segunda-feira, 20 de abril de 2015

Câmara de vereadores de Vitória do Mearim, cria medalha Pe. Eliud Nunes Arouche



A câmara de vereadores de Vitória do Mearim em seção ordinária realizada na ultima sexta feira (17), aprovou projeto de lei de autoria da vereadora Maria Assad, criando a medalha padre Eliud Nunes Arouche, a maior recompensa do município, destinada a agraciar os cidadãos e Instituições Nacionais e Estrangeiras, que se tornaram dignos pelos méritos e dedicação com que apresentaram seus serviços ao município de Vitória do Mearim.
Os vereadores aproveitaram a oportunidade homenagear o município de Vitória, pelos seus 182 anos de emancipação política.

Homens armados resgatam presos em delegacia de Santa Helena


Dois presos foram resgatados da delegacia de Santa Helena, que fica a 115 km de São Luís, na madrugada desse domingo (19). Dois homens armados invadiram a delegacia e serraram as grades de duas celas. Após o resgate, mais oito presos escaparam pelos buracos nas celas. A informação foi confirmada pela Superintendência de Polícia Civil do Interior.
O delegado Toriel Sardinha, titular da delegacia do município, disse ao G1 que quatro dos dez fugitivos já foram resgatados. “Dois homens armados entraram na delegacia e renderam o carcereiro. Eles exigiram as chaves das celas, mas as chaves não ficam com ele. Então, eles serram as grades de duas celas e dois presos foram resgatados. Aproveitando os buracos nas grades, mais oito presos fugiram”, esclarece o delegado.

No dia 5 de abril, quatro presos foram resgatados do Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, em São Luís, com a ajuda de um grupo armado. Nenhum dos fugitivos foi preso até o momento. No dia 6 de abril, cinco presos foram resgatados da Delegacia de Turiaçu, os detentos fugiram pelos fundos da delegacia com a ajuda de um homem armado. Quatro presos foram recapturados segundo a Segundo a Superintendência de Polícia Civil do Interior.

MPF/MA consegue regularização nos serviços de saúde aos pacientes com hanseníase


A pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), a Justiça Federal condenou o Município de São Luís, o Estado do Maranhão e a União pela inadequada prestação dos Serviços de Atenção Integral em Hanseníase às pessoas com a doença, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A condenação é resultado da ação civil pública proposta pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC).
O Município de São Luís foi condenado pela inadequada prestação de serviços e ações de atenção básica na reabilitação dos pacientes e na ausência de  distribuição de órteses, palmilhas e calçados adaptados; a condenação do estado do Maranhão foi devido a sua total omissão, na execução de serviços e ações de média e alta complexidade referentes a internações e implantação de procedimentos cirúrgicos nas duas instituições de saúde.
E ainda, a condenação da União pela inércia em fiscalizar a implementação do Programa Nacional de Controle da Hanseníase pelo estado e pelo município, mediante presença do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) para verificar o cumprimento da decisão.

Dessa forma, acolhendo o pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal determinou que o Município de São Luís,  o Estado do Maranhão e a União, no prazo de 180 dias, promovam o fornecimento adequado e regular dos serviços de atenção integral em hanseníase, sob pena de multa diária no valor de 20 mil reais.

Mataram sete no final de semana na Grande São Luís


Foram registrados sete homicídios durante o final de semana na Região Metropolitana de São Luís. O sábado (18) foi o dia mais violento.
Um jovem identificado como Bernardo Pereira Marques Filho, de 21 anos, foi assassinado a tiros no bairro da Vila Itamar. No Cajupari, dois homens identificados como José Augusto Silva Costa, de 33 anos, e Fernando Lucas Machado, de 28 anos, foram mortos a tiros.

Ainda no sábado (18), um jovem identificado como Johnnes Marcio Gomes Cantanhede, de 22 anos, foi assassinado no bairro do Bom Jesus. Outro crime foi São Bernardo, onde Ubiraci Mota dos Santos, de 29 anos, foi assassinado.

No domingo (19), um homem não identificado foi assassinado no Residencial Pirâmide, na Raposa. Na Avenida dos Africanos, Francinaldo Serra dos Anjos foi assassinado.

PM resgata três vítimas de sequestro em São Luis


Policiais militares, lotados na Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), conseguiram resgatar três pessoas vítimas de sequestro relâmpago, na noite deste domingo (19), na Avenida dos Africanos.
De acordo com informações repassadas por PMs que participaram da ação, a viatura da Rotam, que fazia rondas de rotina na Avenida dos Africanos, avistou um veículo na contramão. Uma perseguição foi deflagrada e o carro, modelo Renault Sandero, foi interceptado. Durante a ação foi constatado que três homens estavam fazendo três pessoas de reféns.
Um dos suspeitos ainda tentou fugir. Ele, durante a abordagem, saiu correndo do veículo com uma arma e efetuou disparos contra a guarnição da Rotam. Os PMs realizaram buscas em área de matagal e encontraram o criminoso.

De acordo com informações das vítimas, os sequestradores tentavam fazer saques com os cartões dos reféns. Os suspeitos foram identificados como: Janderson Pacheco Mendes, de 35 anos, Evandro Pedro da Silva, de  24 anos, e o terceiro apenas como “Mudo”. Janderson possui um mandado de prisão em aberto.

Adolescente é morto por amigo com tiro acidental e pai se vinga


Um adolescente de apenas 12 anos, identificado como Artur Ramos Pavão, foi morto com um tiro acidental de espingarda disparo por um colega de 12 anos. O caso aconteceu por volta das 16h do sábado (18), no povoado São Raimundo, zona rural de Santa Helena.
A vítima foi acertada pelo disparo acidental de espingarda bate bucha, de fabricação artesanal. Ele não resistiu e morreu no próprio local do crime. O acidente chocou os moradores do bairro Morada Nova.

Duas horas após a morte trágica de Artur, o pai do garoto que efetuou o disparo foi assassinado pelo pai da vítima. Carlos Augusto Braga, de 43 anos, foi morto com um disparo de arma de fogo.

Chacina deixa oito mortos em sede de torcida do Corinthians


Oito pessoas morreram na noite deste sábado (18), depois de serem baleadas na sede do Pavilhão Nove, uma das torcidas organizadas do Corinthians. De acordo com a Polícia Militar, sete vítimas foram encontradas baleadas e mortas no local. Uma oitava também foi baleada, mas conseguiu fugir e foi levada ao Hospital das Clínicas pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O caso foi registrado no Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais que participaram do registro da ocorrência afirmaram que a principal hipótese para o crime é uma briga envolvendo tráfico de drogas. Duas das vítimas tinham passagem por tráfico.
Os policiais descartam que a motivação do crime seria uma rixa entre torcidas, apesar do jogo entre Corinthians e Palmeiras marcado para a tarde deste domingo (19) na Arena Corinthians, em partida de semifinal do Campeonato Paulista.
De acordo com a GloboNews, um dos mortos é Fábio Neves Domingos, de 34 anos. Ele foi um dos presos na tragédia que marcou a estreia do Corinthians na Copa Libertadores da América, em 2013, contra o San José, da Bolívia. O jovem torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, foi atingido por um sinalizador da torcida corinthiana e morreu.

As demais vítimas são: Ricardo Prado, Marco Antonio Corassa Junior, André Luiz dos Santos de Oliveira, Mateus Fonseca de Oliveira, Jhonatan Garzillo, Mydras Schmidt e Jonathan Rodrigues do Nascimento, segundo informou o DHPP.