segunda-feira, 6 de julho de 2015

Polícia apreende maconha avaliada em R$ 550 mil em São Luís


A Polícia Civil através do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) apreendeu no fim da manhã desta segunda-feira (6), em São Luís, 50 kg de Skank, entorpecente derivado da maconha. Segundo informações do delegado Claudio Mendes, titular do Denarc, a droga que foi apreendida no bairro da Fé em Deus, na capital, está avaliada em 550 mil reais.
“Esses 50 kg de skank, que é uma derivação da maconha, é 10 vezes mais caro que a maconha propriamente dita, tanto que ela é conhecida como a “maconha dos ricos”. Ela está avaliada em 11 mil reais, e se formos calcular em prejuízo aos criminosos eles perderam um total de 550 mil reais, que para eles é muita coisa”, explicou.
Ainda conforme o delegado, a droga que estava vindo do estado de Goiás, estava sendo transportada em um carro de passeio conduzido por Leonardo Silva de Freitas, de 27 anos, que foi autuado em flagrante. No veículo, também se encontrava uma adolescente de apenas 16 anos, que foi apreendida. “Essa material estava vindo do estado de Goiás, de acordo com as nossas investigações, e no momento da apreensão ela estava em poder do Leonardo que dirigia o carro. Nós também apreendemos uma menor no momento do flagrante”.
O delegado disse que durante o seu depoimento Leonardo afirmou que o material apreendido pertencia ao presidiário Flávio Júnior Barcelos Pinto, 26. Flávio, que também é conhecido como “Paulista”, atualmente cumpre pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, por tráfico de drogas. O delegado garante que mesmo da prisão ele será autuado novamente.
“O Leonardo revelou que um presidiário de Pedrinhas identificado como Flávio Júnior Barcelos Pinto, também conhecido como “Paulista”, era o dono da droga. Ele mesmo de dentro do presídio estava dando ordens de onde a droga deveria ser encaminhada”.

Leonardo Silva de Freitas será encaminhado ainda na tarde desta segunda-feira para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficará à disposição da Justiça. Já a adolescente recebeu um Boletim Circunstancial de Ocorrência (BCO) e foi entregue aos seus responsáveis.

Operações já apreenderam 1.177,6kg de drogas no Maranhão



O combate ao tráfico de drogas é uma das prioridades do Governo do Maranhão, pois essa prática criminosa é responsável pelo registro de várias outras, como homicídios e latrocínios, além do financiamento de organizações criminosas. Nos seis primeiros meses deste ano, as forças policiais do Maranhão já apreenderam 1.177,6kg de drogas. Esse número representa um aumento de 165% em relação às apreensões registradas no mesmo período do passado, quando foram apreendidos 444,2kg de droga.
“Combatendo o tráfico de drogas estamos atuando na prevenção de uma série de outros crimes, pois é daí que vem o financiamento das organizações criminosas. Sem dinheiro elas perdem força de atuação. Com o combate ao tráfico também colaboramos para a redução dos índices de violência”, destacou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, relatando que uma das prioridades do governo Flávio Dino é colocar em prática a política de promoção de paz.
Do total de drogas apreendidas de janeiro a junho deste ano no Maranhão, 837,3kg foram de maconha e 340,2kg foram de cocaína e seus derivados, incluindo merla e crack. Nos seis primeiros meses de 2014 foram apenas 358,9kg de maconha e 85,3kg de cocaína e derivados. Os dados são do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) e do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim-MA).
O resultado tão positivo se deve à integração inédita dos serviços de inteligência de todas as forças policiais do estado. “Com esse fluxo de informação bem-definido pelo governo Flávio Dino, conseguimos fazer intervenções mais rápidas e precisas”, frisou o delegado-geral Augusto Barros.
Plantações de maconha
Fazendo uma análise mais profunda, é possível identificar um número ainda mais expressivo de drogas apreendidas no estado, já que nos registros do SINESPJUC e do Icrim não estão contabilizadas as centenas de pés de maconha clandestinos encontrados e incinerados em várias regiões do estado no início deste ano.

No mês de maio, uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia Choque (BPChoque), a Polícia Militar e o Grupo Tático Aéreo (GTA), acabou com um plantio de 9 mil pés de maconha no município de Santa Luzia do Tide. Somente na região de Tutóia, duas plantações foram incineradas apenas neste ano: uma em fevereiro e outra em junho.

E a violêcia segue na Ilha: Homem é morto em assalto no Turu


Um homem identificado como Wellington Alves de Oliveira, de 20 anos, aguardava a abertura da loja onde trabalhava quando foi surpreendido por dois assaltantes em uma motocicleta, que dispararam contra a vítima e levaram seu aparelho celular na manhã desta segunda-feira (06) no bairro do Turu.

Wellington é natural do município de Icatu e veio a São Luís para trabalhar. A policia já está no local.

Motociclista é esmagado por caminhão na BR-222


Um acidente ocorrido na BR-222, por volta da 19h deste domingo (5), em frente à Vila Progresso II, deixou uma vítima fatal. George Mendes da Silva, de 52 anos, foi atingido por um caminhão enquanto trafegava com sua moto.
O motorista do caminhão que atingiu a vítima fugiu do local sem prestar socorro. A vítima ficou irreconhecível pois seu corpo foi esmagado pelo veículo.
O irmão da vítima reconheceu que era George Mendes apenas pela sua moto, que incrivelmente teve poucos danos

Professora é espancada até a morte pelo ex-marido em Balsas


Uma professora identificada como Márcia Claudete da Silva Queiroz, de 43 anos, foi espancada até a morte pelo ex-marido na madrugada do último sábado (4), no município de Balsas.
Segundo informações da polícia, o homem quebrou uma das janelas da casa e entrou na residência para agredir a mulher. No momento do crime, a vítima estava com o tal namorado, que fugiu e a deixou sozinha com o assassino.
Márcia Claudete ainda foi socorrida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime.

Segundo informações da mãe do suspeito, ele chegou em casa, trocou de roupa e fugiu. O homem ainda não foi preso.