segunda-feira, 22 de junho de 2015

Colisão frontal deixa pelo menos dois mortos na BR 135




Uma colisão frontal envolvendo uma caminhonete Hilux e um veículo Corsa Classic foi registrada por volta de 16h desta segunda-feira (22) no quilômetro 35 do Campo de Periz, BR 135. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, pelo menos, duas mortes já foram confirmadas. Há vítimas presas entre as ferragens e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros já foram acionados para auxiliar no resgate. A causa do acidente pode ter sido uma ultrapassagem indevida. O congestionamento nos dois lados da rodovia é grande neste momento.

Cai em 60% o número de fugas e homicídios nos presídios do Maranhão


Um diagnóstico comparativo realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) aponta números animadores em relação às medidas adotadas pelo Governo Flávio Dino para mudar a situação do sistema prisional maranhense. Os números revelam que, apesar da atuação mais firme da Segurança Pública, o que fez crescer a taxa de encarcerados, caiu o número de fugas e também o de homicídios no interior das unidades prisionais. Por determinação do governador, ações que aliam disciplina e humanização na condução das penas têm sido adotadas para por fim aos problemas históricos dos presídios do Maranhão.
Os dados revelam que o número de fugas nos primeiros cinco meses de 2015 caiu em 30,19% em todo o Maranhão, quando comparado aos primeiros cinco meses do ano passado. De janeiro a maio de 2014 foram 53 fugas, no mesmo período deste ano, ocorreram 37. Em São Luís, a melhora foi ainda mais significativa. Nos primeiros cinco meses de 2015 foram 16 fugas – nenhuma durante todo o mês maio – já em 2014, de janeiro a maio foram 42 fugas. A redução chega ao percentual de 61,90%.


Também houve queda em relação ao número de homicídios no sistema prisional. Em todo o Maranhão, entre janeiro e maio de 2014, foram 14 mortes. Em 2015, esse número caiu quase para a metade, com apenas seis homicídios. A redução foi de 57,14%. Se observada somente a capital, novamente, a redução foi maior, de 63,67%. O quadro mudou de 11 assassinatos ocorridos entre janeiro e maio de 2014 para apenas quatro no mesmo período de 2015.
Quando observada a ocupação dos presídios no Maranhão, o diagnóstico da Sejap registrou elevação de 9,46% no número de presos nos últimos cinco meses, fruto da atuação mais intensa das forças de Segurança Pública no mesmo período. Atualmente, são 6.146 encarcerados para 4.299 vagas, o déficit é de 42,96%. Em janeiro de 2015, o déficit era de 30,61%. Já em 2014, em junho, o déficit era 42,64% e em janeiro era de 32,55%. Neste período a capacidade era menor, de apenas 3607 vagas distribuídas pelo estado.
Medidas estratégicas
De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, houve mudança estratégica na gestão dos presídios. “O que se pretende é, de fato, chegar a uma renovação concreta, tanto nos métodos de trabalho como nas estruturas institucionais. É isso o que configura uma verdadeira nova gestão e que deve ser voltada a resultados efetivos”, afirma o secretário.
A nova política para o sistema prisional do Governo do Maranhão inclui a ampliação do quadro de servidores na área de segurança prisional, que é uma das prioridades do governador Flávio Dino. Neste sentido, até que seja possível fazer concurso, a Sejap realiza seletivo para contratação de 920 auxiliares penitenciários, lotados em 18 municípios que sediam unidades prisionais e que estão agrupados em nove regiões. Criado pela atual gestão, com o apoio do sindicato da categoria, o cargo de auxiliar penitenciário vai resultar no desligamento definitivo de 900 funcionários terceirizados, o que ainda vai enxugar os gastos do governo na área.
Outras medidas também são importantes para aumentar a segurança dentro dos presídios. No Complexo Penitenciário de Pedrinhas, por exemplo, foi instalado um sistema de aprimoramento da segurança. É a central de identificação biométrica de presos, que permite checar os dados pessoais de cada detento, evitando duplicidade, falsidade ou adulteração de documentos e informações.
Além disso, também em Pedrinhas, foi instalada a Central de vídeomonitoramento. Com essa tecnologia, os presos passam a ser acompanhados em tempo integral, diretamente dos pavilhões e de outras dependências do presídio, como o pátio para visitas e banhos de sol e os terrenos de capina e de coleta de lixo, feitas pelos próprios internos. O sistema conta com quatro funcionários operando a captação de 28 câmeras de alta resolução com alcance de até mil metros de distância e perímetro de 360°, instaladas em pontos estratégicos.
Como incentivo ao comportamento dos presos, tarefas como capina, limpeza dos pavilhões, coleta de lixo e cuidados com a horta estão na lista daquilo que os internos com melhor comportamento ganham para conseguir regressão de pena.
A perspectiva metodológica também mudou. Para além da responsabilização pelos crimes, é preciso que os internos retornem ao convívio social com expectativas reais de profissão e de renda. Por isso, no Complexo de Pedrinhas, por exemplo, foi mudada a rotina, para garantir disciplina. Agora todos os detentos usam uniformes e permanecem nas celas, que ficam trancadas. Antes, eles circulavam livremente pelos pavilhões e era praticamente impossível identificar os autores dos crimes que ocorriam entre eles.
As visitas, que antes eram coletivas e no interior dos pavilhões, agora são vigiadas por escoltas e acontecem em pátios abertos. “São medidas muito simples, mas de grande eficácia porque delimitam a presença da ordem, da vigilância e do controle. Os presídios não funcionam sem isso”, destacou o secretário Murilo Andrade.


Motociclista morre ao bater de frente com caminhonete em Pinheiro


Um grave acidente ocorreu por volta das 21h40 deste domingo (21) em uma estrada de Pinheiro, no interior do Maranhão.
O acidente envolveu uma moto Honda Fan e uma caminhonete D-20. Os veículos colidiram de frente e o jovem que conduzia a moto não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Segundo informações de populares, a caminhonete estava com apenas um farol funcionando, o que provavelmente confundiu a vítima. O motorista do veículo ficou ferido e foi conduzido para o Hospital Antenor Abreu em estado grave.