terça-feira, 29 de março de 2016

Presos suspeitos de explosões a caixas eletrônicos


Uma operação da Polícia Civil do Maranhão por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) prendeu em flagrante nesta terça-feira (29) dois suspeitos de participar de uma quadrilha especializada em explosões a caixas eletrônicos.
Segundo informações da polícia, Lucivaldo Ribeiro, de 22 anos, e Lucivando Ribeiro, 21, foram presos nos municípios de Matinha, a 222 km de São Luís, e Pedro do Rosário, a 341 km da capital. Lucivaldo e Lucivando são irmãos.
Com eles, foram encontrados também dois fuzis de calibres de sete e sessenta e dois milímetros, 20 bananas de dinamites, apetrechos que eram utilizados para as explosões nos caixas eletrônicos e mais a quantia em espécie no valor de R$ 27.200,00.

Ainda conforme a polícia, a quadrilha é chefiada pelo alvo Escobar e foi responsável pela explosão ao Caixa eletrônico do Banco do Brasil ocorrida no terminal rodoviário de Nova Olinda do Maranhão, a 350 km de São Luís, no último dia seis de março deste ano.

Quase 40% dos professores no Brasil não têm formação adequada


Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados hoje (28) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação, com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobre para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores.
Na outra ponta, 334.717 mil posições, 47,2%, são ocupadas por docentes com a formação ideal, ou seja, com licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma disciplina que lecionam. Mais 90.204 (12,7%) posições são ocupadas por professores que não têm sequer formação superior.
Disciplinas
A maior lacuna está em física. Do total de 27.886 professores que lecionam física, 19.161 não tem licenciatura na disciplina, o que equivale a 68,7% do total. A formação de novos professores, de acordo com Mercadante, não acompanha a demanda, de 1,8 mil por ano. Seriam necessários, então, 11 anos para que todos os professores de física tivessem a formação adequada.
“A gente forma muito pouca gente em física por ano e é muito difícil reverter isso porque o professor que está lá para motivar o aluno não é formado, não tem licenciataura e dá aula improvisada para preencher carga horária sem formação específica”, diz Mercadante.
A falta de formação adequada atinge também duas disciplinas chave para formação dos estudantes, matemática e português. Em matemática, 73.251 do total de 142.749 não tem a formação específica para lecionar a disciplina, ou seja, 51,3%. Em língua portuguesa, do total de 161.568 professores em exercício, 67.886 não têm licenciatura em português, o equivalente a 42%.
Português e matemática são as disciplinas cobradas em avaliações nacionais como a Prova Brasil e internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), e são usadas para medir a qualidade da educação. “Matemática e português são as duas pernas para o estudante caminhar na educação. Sem essas duas ferramentas não tem como prosseguir”, diz Mercadante.
Biologia tem os melhores índices, 78,4% dos professores têm a formação adequada. Em química, são 53,7%; em ciências, 40,1%; em história, 39,9%; e em geografia, 37,7% professores são formados na área em que atuam. Os demais ou são formados em outras áreas, afins ou não, ou não têm formação superior.
Formação docente
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que tomará medidas para melhorar a formação dos professores. Entre elas, a oferta de 105 mil vagas para formação de professores no segundo semestre deste ano. Serão 20 mil vagas em universidades federais e 4 mil vagas em institutos federais. Além disso, a Universidade Aberta do Brasil vai ofertar 81 mil vagas de formação à distância.
“Nenhum professor efetivo, que está em sala de aula, deixará de ter a formação. Se faltar, vamos procurar instituições privadas”, diz Mercadante. “Se quisermos ter qualidade na educação, temos que melhorar a formação do professor”.
Aqueles que já têm alguma formação em área afim a que leciona poderá aproveitar os conhecimentos em um curso de licenciatura, tendo a carga horária reduzida. A experiência em sala de aula, também contará para reduzir o tempo de estágio obrigatório. A reconfiguração das licenciaturas está prevista em parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovado no ano passado.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), destinado a complementar a formação dos professores também será reconfigurado no ano que vem. O professor só poderá se inscrever para o curso correspondente à disciplina que leciona. O curso será oferecido apenas nas férias escolares para que os professores se dediquem mais.

Costureira é brutalmente assassinada em Sítio Novo


Um crime brutal na noite dessa segunda-feira (29) assustou a população do município de Sitio Novo (MA), região central do Estado. A costureira Ana Maria da Mota Barros, de 84 anos, foi morta dentro de casa, espancada com vários golpes na cabeça.
A idosa, que ainda tinha uma vida bastante ativa, costumava fechar seu ateliê sempre no início da noite, quando a polícia acredita que tenha acontecido o assassinato. Os suspeitos não foram identificados. Entre as principais linhas de investigação, está a de que a idosa tenha reconhecido o autor do espancamento antes de ser morta.
De acordo com a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), esse é o quinto caso de violência contra a mulher em menos de uma semana no interior do Maranhão.

O corpo da costureira foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz (MA) – no oeste do Estado –, a 140 km de Sítio Novo, e deve ser liberado nas próximas horas para sepultamento.

Onze presos fogem de delegacia em Santa Helena no Maranhão


Onze presos ainda não identificados fugiram da Delegacia de Santa Helena, a 115 km de São Luís, na madrugada desta segunda-feira (28). Segundo a polícia, um dos detentos, identificado como Adriano Ronald, já foi recapturado.
Os suspeitos, de acordo com os policiais, serraram parte das grades de contenção, renderam o carcereiro e conseguiram fugir. Os policiais de plantão estavam em diligência e somente o agente de carceragem estava no  estabelecimento prisional.
Por telefone, o investigador Roney de Oliveira, que está acompanhando o caso, informou que já existe uma equipe em busca dos outros nove detentos foragidos. “Começamos a busca pelos foragidos ontem à noite e fomos até as 2h da madrugada. Conseguimos recapturar um preso até agora. O local aqui dificulta, pois há muito terreno baldio, há um rio nas proximidades. Mas vamos continuar as buscas agora pela tarde”, inteirou o investigador.
Em nota a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) afirma que estão sendo feitas diligências com o intuito de localizar e prender os detentos que fugiram da Delegacia de Santa Helena.

Leia a íntegra da nota:
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que estão sendo realizadas diligências para localizar e prender os onze presos que fugiram da Delegacia de Santa Helena na noite de domingo (27). Um deles, identificado como Edson Frazão Melo, conhecido como ‘Boboca’, já foi recapturado. Os trabalhos de busca e investigação da polícia prosseguem até que todos os fugitivos sejam recapturados”.

Pai é preso por estuprar a filha de 13 anos, ele já teria abusado de outras três


Valdecir Santos Viegas, de 45 anos, foi autuado em flagrante, ontem, no 5º Distrito Policial (DP), por suspeita de ter molestado a própria filha, uma adolescente de 13. O delegado Walter Wanderley, titular do 5º DP, disse que o suspeito teria cometido o ato em companhia de mais cinco homens, no turno matutino.
Ainda segundo o delegado, a garota compareceu à Polícia para relatar o caso, após ter dito ao pai que iria fazer um trabalho escolar na casa de uma amiga. A jovem teria comentado que Valdecir praticou o crime em outras ocasiões com suas irmãs, de 14, 15 e 16, também filhas do suspeito. Inclusive uma delas teria fugido da residência, temendo ser vítima novamente do criminoso, e, provavelmente, estaria morando em um imóvel situado na região central de São Luís.
Com base nos relatos da adolescente, a equipe de captura seguiu ao local onde o pai das meninas mora, no Alto da Esperança, no eixo Itaqui-Bacanga, prendendo-o e conduzindo-o à delegacia, a fim de prestar esclarecimentos acerca da denúncia. Conforme Wanderley, a menina passou por um exame pericial, que deu positivo, confirmando o estupro.

A garota foi encaminhada para ser submetida a testes de gravidez e a outro de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A mãe da adolescente teria confessado ao delegado Walter que teve as quatro filhas com o suspeito quando ainda era menor de idade, e que, com o fim do relacionamento, deixou as meninas sob custódia da avó paterna, no Alto da Esperança, mas que não tinha conhecimento de que o ex-marido estaria abusando das garotas.