terça-feira, 9 de agosto de 2016

Decisão judicial libera “Fora Temer” em locais de competições


Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal, o juiz federal João Augusto Carneiro Araújo concedeu decisão favorável às manifestações do público durante os Jogos Olímpicos.

Na manhã desta segunda (8), o deputado Paulo Pimenta havia pedido "providências urgentes" ao MPF para garantir a livre manifestação no país.

Na decisão, o juiz determina que as forças de segurança e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos "se abstenham, imediatamente, de reprimir manifestações pacíficas de cunho político nos locais oficiais, de retirar do recinto as pessoas que estejam se manifestando pacificamente nestes espaços, seja por cartazes ou camisetas".

Araújo continua dizendo que "chegou ao conhecimento da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio de Janeiro a prática coordenada e adotada pelos réus de impedir os espectadores dos jogos de exibir cartazes ou usar camisetas com manifestações políticas nas arenas esportivas, obrigando-os a guardarem os mesmos e, nos piores casos, retirando-os do recinto por agentes da Força Nacional ou da Polícia Militar".

O texto termina dizendo que o descumprimento da decisão acarretará em "multa pessoal ao seu responsável no valor de R$ 10 mil por cada ato que viole a presente decisão, sem prejuízo das demais sanções previstas legalmente".

Relatos de torcedores sendo reprimidos ou retirados dos locais de competição por causa de manifestações políticas têm sido frequentes nos Jogos Olímpicos. A proibição tem base em orientação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Confira teor da decisão:




Suspeitos de assassinato do sargento reformado morrem em confronto com a polícia


Dois suspeitos de envolvimento na morte do sargento reformado da PM Adelson Cascais Cabral, de 70 anos, morreram em confronto com policiais militares do GSA do 6º Batalhão, na tarde desta segunda-feira (08).

De acordo com superintendente Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção às Pessoas (SHPP), Delegado Leonardo do Nascimento Diniz, os criminosos foram identificados como Carlos Matheus Lindoso Froes, o ‘Mateuzinho’, e Talison Diego Silva Cantanhede, o ‘Curuvina’. Eles chegaram a ser socorridos, mas morreram no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II.

O confronto ocorreu na Rua 13, no bairro Cidade Olímpica, por volta de 16h30, no momento em que os suspeitos foram surpreendidos por uma equipe do Grupo de Segurança Avançada do 6º Batalhão da Polícia Militar, que já vinha investigando tentando localizar os autores do assassinato do sargento desde sábado. 

Ao serem abordados, os suspeitos empreenderam fuga, pulando muros de residências e atirando contra os policias, que também passaram a efetuar disparos.

No local, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, oito munições, oito tof-tof de maconha, uma porção de maconha e dois celulares.



Anderson dos Santos Barbosa, 20 anos, que teria participado do crime, foi conduzido à sede da Superintendência Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção às Pessoas (SHPP).


O sargento foi assassinato a tiros no sábado (6) na região do Residencial Nova Terra, no município de São José de Ribamar, no momento em que chegava a um sítio de sua propriedade.




Sargento é morto a tiros, dois suspeitos do crime foram mortos em confronto com a polícia


Na segunda-feira (8), o sargento Ronilson, lotado em Santa Luzia foi assassinado. Bandidos atiraram no peito do militar enquanto ele trafegava por uma rua dominada por traficantes.
Querido pelos moradores da cidade, era filho da secretária de Educação do município. O assassinato foi uma emboscada durante operação, Ronilson foi vítima de tiros de espingarda.
Dois suspeitos de planejarem a emboscada e matarem o sargento foram mortos durante troca de tiros com polícia na madrugada desta terça-feira (9). Identificados como Rainard Sousa e Antônio Wilson, os homens eram conhecidos por terem cometido vários crimes de assalto na região, além de passagem pela polícia.

Identificados como Rainard Sousa e Antônio Wilson, eram conhecidos por terem cometido vários crimes na região