quinta-feira, 14 de setembro de 2017

“Monstro” é encontrado em praia do Texas após passagem de furacão


A carcaça do animal sem olhos e com dentes afiados foi encontrada por Preeti Desai, que trabalha para uma sociedade de conservação de pássaros nos EUA. Ela fotografou o animal e pediu ajuda no Twitter para identificá-lo.
Ela postou várias fotos com a legenda: “Ok, que diabos é isso?”.
O pedido dela foi encaminhado ao biólogo e especialista em enguias Kenneth Tighe, que acredita que se trate de uma enguia do tipo Aplatophis chauliodus, da família Ophichthidae, pertencente à ordem dos anguilliformes – das enguias e moreias.
O especialista, contudo, não foi categórico. Levantou a possibilidade de o animal ser um representante de outras duas espécies de enguia que também são comuns na costa do Texas e têm dentes grandes parecidos com presas.
Os Aplatophis chauliodus, que já foram vistos na costa do Nordeste brasileiro e assunto de um estudo da Universidade Federal de Alagoas, geralmente vivem na costa Atlântica do sul da América do Norte, Caribe e norte da América do Sul, a uma profundidade de 30 a 90 metros. Eles passam a maior parte do tempo escondidas em buracos no fundo do mar.
O furacão Harvey, que provocou fortes ventanias e enchentes no Texas, pode explicar por que o animal apareceu na praia no Golfo do México.
Desai diz ter encontrado a carcaça enquanto averiguava os danos provocados pelo Harvey na praia. Ela cuida do setor de mídias sociais na Audubon Society, organização americana voltada para a conservação de pássaros. “Foi completamente inesperado, não é algo que você normalmente encontra na praia”, disse ela à BBC.
Ela conta que pensou que pudesse ser alguma criatura do mar profundo. No Twitter, disse que não era assustadora, nem colossal. “Não era um monstro”.
“Minha primeira reação foi curiosidade, queria descobrir o que era”, disse.
Desai disse que postou as imagens no Twitter porque muitos cientistas usam a rede social. Um amigo dela logo respondeu, colocando-a em contato com o biólogo.
“Eu sigo muitos especialistas e pesquisadores. Há uma comunidade enorme desse pessoal que é muito útil, especialmente quando é preciso buscar respostas sobre o mundo e identificar animais e plantas”.

Desai afirma que deixou a criatura na praia para deixar a “natureza seguir seu curso”.

VEJA OS 11 MELHORES MOMENTOS DO DEPOIMENTO DE LULA A MORO

“Se o senhor lê o jornal O Globo… aliás, o senhor se baseia muito no Globo. O senhor cita o jornal O Globo 15 vezes e não cita… acho que cita cinco testemunhas minhas que vieram aqui”, disse Lula no depoimento de ontem; confira outros dez trechos

Do DCM – Abaixo, os 11 trechos imperdíveis do depoimento:
1.  “Conheço o Palocci bem. O Palocci, se não fosse um ser humano, seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade.”
2.  “O Palocci é médico, é calculista, é frio.”
3.  “Fiquei vendo o Palocci falar. Ele inventou a frase de efeito ‘pacto de sangue’. Ele fez um pacto de sangue com os delatores, com os advogados deles e talvez com o Ministério Público. Porque ele disse exatamente o que o powerpoint queria que ele dissesse.”
4.  “Há muito tempo eu leio, escuto, converso com advogado e fico sabendo: todo mundo que é preso, a primeira pergunta é: E o Lula? Você conhece o Lula? O Lula estava lá? Diga alguma coisa do Lula”.
5.  “Não tenho raiva do Palocci, eu tenho pena dele. Porque o Palocci é um quadro político excepcional, do qual esse país não tem muitos.”
6.  “O instituto tem o meu nome, mas eu não sou diretor. Eu sou presidente de honra. O dia em que o senhor for nomeado presidente de honra de alguma coisa, você vai perceber que não vale nada ser presidente de honra, tá?”
7.  “Vocês do Ministério Público Federal viraram reféns da imprensa. Todo dia tem 20, 30 minutos de noticiário com denúncias infundadas contra mim nos telejornais”.
8.  “O que me deixa pasmo, doutor Moro, é que eu estou sendo acusado do segundo prédio que eu não requeri, que não é meu, que eu não aceitei, como se fosse meu. O MP vai querer encontrar uma rota de fuga, para saber como eles vão sair da encalacrada em que se meteram.”
9.  “Se o senhor lê o jornal O Globo… aliás, o senhor se baseia muito no Globo. O senhor cita o jornal O Globo 15 vezes e não cita… acho que cita cinco testemunhas minhas que vieram aqui”.
10.    “Olha, eu não uso e-mail, porque não uso computador por segurança, tá? Tinha um presidente da República que dizia assim: ‘se você quiser fazer as coisas e não quiser ser bisbilhotado por ninguém, não fale por telefone e não converse em restaurante. Caminhe com a pessoa e vá falando na estrada’. 
11.    “Eu vou terminar fazendo uma pergunta ao senhor. Vou chegar em casa amanhã e vou almoçar com oito netos e uma bisneta de seis meses. Eu posso olhar na cara dos meus filhos e dizer que vim a Curitiba prestar depoimento a um juiz imparcial?
Confira, abaixo, um dos trechos: