quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Decisão do TRE-MA mantém prefeito e vice de Arari no cargo


O Tribunal Regional Eleitoral julgaram procedente, ontem, recurso eleitoral interposto por Djalma de Melo Machado e José Francisco Martins Pereira, prefeito e vice-prefeito de Arari (eleitos em 2012), contra sentença de primeiro grau que cassara seus diplomas. Com a decisão, o TRE-MA mantém ambos no comando do executivo municipal.
Relator do processo, o desembargador Guerreiro Júnior votou pela cassação, sendo acompanhado por Clodomir Reis e Maria José França Ribeiro, que substituiu Eulálio Figueiredo (impedido). Já Daniel Blume, à época do início do julgamento, divergiu, alegando que as provas acostadas aos autos não eram robustas o suficiente para caracterizar compra de votos.

O entendimento de Blume foi seguido por Alice Rocha e Eduardo Moreira, que, em voto-vista apresentado na sessão jurisdicional desta terça (27), concordou não haver comprovação de ilícito por parte dos acusados. Com o placar empate, coube ao desembargador Froz Sobrinho (presidente) votar. Ele manifestou-se pelo provimento do recurso, encerrando a votação em 4 a 3.

Suspeito por assaltos e homicídio é executado a tiros por motoqueiros


Na Estrada da Vitória, no Bairro do São Cristóvão, em São Luís, Ricardo Silva Mota, de 23 anos, foi executado a tiros de pistola quando caminhava em via pública. Conhecido como “Ricardinho”, ele foi morto na tarde de ontem (27) por um homem que desceu da garupa de uma motocicleta. A vítima era apontada como autora de vários assaltos na área e um homicídio.
Conforme obteve com testemunhas o sargento Nunes, do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), “Ricardinho” foi interceptado por duas motocicletas, cada uma ocupada por dois suspeitos. Um deles, rapidamente, saiu do veículo e mirou na direção do rapaz, desferindo os disparos à queima-roupa. Moradores disseram ter ouvido cerca de seis tiros. No local, próximo ao corpo, os peritos recolheram cápsulas de pistola.
Ainda não se sabe o que motivou o assassinato. A Delegacia de Homicídios, no entanto, recebeu uma informação de que, no último domingo (25), Ricardo Silva tentou matar um desafeto na mesma rua, armado com um revólver. Nenhum dos projéteis, porém, atingiu o oponente. Outro detalhe obtido dá conta de que, em 2014, “Ricardinho” – que morava na 2ª Travessa do Codozinho, também no São Cristóvão – matou um idoso, lá mesmo.
Após o caso, desapareceu da localidade, depois de ser jurado de morte por criminosos do bairro. Há pouco tempo, ele retornou ao local, de acordo com o delegado Jeffrey Furtado, titular da Homicídios.
Populares comentaram que a vítima praticava inúmeros assaltos a transeuntes e comércios da região; e que, por conta dessas ações criminosas, já teria sido conduzido várias vezes para delegacias.


Bandidos explodem agência do banco do Brasil em Timbiras


Na madrugada desta quarta feira (28), por volta das 02h00, seis homens fortemente armados explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil no município de Timbiras. Na ação eles usaram dinamites que durou cerca de uns 40 minutos, deixando fumaça e vários estilhaços por todos os lados.
Segundo testemunhas, antes da ação, eles foram à delegacia da cidade e no quartel e atiraram nos pneus das viaturas, dificultando o deslocamento da polícia. O sargento Gladilson e o soldado Nicolas, eram os únicos policiais de plantão que estavam no quartel, em depoimento eles disseram que ouviram os disparos e ainda conseguiram ver três elementos saindo do local, ainda alegou não reagir por se sentirem cercados.
Os moradores que residem próximo da agência, conseguiram ver todo o movimento, após as explosões seis homens saíram do local em três motos, dois deles estavam encapuzados e os outros usando capacetes, todos seguravam um fuzil. Ainda segundo testemunha, várias ligações foram feitas a polícia, que alegaram estar com os pneus furados. Os bandidos conseguiram fugir para cidade de Coroatá sem nenhum impedimento.

A policia de Codó e Coroatá ainda foram acionadas, os policiais que se deslocavam para Timbiras viram um carro próximo a ponte da cidade em chamas, acreditam que tenha sido ação dos bandidos. Durante a manhã o gerente da agencia estava no local para contabilizar os estragos, até o momento ainda não se sabe a quantia levada.

Prefeitura de Vitória do Mearim repassa incentivo financeiro a blocos


A prefeitura de Vitória do Mearim através da secretaria do cultura, repassou incentivo financeiro aos blocos de rua de Vitória do Mearim para este ano de 2015.

Este incentivo financeiro, é uma ajuda de custos aos blocos, que a prefeitura repassa todos os anos, principalmente para ajudar na confecção de abadas, e contratação de som automotivo para puxar estes blocos pelas ruas da cidade. Deverão estar desfilando pelas ruas e avenidas neste carnaval, mais de 20 blocos, entre os mais tradicionais estão: juçarera, jegue boi, kriptonita, bloco dos js, corujão da madrugada, e outros.