quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Correios de Alcântara é assaltado por trio armado


Uma agência dos Correios foi assaltada na tarde desta quinta-feira (08) no município de Alcântara, a cerca de vinte quilômetros de São Luís.
De acordo com informações do delegado Ricardo Moura, três homens teriam entrado na agência no momento em que estava sendo aberta. O trio rendeu o vigilante e três funcionários dos Correios estavam no local. Apenas munições da arma do vigia foram levadas.

Não há imagens de videomonitoramento, já que os bandidos viraram as câmaras antes de anunciarem o assalto. A Polícia Civil faz buscas no intuito de prender os acusados.

PM põe fogo em casa com ex-mulher e filha, em Zé Doca


Um soldado da polícia militar identificado como Moisés de Deus e Silva, de 42 anos, ateou fogo na casa da ex-mulher, ainda não identificada, nessa quarta-feira (8), em Zé Doca. O município maranhense está localizado a 302 Km de São Luís. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP).
Segundo informou a SSP ao Portal Guará, a causa para a tentativa de homicídio, teria sido o fato da ex-esposa não ter deixado o militar ver a filha, que estava dormindo em um dos quartos do imóvel.
Moisés de Deus usou gasolina para atear fogo na casa. As chamas foram controladas por vizinhos, que, de forma apavorada, foram acionados pelas vítimas.
Depois do ato criminoso, o PM fugiu do local. A polícia ainda realiza buscas para capturá-lo. Ainda segundo informações da SSP, Moisés tem um histórico de envolvimento com drogas. Ele passou por um tratamento de reabilitação no ano passado, em São Luís, e tentou cometer suicídio, dando um tiro na região da boca.

Além do envolvimento com entorpecentes, contra o policial, de acordo o Delegado Regional de Zé Doca, existem vários procedimentos por agressão e ameaças a ex-companheira.

Assaltantes do banco Itaú são mortos em confronto com a PM


Quatro homens foram mortos em confronto com a Polícia Militar no Miritiua, em Paço do Lumiar, agora há pouco. Eles eram acusados de assalto ao banco Itaú, na rua da Paz, em São Luís.
De acordo com informações preliminares repassadas pela polícia, um ônibus que estava no ponto final também foi atingido com os tiros. Os bandidos tinham fugido em um Fiat Linea de placas NWV 9263, que também foi cravejado de balas.

Os corpos foram encaminhados para o hospital Clementino Moura, o Socorrão II.




Governador não vai homologar compra de iguarias prevista em licitação de Roseana


O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) não vai homologar a compra de iguarias requintadas para abastecer a despensa do Palácio dos Leões, previstas numa licitação feita pelo governo Roseana Sarney (PMDB) no fim do ano passado.
Por meio de nota, o governo do Maranhão informou que o edital no qual constam as iguarias – entre elas, 220 kg de bacalhau do Porto (preço: R$ 17.800) e 80 kg de salmão defumado (preço: 5.530) – “foi publicado no dia 13 de novembro e a licitação, na modalidade pregão ocorreu no dia 2 de dezembro, portanto, ainda na gestão anterior, que adjudicou o resultado do certame”.
“O processo encontra-se na Casa Civil para homologação, o que não ocorrerá nos termos propostos pelo governo passado”, esclarece a nota, que conclui, afirmando que “durante a gestão do governador Flávio Dino nenhum quilo de farinha d’água foi consumido no Palácio dos Leões pagos com recursos públicos, muito menos bacalhau e salmão”.
O esclarecimento é uma referência ao que foi divulgado em blogs ligados ao grupo Sarney, de que Dino iria trocar as lagostas que Roseana Sarney pretendia licitar no começo do ano passado por bacalhau e salmão.
Em janeiro de 2014, em plena guerra contra criminosos, que atacavam ônibus a mando de facções instaladas nos presídios maranhenses, a governadora Roseana Sarney planejou promover uma licitação para abastecer as geladeiras das residências oficiais do governo – o Palácio dos Leões, no centro de São Luís, e a casa de praia usada pela governadora, na Ponta do Farol.
Os alimentos que constavam na lista remetiam a um cardápio de um restaurante cinco estrelas, como lagosta, camarões dos mais variados tipos, bacalhau do Porto e patinha de caranguejo, entre outras delicatessen.
Devido à repercussão do assunto – inclusive com intervenção da Justiça estadual, que mandou suspender a compra –, Roseana decidiu adiar a licitação, mas no fim do mesmo ano propôs novo certame, que agora, segundo o novo governo, não será cancelado, mas terá seus itens revistos por Flávio Dino.
NOTA DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO MARANHÃO
Acerca de licitação para abastecer a dispensa do Palácio dos Leões, a Secretaria de Estado da Comunicação esclarece que:
1. Todo o processo licitatório, desde a escolha dos itens constantes do edital, foi realizado pela ex-governadora Roseana Sarney;
2. O edital foi publicado no dia 13 de novembro e a licitação na modalidade pregão ocorreu no dia 2 de dezembro, portanto, ainda na gestão anterior, que adjudicou o resultado do certame;
3. O processo encontra-se na Casa Civil para homologação, o que não ocorrerá nos termos propostos pelo governo passado;
4. Por fim, esclarecemos que durante a gestão do governador Flávio Dino nenhum quilo de farinha d’água foi consumido no Palácio dos Leões pagos com recursos públicos, muito menos bacalhau e salmão.
OUTRO LADO

A ex-chefe da Casa Civil, Anna Graziela Costa, afirmou que durante o período de transição o deputado estadual Marcelo Tavares, indicado pelo governador eleito Flávio Dino, foi informado do edital em uma das reuniões na Casa Civil. Após tomar conhecimento do processo, Marcelo Tavares solicitou que a licitação para compra de alimentos para a residência oficial do governador tivesse prosseguimento.

Acordo do Governo com MP e Sindicato dos professores garante contratação


O Governo do Estado vai realizar processo seletivo emergencial para contratação temporária de mil professores, neste semestre, e concurso público para categoria, este ano. O acordo que referendou a proposta foi firmado, nesta quarta-feira (7), entre a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres; o procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia; a promotora de Justiça, da 2ª Promotoria Especializada na Defesa da Educação, Maria Luciane Lisboa Belo; e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).
A medida visa garantir que, o início do ano letivo nas escolas do estado, previsto para 16 de março, seja com todos os professores em sala de aula e sem déficit nas disciplinas.
Áurea Prazeres enfatizou que o seletivo tem caráter emergencial.  “O propósito é assegurar que os estudantes iniciem o ano letivo com professores em todas as disciplinas”, explicou.
“O Sindicato não medirá esforços no sentido de contribuir na elaboração de todas as fases do edital. Tanto para o seletivo quanto para o concurso que beneficiará os profissionais da educação”, disse o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.
A promotora Maria Luciane Lisboa Belo informou que, no edital do seletivo, vai ficar explícito as datas de realização do concurso para magistério da educação básica do estado. Para o procurador Rodrigo Maia a iniciativa é positiva. “Vamos colaborar para que, em caráter de emergência, os alunos iniciem as aulas com professor em sala de aula”, ressaltou.
Concurso
Por meio do acordo ficou definido que o concurso público, com previsão para agosto deste ano, irá oferecer seis mil vagas para professores nos diferentes níveis de ensino.

A secretária Áurea Prazeres disse que a prioridade do governador Flávio Dino é o concurso público. “A meta é a realização de concurso público para eliminar o déficit de professores na rede pública estadual de ensino”, destacou.

Vitória do Mearim: carnaval 2015 vai relembrar antigas escolas de samba


A secretaria de cultura de Vitória do Mearim, já esta trabalhando a organização do carnaval 2015. Nesta quarta feira, foi realizada a primeira reunião para escolha do tema do carnaval, e analise dos pacotes de bandas que irão animar o folião na praça Rio Branco.
Este ano durante o carnaval de Vitória do Mearim, as escolas de samba serão relembradas, e com o tema: recordando a folia, unidos geral nas asas da alegria, também serão homenageadas.
As agremiações a serem homenageadas são: UNIDOS DE VITÓRIA, GERAL, E ASA BRANCA que deixaram um grade legado para a cultura de Vitória do Mearim.

Em breve estaremos divulgando os nomes das bandas que irão esta no carnaval de Vitória do Mearim.