terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Empresário atropela bandidos após ser assaltado em São Luis


Passou por procedimento cirúrgico na tarde desta terça-feira (27) no hospital Clementino Moura, o Socorrão II, um homem envolvido em assalto na avenida Santos Dumont, no bairro São Cristovão.
Jean Costa Silva, 30 anos, e outro homem teriam abordado o empresário Flávio Moreira Lima em uma oficina na manhã de hoje. Lima teve um cordão avaliado em R$ 15 mil e um aparelho celular roubados. Houve luta corporal e disparo de arma de fogo, mas Flávio não foi atingido.
A dupla conseguiu fugir, mas Flávio seguiu em perseguição. Em certo momento, a vítima jogou o carro para cima dos assaltantes. Os bandidos caíram no chão e as arma deles também foi arremessada. Um deles conseguiu fugir, já Jean Costa se embrenhou pelo matagal e foi localizado momentos depois pelo Grupo Tático Aéreo (GTA).
Assim que receber alta do Socorrão II, Jean Costa Silva será encaminhado para o Distrito Policial do São Cristóvão. Ele será autuado por roubo qualificado.
Recentemente, o empresário Flávio Moreira Lima sofreu uma tentativa de assalto. Na ação ousada, ele foi abordado por assaltantes que pediram o carro em que estava, além de joias. Lima não só negou repassar os pertences, como desafiou os assaltantes a atirarem nele. Assustada, a dupla fugiu do local sem levar os objetos.


Flávio Dino dá arrancada para melhorar condições de vida dos maranhenses


O governador Flávio Dino e o vice Carlos Brandão recepcionaram, nesta segunda-feira (26), prefeitos e sindicalistas para apresentar o conjunto de ações que serão articuladas pelo Executivo Estadual para alavancar os indicadores sociais dos municípios contemplados com o Plano de Ação ‘Mais IDH’. A reunião, no Palácio dos Leões, teve o intuito de convocar os prefeitos a unirem esforços para viabilizar ações concretas que garantam condições de vida digna a todos os maranhenses.
As ações do Plano de Ação ‘Mais IDH’ beneficiarão os 30 municípios com menor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão, projeto que compõe o programa de governo debatido com a população durante o ano de 2014. Articulando as secretarias responsáveis pelas políticas públicas que serão implementadas já em 2015 em cada município que integra a lista dos 30 municípios com IDH mais baixo, o Estado promoverá ações focadas na promoção de qualidade de vida nesses locais.
O governador explicou aos presentes cada uma das ações que serão implementadas ao longo dos próximos meses. Os secretários que integram o Comitê Gestor detalharam as ações que serão conduzidas em cada pasta, que terão direcionamento para as áreas da Educação, Atenção Básica à Saúde, melhoria do Saneamento, Habitação, Produção Agrícola, Combate ao Analfabetismo e à Fome, entre outros.
Segundo Flávio Dino, a diretriz da gestão é garantir que esses municípios dêem um grande salto na qualidade de vida em um curto espaço de tempo, pois, pela primeira vez, terão atenção direcionada pelo poder estadual. “Tendo vontade política, vamos atrás de todas as condições financeiras e institucionais para fazer acontecer”, garantiu o governador ao explicar que está buscando pessoalmente o apoio do Governo Federal e dos municípios para realizar as ações num esforço conjunto.
O governador afirmou ainda que verbas do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza e as parcerias com a União e outras entidades do poder público darão viabilidade a cada uma das ações.
O presidente da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), Gil Cutrim, enalteceu a iniciativa do governador em ouvir os prefeitos, estabelecendo um marco no diálogo entre o governo estadual e os municípios. De acordo com o presidente, essa foi a primeira vez que a maioria dos prefeitos foram convidados a estar no Palácio dos Leões.
A reunião foi elogiada pelos prefeitos, que se comprometeram em colaborar com as ações em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores. O município de Lagoa Grande do Maranhão, com 12,8 mil habitantes, está na sexta colocação no ranking. O prefeito Jorge Melo Dias afirmou que irá se empenhar para que o Maranhão possa superar o estado de extrema pobreza.
Indicadores dos municípios – O Estado está construindo um diagnóstico preliminar dos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A metodologia para levantamento dos indicadores sociais foi debatida pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (Imesc) com representantes de dez órgãos que compõem o Comitê Gestor do Plano ‘Mais IDH’.
Os dados e indicadores vão levar em consideração as ações que devem ser promovidas nas áreas de saúde e saneamento básico, renda e educação. O Imesc apresentou diagnóstico da situação atual dos municípios e destacou o trabalho das secretarias como fundamental para formação de um banco de dados que terá a função de ajudar a planejar as ações do Comitê Gestor.
30 municípios com menor IDHM
Fernando Falcão, Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Carú, Santana do Maranhão, Arame, Belágua, Conceição do Lago-Açú, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Pedro do Rosário, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São João do Sóter, Centro Novo do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Santo Amaro do Maranhão, Araioses, Governador Newton Bello, Cajari, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão, São Francisco do Maranhão e Afonso Cunha.
Ações apresentadas pelo Comitê Gestor
Direitos Humanos:
-Promoção do acesso à documentação e à informação.
-Realização do Mutirão Mais IDH e instituição dos Comitês Municipais do Mais IDH.
-Mobilização, articulação e capacitação dos Fóruns Mais IDH.
Educação:
-Valorização do magistério.
-Melhoria da infraestrutura das escolas.
-Alfabetização de crianças e adultos.
-Investimento nas tecnologias educacionais.
Saúde:
-Implementar o monitoramento e a avaliação das atividades dos agentes comunitários de saúde.
-Potencializar ações na área da atenção básica.
-Realizar estações de saúde e busca ativa para pacientes de risco e/ou sintomáticos para endemias negligenciadas.
-Intensificar cadastro e monitoramento e vigilância em saúde com foco nas crianças (menores de cinco anos), gestantes hipertensos e diabéticos.
Produção agrícola e agricultura familiar:
-Assegura assistência técnica e extensão rural às famílias beneficiárias do plano.
-Estimular, fomentar e garantir o apoio para a promoção da segurança alimentar e nutricional.
-Promover a inserção dos agricultores familiares no mercado institucional (Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar).
-Coordenar e gestar a concessão de fomento para a implantação de sistemas integrados alternativos para a produção de alimentos.
Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema):
-Ampliação ou implementação do sistema de abastecimento pleno de água tratável na sede dos municípios
Desenvolvimento Social:
-Implantação de 30 cozinhas comunitárias
-Assessorar a politica de segurança alimentar
-Inserção dos municípios no Programa Brasil Carinhoso e Brasil sem Miséria

Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc):
-Levantamento dos dados
-Realização dos diagnósticos
-Apoio aos comitês municipais
-Monitoramento das ações

Nove homicídios são registrados no fim de semana em São Luís


Nove homicídios foram registrados durante o final de semana, no período compreendido entre sábado (24) e a madrugada de ontem (26), segundo os dados disponíveis no portal da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP-MA). Os crimes ocorreram nos bairros Gapara, Monte Castelo, Jardim São Cristovão, Tibiri, Vila Lobão e Anjo da Guarda.
No início da manhã de sábado, às 6h33, Ana Thalia Abreu Barbosa, de 15 anos, foi encontrada sem vida, nas proximidades de um campo de futebol no bairro do Gapara. Segundo a perícia, a jovem estava com lesões de arma branca pelo corpo. Às 9h14, na Areinha, Francisco Henrique Costa Filho, 22, foi alvejado por disparos de arma de fogo, em via pública. A vítima ainda foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu.
No Monte Castelo, às 12h04, Wellison Correia do Vale, 30, morreu atingido por disparos de arma de fogo. Ele foi conduzido para atendimento hospitalar, mas faleceu ao dar entrada na unidade. De acordo com informações da SSP, a motivação para o crime contra o homem seria uma briga entre membros de facções criminosas.
Já no início da noite, as 19h09, João Wellton Soares Garcia, 28, foi morto por motivo banal na Fé em Deus. Ele levou um golpe de faca após um desentendimento, em via pública, com um suspeito identificado por José de Ribamar Rodrigues Filho, 37. Após a briga, João foi levado para o hospital, mas não resistiu ao ferimento. Pouco depois das 21h, Augusto Cesar Machado Nogueira, 20, faleceu depois de ser atingido por um disparo de arma de fogo no Jardim São Cristóvão.
No domingo, por volta das 19h26, José Santos Costa, 51, foi morto após ser vítima de um roubo no Tibiri. Na mesma ocasião, o suspeito de ter praticado o crime foi linchado pela população. Não foi possível precisar seu nome, pois ele não portava identificação.
No mesmo dia, Wellington Mendes da Rocha, 35, morreu na Vila Lobão. Ele foi vitimado com uso de arma de fogo. Na madrugada de segunda, Antonio Jean dos Santos Costa, 20, foi alvejado por disparos de arma de fogo no Anjo da Guarda.


Dois assaltantes são mortos em tentativa de assalto aos Correios, em Loreto


Uma tentativa de assalto a uma agência dos Correios, na cidade de Loreto, na manhã desta terça-feira(27), terminou com dois assaltantes mortos.

Segundo as primeiras informações, seriam quatro assaltantes em duas motos. Depois de invadirem a agência dos correios, eles fecharam as portas. Apolícia foi acionada e cercou o local. Na saída, uma das motos não ligou. Dois conseguiram fugir e outros dois morreram em confronto com a polícia.

Os ladrões que fugiram não conseguiram levar nenhuma quantia por que o cofre da agência não abriu. Uma pessoa que passava de carro na hora da troca de tiros foi atingida, mas, não corre risco de morte.

A polícia continua o trabalho de buscas pelos assaltantes que fugiram.