segunda-feira, 4 de maio de 2015

Casos de dengue aumentam 79% no Maranhão

O Maranhão já registrou 4.092 casos de dengue desde o início do ano até o dia 18 de abril – um aumento de  79 % em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 887 casos da doença. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira (5).
De acordo com o balanço, a Região Sudeste apresenta a maior incidência de dengue, com 575,3 casos para cada 100 mil habitantes (489.636 casos no total); seguida das regiões Centro-Oeste, com 560,7 para cada 100 mil habitantes (85.340 casos no total); Nordeste, com 173,7 para cada 100 mil habitantes (97.591 casos no total); Sul, com 159,8 para cada 100 mil habitantes (46.360 casos no total) e Norte, com 156,6 para cada 100 mil habitantes (27.030 casos no total).
Segundo a pasta, foram confirmadas 229 mortes causadas pela doença nas 15 primeiras semanas do ano – um aumento de 44,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 158.

Além disso, até o dia 18 de abril, foram registrados 404 casos graves de dengue – aumento de 49,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 270 casos graves.

Violência na Ilha: 10 assassinatos no feriadão, E com direito a facadas e tiros


Dez mortes violentas foram registradas no feriadão do Trabalhador, na Região Metropolitana de São Luís.
O dia em que se registrou o maior índice de homicídios foi a sexta-feira (1º): no bairro do Coroadinho, Raimundo Carlos Costa Pinheiro, de 35 anos, foi vítima de arma branca; no bairro de Fátima, Tialison Costa Silva, de 28 anos, foi morto a tiros; na Vila dos Frades, Warisson Reis Mendes, de 27, foi vítima de arma de fogo; Ivanaldo dos Santos Nunes, de 25 anos, foi vítima de arma de fogo no Parque Vitória, em São José de Ribamar; e em São Luís, na Vila dos Nobres, Edilson José Figueiredo Damasceno, de 37 anos, foi morto a tiros.
Ainda na sexta-feira, dois homicídios decorrentes de intervenção policial foram registrados. As vítimas foram: José Josemar Pereira dos Santos, de 25 anos, no bairro J. Lima, em Paço do Lumiar; e um homem não identificado, na Cohab-Anil, em São Luís.

E no domingo (3), mais três casos de homicídio: no bairro da Pirâmide, município de Raposa – Região Metropolitana –, Mariel Sousa dos Santos, de 33 anos, foi morto por dois homens armados com pistolas .40 em um bar (um deles foi identificado como “Fabão do Barreto”); no Jardim Tropical, Adriano Silva Mendonça, de 24 anos, foi morto por suspeitos que estavam em um veículo Astra Branco (de acordo com as primeiras informações, o alvo, na verdade, era o irmão de Adriano); e Deivid Sousa Rocha foi morto na Cidade Olímpica por quatro homens em duas motos (ele tinha R$ 3,9 mil no bolso, mas os bandidos não levaram a quantia).

Presidente da Câmara de Santa Luzia é morto a tiros na porta de sua residência


O presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Cícero Ferreira da Silva(PCdoB), foi assassinado na tarde deste domingo (3), na porta de sua casa, localizada no povoado Faisa, que faz fronteira com o município de Buriticupu, no interior do Estado.
De acordo com informações da Polícia Militar, Cícero Ferreira da Silva, que era mais conhecido como “Vavá”, estava em sua residência quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. O homem que estava na garupa da moto sacou a arma e atirou cinco vezes. Os dois suspeitos fugiram logo em seguida.
Um delegado da Polícia Civil, ao receber a informação do crime, de imediato deslocou-se com sua equipe para o povoado onde aconteceu o assassinato, fica localizado bem distante do centro da cidade. O vereador ainda foi socorrido pelas informações preliminares levantadas até agora, mas morreu, logo em seguida.
Familiares informaram que Cícero ainda foi levado para um hospital do município de Buriticupu, localizado a 120 quilômetros da sede de Santa Luzia, mas chegou sem vida ao local. A polícia ainda não sabe informar os motivos para o crime, nem se a vítima estava sendo ameaçada.
O vereador Cícero da Silva tinha 45 anos de idade e estava no segundo mandato como presidente da Câmara. Nas eleições municipais de 2012, ele foi eleito na coligação Frente Brasil, formada por três partidos: PCdoB, PMDB e PRTB. Ontem mesmo, equipes da Polícia Civil e Militar foram enviadas à região de Santa Luzia para iniciar as buscas pelos assassinos e iniciar a investigação do crime.
Em nota à imprensa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que já deu início à investigação do assassinato do vereador e presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia do Tide, Cícero Ferreira da Silva, ocorrido na tarde deste domingo.
Cícero foi atingido com cinco tiros, disparados por dois suspeitos que fugiram em uma motocicleta CG Vermelha. O crime ocorreu por volta das 17h, nas imediações do povoado Faisa, onde residia o vereador.A SSP informou tambémque as investigações estão sendo realizadas pela Delegacia de Homicídios e pela Superintendência de Interior (SPCI), que consideram todas as linhas de investigação.