sexta-feira, 10 de abril de 2015

Grupo explode caixas eletrônicos em Governador Edison Lobão, no MA


Mais uma agência bancária foi alvo de assaltantes no interior do Maranhão. Desta vez, o assalto aconteceu na agência do Bradesco do povoado Ribeirãozinho, por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (10). Ribeirãozinho  fica no município de Governador Edison Lobão, a 493 km de São Luís.
A explosão danificou, também, o interior da agência. De acordo com informações da Polícia Militar, ninguém foi preso até o momento. A quantia levada pelo grupo não foi divulgada.

Com o registro sobe para 20 o número de ações criminosas em agências bancárias registradas em 2015. As ações incluem assaltos, arrombamentos e “saidinhas bancárias”, segundo dados do Sindicato dos Bancários do Maranhão. Mais da metade foram realizadas em cidades do interior do Maranhão.

54 mil eleitores no Maranhão podem ter seus títulos cancelados após 4 de maio


Quem não votou e/ou não justificou ausência nas urnas nas últimas eleições terá seu título de eleitor cancelado caso não se regularize procurando um cartório eleitoral até 4 de maio. Para isso, deve-se portar documento oficial com foto, título, comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
No Maranhão, o total de eleitores nesta condição é de 54.912, sendo que em São Luís e mais oito municípios que passaram pelo recadastramento biométrico em 2013 e 2014 não existem eleitores passíveis de terem seus títulos cancelados.
A relação de títulos passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados, mas o eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito ao cancelamento no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na coluna “Serviços ao eleitor”, link “Situação eleitoral”.
O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implica o cancelamento automático do título de eleitor após 4 de maio.
ENTENDA – Se um eleitor deixa de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, podem ser computadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Apenas não são contabilizadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.
Os eleitores no exercício do voto facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não são identificados nas relações de faltosos. As pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso também se enquadra no cancelamento.
CONSEQUÊNCIAS – Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Homem é executado com onze tiros dentro de carro em São Mateus


Um crime de execução ocorreu no município de São Mateus, na noite da última quarta-feira (8). Josimar dos Santos Costa, de 29 anos, foi morto por volta das 20h dentro do seu veículo Peugeot.
“Sapo”, como era conhecido, foi morto com onze tiros na Rua Amazonas, bairro Rivelino. O crime foi praticado por dois elementos que estavam em uma moto.

A suspeita é que o homicídio tenha alguma relação com o tráfico de drogas na região. A Polícia Militar fez diligências, mas não conseguiu prendeu os elementos.