pelo pagamento antecipado até 31 de janeiro do IPVA 2015 poderá fazê-lo em cota única ou parceladamente em até três vezes, de acordo com o calendário de pagamento do tributo e a placa do veículo.
A frota de veículos no Estado do Maranhão é de aproximadamente 1,35 milhão. Não pagam o IPVA, veículos com mais de 15 anos de uso e aqueles para os quais há previsão de imunidade constitucional como os utilizados pelos órgãos públicos, além dos veículos dos corpos diplomáticos, táxi, adaptados para deficientes físicos e ônibus urbanos.
Pagamento
A partir de janeiro, os valores para o licenciamento de veículos do ano de 2015 poderão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, apenas com a informação do número do RENAVAM para o caixa da agência do BB.

A arrecadação do IPVA realizada em 2014 totalizou R$ 319 milhões com um acréscimo de 13,2% sobre a receita realizada em 2013, que somou R$ 281 milhões.  A Receita do IPVA é compartilhada entre o Estado e os municípios de licenciamento dos veículos, que ficam com 50% do valor arrecadado.

Professora é presa por tráfico de drogas em Santa Rita


Sete pessoas, entre elas uma professora da rede municipal, foram presas durante a operação Santa Rita Sem Drogas II.
Cinquenta policiais participaram da ação, que apreendeu ainda uma grande quantidade de drogas, celulares e dinheiro. As investigações tiveram início há seis meses.
Todos os presos serão encaminhados para a Delegacia Regional de Rosário, sendo que as mulheres serão transferidas para o presídio feminino.

Segundo a polícia a professora, que possui duas formações em nível superior, comercializava drogas para os adolescentes.

Mulheres de detentos são presas com drogas nas vaginas


Duas mulheres foram presas acusadas de tentarem entrar na Unidade Prisional de Ressocialização de Bacabal, Presídio de Piratininga, com drogas introduzidas nas vaginas.

Jeane Redondo Cordeiro e Marlene Sousa Aires tentavam levar os entorpecentes para os maridos, presos no Piratininga. O material foi apreendido durante revista. As duas foram levadas para o Distrito Policial para serem autuadas.

Secretário explica critérios para chamar aprovados na PM


O secretário da Secretaria de Gestão e Previdência (Segep), Felipe Camarão, disse hoje (07) que nada impede que o governo estadual faça a convocação de nil candidatos aprovados na primeira fase do concurso para a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
“Nada impede, juridicamente, que façamos essa chamada. Vamos prorrogar a validade do concurso e, aos poucos, chamar o quanto for possível para tentar solucionar os problemas da segurança pública no Maranhão”.
O concurso foi realizado em 2012 na administração da governadora Roseana Sarney. Na ocasião, 15 mil participantes do certame tiveram média para aprovação, mas ficaram abaixo da média de corte e por isso não foram classificados.
Na semana passada, o governador Flávio Dino anunciou que chamaria mil candidatos. A promessa foi feita após receber o cargo no Palácio dos Leões e faz parte de 17 medidas anunciada por ele naquele dia.
“Chamaremos só os que alcançaram a pontuação exigida, até os 24 pontos. E a ordem será a de classificação”, destaca o secretário Felipe Camarão. Os novos convocados passarão por testes de aptidão física e curso de formação.

Além da convocação, o decreto institui ainda a formação de uma Comissão específica para analisar caso a caso pendências com candidatos que questionem reprovações através de ações judiciais. Gerenciada pela Segep, a comissão vai avaliar os motivos da reprovação e os argumentos apresentados, propondo acordos a serem submetidos à homologação judicial, quando cabível.

Grupo explode caixas eletrônicos em Senador Alexandre Costa no MA


A polícia está em busca de cinco suspeitos de terem explodido caixas eletrônicos da agência do Bradesco na madrugada desta quarta-feira (7), no município de Senador Alexandre Costa, que fica a 311 km de São Luís, no Maranhão. De acordo com informações da polícia, cinco homens participaram da ação e todos estão foragidos.

Ainda de acordo com informações da polícia, os assaltantes estavam em motocicletas e fugiram rapidamente após a tentativa de roubo. Não havia dinheiro nos caixas eletrônicos.

São Luís já registra 21 mortes violentas em janeiro, diz Ciops

De acordo com informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), 21 mortes violentas ocorreram na Região Metropolitana de São Luís nos seis primeiros dias deste ano, o que representa mais de três casos por dia. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (6).
Somente do dia 01 ao dia 5, foram registrados 12 homicídios dolosos, segundo o Ciops. Os outros casos foram classificados como lesão corporal seguida de morte, homicídio decorrente de intervenção policial e mortes acidentais, como um afogamento ocorrido na praia do Calhau, em São Luís.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, de janeiro até novembro de 2014, foram registrados 824 assassinatos, na região metropolitana de São Luís. O levantamento aponta, ainda, que foram registrados 112 assassinatos em novembro, considerado o mês mais violento de 2014.
De acordo com o Observatório da Violência, um grupo criado por representantes da Justiça, das policias, advogados e da sociedade civil, a violência no Maranhão aumentou cerca de 400%, entre 2000 e 2012.

Mortes
Na segunda-feira (5) um assaltante morreu em confronto com a polícia, no bairro Coroado; um preso foi morto no complexo de Pedrinhas por segurança quando tentava fugir, e três homicídios foram registrados na região Metropolitana. Na tarde dessa terça-feira (6), o comerciante Alessandro Santos Sampaio, de 31 anos, foi morto a tiros na Vila Industrial.