quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Caminhonete com documentos e equipamentos subtraídos ilegalmente da prefeitura de Olinda Nova é apreendida pela PRF



Na tarde desta quarta-feira, por volta das 15h54, uma equipe PRF da Unidade Operacional de Santa Inês, distante 250 km da capital, apreendeu uma caminhonete VW/Amarok CD, de cor branca e placa NZW-8567, que transportava diversos materiais da Prefeitura do município de Olinda Nova do Maranhão, localizado no noroeste do estado.

Minutos antes a equipe havia recebido uma informação através de denúncia anônima que um veículo com as mesmas características poderia passar naquela UOP PRF transportando irregularmente computadores e outros bens pertencentes ao acervo patrimonial da Prefeitura.

Ao ser abordado na BR 316, o condutor, de 37 anos,  informou que os bens transportados haviam sido retirados da Prefeitura sem autorização. Durante a fiscalização foi constatado que a caminhonete estava completamente abarrotada de documentos da Prefeitura relativos à gestão anterior, fato que, em tese, configura suspeita de crime de supressão de documento (art. 305 - Destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor), considerando que foi dito pelo acusado que a atual gestora do município não tem ciência do transporte de tais documentos.

Reforça ainda a suspeita de possível irregularidade o fato de ter ocorrido a mudança de gestão há apenas três dias. O condutor disse que trabalha para o prefeito anterior e recebeu o veículo deste já com toda a documentação e os demais materiais embarcados.

O motorista disse ainda que não sabe onde entregaria o veículo ao chegar a São Luís, e que ficou apenas de avisar por telefone quando estivesse chegando.

Os PRFs encaminharam a ocorrência para a Delegacia de Polícia Civil em Santa Inês-MA.

Fonte: NUCOM / com informações da equipe de plantão


Bandidos explodem viatura da PM com granada


A Polícia Militar do Maranhão confirmou, às primeiras horas da madrugada de hoje, que as explosões ocorridas à noite passada na BR-316, em Bacabal, não foram contra uma viatura policial e sim contra duas caminhonetes Hilux da própria uma quadrilha que iria realizar um grande assalto naquela cidade contra a Prosegur, uma empresa espanhola de transporte de valores que se instalou há pouco tempo no município. “Provavelmente eles destruíram os próprios veículos para não deixar vestígios”, disse o comandante da PMMA, Coronel Pereira, em contato com o Jornal Pequeno.
Com a chegada da Prosegur em Bacabal e ciente de assaltos de grandes proporções praticados recentemente contra a empresa internacional em Marabá e Redenção, no Pará, o comandante da PMMA instalou em Bacabal uma base do COSAR (Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural), que, além de proporcionar mais segurança na região, estaria apta a enfrentar esse tipo de situação.
Abordagem e troca de tiros – Passava das 20h00, quando, nas imediações do Motel Confidence, na BR-316, policiais bacabalenses fizeram uma abordagem a uma caminhonete Hilux suspeita. Os integrantes do veículo reagiram e houve troca de tiros. Em instantes, chegaram mais três Hilux com mais homens fortemente armados, o que obrigou os policiais, em desvantagem e praticamente sitiados, a abandonarem a viatura e a se protegerem no matagal. Na troca de tiros, a viatura da polícia ficou crivada de balas. Com a chegada de reforço, os policiais que haviam deixado a viatura foram resgatados e os bandidos, antes de fugir em duas das caminhonetes, explodiram as duas outras, utilizando granadas ou dinamite
Segundo o comandante da PM, mais de 30 homens da polícia estavam na área, ontem, à noite, sob o comando do Tenente Coronel Jurandir, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal, tentando capturar o bando, que abandonou a área em duas caminhonetes. Ainda ontem à noite, o coronel Pereira deslocou para Bacabal integrantes do CTA (Centro Tático Aéreo), por terra, e da COI (Companhia de Operações Especiais), para reforçar o policiamento nas buscas aos bandidos.

No último contato com o JP, já à madrugada desta quarta-feira, o coronel Pereira informou que a explosão das duas caminhonetes dos bandidos abriu uma verdadeira cratera no local.