quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Maranhão pede mais 129 profissionais do Mais Médicos


A população do Maranhão será beneficiada com a expansão do Programa Mais Médicos. No total, 41 cidades e um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) aderiram ao novo edital da iniciativa e solicitaram 129 profissionais para atuar no estado.
Em todo o país, são mais 4.146 vagas para atender 1.294 municípios e 12 distritos indígenas inscritos nesta nova fase do programa. Com isso, o governo federal vai garantir em 2015 a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde do país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.
A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital está dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico.
O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.784 novas oportunidades. Os 41 municípios maranhenses são: Alcântara, Alto Alegre do Maranhão, Altamira, Amarante, Anajatuba, Axixá, Arame, Arari, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Cantanhede, Carolina, Chapadinha, Caxias, Formosa da Serra Negra, Imperatriz, Lagoa Grande, Maracaçumé, Matinha, Olinda Nova, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Penalva, Peritoró, Presidente Dutra, Rosário, Santa Helena, São Domingos, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Tasso Fragoso, Timon, Trizidela do Vale, Turiaçu, Urbano Santos, Viana, Vila Nova dos Martírios e Zé Doca. Sendo que o maior número de vagas é para São Luís (32), Bacabal (6), Imperatriz (4), São Domingos (4), Buriticupu (4)