terça-feira, 12 de julho de 2016

Operação da PF pega o Maranhão na rota internacional de drogas


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Potência para combater o tráfico internacional de drogas nos estados de Rondônia, Maranhão e Pará. Estão sendo cumpridos 85 mandados judiciais. Destes, 35 são de prisão preventiva, 37 de busca e apreensão, cinco conduções coercitivas, que ocorre quando a pessoa é levada de forma obrigatória para prestar depoimento, e oito de suspensão de atividades empresariais. Em Rondônia, a PF cumpre mandados em Guajará-Mirim e Porto Velho. A operação está sendo realizada também nas cidades de Açailândia (MA) e Altamira (PA).
Segundo a PF, o grupo alvo da operação atuava em um sistema de ‘consórcio de drogas’, onde vários compradores se articulam para adquir cocaína de fornecedores de Guayaramerín, na Bolívia. No esquema, eles realizam a remessa única dos entorpecentes para o destino final.
Alguns integrantes do grupo criminoso moram em Guajará-Mirim e eram os responsáveis pela negociação, travessia e armazenamento da droga, além de construírem os disfarces nos veículos transportadores. O chefe do esquema respondia pelo apelido de ‘Potência’, o que justifica o nome da operação.
Os suspeitos utilizavam uma ilha no Rio Mamoré como ponto de apoio para trazer a droga para o Brasil. De lá, a cocaína era trazida para Porto Velho e depois transportada para as regiões de Açailândia (MA), Altamira e Belém (PA).
De acordo com a PF, durante as investigações foi constatado que os integrantes da organização criminosa movimentaram mais de R$ 4 milhões em contas bancárias próprias e de ‘laranjas’ provenientes do tráfico, além de utilizarem várias empresas de fachada para lavagem dos valores obtidos com o comércio ilegal.

As pessoas do grupo que forem presas na operação serão ouvidas na sede da PF em Guajará-Mirim. Em seguida, serão encaminhadas para presídios estaduais e responderão perante a Justiça pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, diz PF.

Paciente é assaltado em ambulância na BR 135


Um caso violento e curioso aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), em São Luís. Bandidos realizaram um assalto dentro de uma ambulância quando ela entrava na capital maranhense pela BR-135. Enoque, de 94 anos fraturou a bacia e precisou ser levado às pressas para São Luís. O caso ganhou repercussão na edição do Bom Dia Brasil desta terça-feira (12).
Uma das filhas de Seu Enoque, Maria Gomes, que acompanhava o pai durante a viagem contou que os bandidos levaram o celular e trezentos reais que ela havia levado para passar a rápida temporada na capital. O motorista da ambulância também foi assaltado e dele foram levados dinheiro, celular e documentos.
Ele contou também que os criminosos foram muito violentos com o idoso que estava sendo transportado. Segundo o motorista, os bandidos estavam com um facão e ameaçavam ferir Seu Enoque caso não entregássem os objetos de valor e o dinheiro.
“[o suspeito] Pôs o facão e perguntou: ou você me entrega o celular agora ou eu vou cortar o pescoço dele aqui. Aí ela [a filha] pegou e deu o celular”, relatou.
A ambulância foi parada em um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) onde são realizadas barreiras policiais com frequência. A PRF diz que no trecho da BR onde ocorreu o caso, muitos outros assaltos são registrados, mas é a primeira vez que se registra um assalto a ambulância.
“Eu achava que dentro de uma ambulância nós estávamos seguros. Não estão respeitando nem mesmo a ambulância com um doente”, desabafou Maria Gomes.
A Secretaria de Segurança Pública disse que o patrulhamento na BR-135 é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal e que apenas ajuda a fazer o policiamento. Segundo a Secretaria de Saúde, Seu Enoque já foi atendido e aguarda resultado dos exames.