segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Escola é invadida por vândalos e aulas são suspensas


Alunos da escola UEB Monsenhor Frederico Chaves, no bairro do São Francisco, foram surpreendidos na manhã dessa segunda-feira (14) com a suspensão das aulas devido a uma invasão de vândalos, ligados a uma facção criminosa, no último fim de semana. Os vândalos teriam entrado na escola por uma grade que estava empenada.
Carteiras foram reviradas, materiais escolares jogados no chão, armários foram esvaziados e muito material foi perdido. Segundo os pais dos estudantes, a escola não tem vigilância e não é o primeiro ato de vandalismo. Esse já seria o terceiro arrombamento em dois meses.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que está fazendo levantamento dos prejuízos causados à escola pela invasão de vândalos e que está adotando todas as medidas para que as atividades na escola retornem à sua normalidade. E que está em processo de reimplantação gradual do serviço de vigilância nas escolas e que a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Monsenhor Frederico Chaves receberá o referido serviço.

Ministério do Planejamento autoriza IBGE a abrir 82 mil vagas



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a abrir seleção com nada menos que 82.023 oportunidades. A quantidade de vagas impressiona qualquer concurseiro, principalmente em época de crise econômica, mas a portaria foi publicada pelo Ministério do Planejamento no Diário Oficial da União, desta segunda-feira, dia 14. Segundo o documento, as chances são temporárias e os contratos terão duração de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos. Quem for aprovado no processo seletivo simplificado vai realizar o Censo Agropecuário 2016. 
Do total de oportunidades, 62.400 vagas são para o cargo de recenseador, 12.540 para agente censitário supervisor, 5.500 para agente censitário municipal, 700 para agente censitário administrativo, 486 para agente censitário regional, 223 para analista censitário e 174 para agente censitário de informativa.
De acordo com a portaria, decorrido o período de três anos, a contar da homologação do resultado final do primeiro processo seletivo, não mais poderão vigorar os contratos firmados com base nesta autorização.
Concurso
Além da seleção simplificada, o IBGE vai abrir concurso público com 600 vagas ainda este mês. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa, que ainda adiantou que haverá vagas para lotação em todo Brasil – as chances de nível superior, porém, devem se concentrar no Rio de Janeiro, onde fica a sede do instituto. Como noticiou o Correio, a banca examinadora da seleção já foi escolhida, será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo a autorização do Ministério do Planejamento, publicada em julho deste ano, poderão concorrer candidatos com nível médio e superior. Do total de oportunidades, 460 são para o cargo de técnico em informações geográficas e estatística; 90 para analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística; e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística.
Entretanto, há esperança para que o IBGE chame mais convocados que o quantitativo autorizado. Isso foi feito no concurso passado, em que todas as vagas foram preenchidas e o instituto chamou mais 50% de aprovados.