quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Assaltantes são presos após roubarem carro de policial militar


policial militar teve o carro roubado, na manhã desta quinta-feira (25),  no momento em passava por um trecho esburacado, no Maiobão.

No momento da abordagem, o policial, que estava à paisana, foi rendido e colocado no banco traseiro do veículo. 

Nas imediações da Avenida 2, no Maiobão, o PM aproveito um momento de distração dos assaltantes e conseguiu pular do carro. Em seguida, ele sacou a arma e efetuou disparos em direção ao veículo, atingindo uma adolescente.

De posse de informações da ocorrência, várias guarnições da Polícia Militar foram mobilizadas para tentar prender o bando. Em pouco tempo, os integrantes da quadrilha foram presos no bairro Anil.


Os presos foram identificados como Pablo Ribeiro da Silva, de 22 anos; Glaydson Coelho Frank, de 34; Dandara Souza Santos, de 19. Uma adolescente de 16 anos, que também participou da ação criminosa, foi apreendida. Ela foi atingida com um tiro no ombro.


TJ-MA manda soltar Ribamar ex-prefeito de Santa Inês


O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) concedeu na manhã desta quinta-feira (25) o relaxamento da prisão do prefeito de Santa de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas desde o dia 29 de janeiro acusado de ter estuprado uma estudante de 18 anos. Ele cumprirá uma pena alternativa em substituição à prisão preventiva.

A decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão teve dois votos a favor da soltura de Alves dos desembargadores José Luiz Almeida e João Santana, e um contra, do desembargador Vicente de Castro. 

Os magistrados decidiram como pena alternativa a Ribamar Alves medidas como o comparecimento mensal em juízo para justificar suas atividades, proibição de mudar de endereço ou ausentar-se de Santa Inês sem autorização judicial, proibição de manter contato com a vítima ou testemunhas apontadas no processo e proibição de acessar ou frequentar locais como bares, casas de shows, prostíbulos e similares, além do recolhimento domiciliar a partir das 22 horas. Caso descumpra qualquer uma das medidas, o acusado retornará à prisão.

Ribamar Alves teve dois pedidos de habeas corpus negados pela Justiça anteriormente. A defesa do prefeito alegou que os argumentos utilizados na prisão “não são apoiados em fatos concretos, mas em ilações abstratas”. O prefeito nega a acusação e diz que a relação sexual aconteceu com a permissão da jovem.

Segundo a Secretaria de Justiça Penitenciária (Sejap), a direção do Presídio de Pedrinhas aguarda a chegada do Oficial de Justiça que apresentará o Alvará de Soltura de Ribamar Alves. A previsão é que a liberação dele aconteça ainda no início da tarde.

Prisão
Ribamar Alves foi preso em flagrante no dia 29 de janeiro pelo estupro de uma jovem de 18 anos. Segundo a polícia, a vítima, que é natural do Paraná, é missionária da Igreja Adventista e trabalha como colportora (jovens que vendem livros para pagar os estudos).
Segundo o delegado Rafael Reis, a vítima afirmou em depoimento que o prefeito teria convidado a jovem para a casa dele afirmando que compraria os livros que estavam à venda.

Após chegar à casa, ela aceitou sair no carro dele e conta que o prefeito teria entrado em um motel sem se identificar na entrada, onde a levou para o quarto e praticou o crime. A vítima afirmou que deixou claro que não queria fazer sexo e chorou durante todo o ato.

Após sair do motel, a jovem seguiu direto para a delegacia, onde denunciou o crime, acrescentando que o homem já havia entrado em contato com ela pelo celular.


Volta à Prefeitura
Após sua soltura, Ribamar Alves tentará retornar ao cargo de prefeito. Atualmente, a gestão de Santa Inês está nas mãos do vice-prefeito,
 Edinaldo Alves Lima (PT), que foi empossado na semana passada.

Edinaldo Alves Lima disse que está enfrentando dificuldades na gestão financeira do município. Segundo ele, faltam informações e documentos. Desde que assumiu, o novo prefeito tenta saber quanto o município tem em caixa e a quantidade de empresas e funcionários contratados pela prefeitura.


Do g1 MA.

DESEMPREGO SOBE PARA 7,6% EM JANEIRO, DIZ IBGE

Taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,6% em janeiro, ante 6,9% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 25; é a taxa mais alta para o mês de janeiro, desde 2009, quando o IBGE registrou 8,2%


A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,6 por cento em janeiro, ante 6,9 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 25. É a taxa mais alta para o mês de janeiro, desde 2009, quando o IBGE registrou 8,2%.
A população desocupada chegou perto de 2 milhões: 8,4% acima da quantidade de dezembro e 42,7% na comparação com o mesmo mês de 2014. Por outro lado, a população ocupada diminuiu para 23 milhões. A queda foi de 1% frente ao último mês do ano passado e 2,7% sobre um ano atrás.


Polícia prende comerciantes por crimes de agiotagem, contrabando e estelionato em Barra do Corda

Policiais lotados na 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, coordenados pelo delegado Renilto Ferreira, desbarataram, nesta quarta-feira (24), uma quadrilha que vinha praticando diversos crimes na cidade, como agiotagem, estelionato e contrabando.

Foram presos e autuados em flagrante os empresários/comerciantes Silvério Ribeiro Leal, 62 anos, Rômulo Barros de Siqueira, 37 anos, Juçara Fonseca Figueiredo, 27 anos, e Maria Leomar Pereira Silva, 40 anos.

Os presos responderão por pelos delitos de retenção de documentos de idosos, posse ilegal de arma de fogo e munições, agiotagem, apropriação indébita, estelionato e contrabando.

Mais dois empresários da cidade estão sendo procurados pela Polícia Civil para prestarem esclarecimentos sobre objetos ilícito apreendidos em seus comércios e residências.

Levantamento parcial da operação mostra que foram apreendidos mais de 70 mil reais em espécie e cheques, mais de 600 cartões de benefícios sociais previdência e bolsa família, um rifle, várias munições para armas calibres 380, .22 e .12, mais de 100 maços de 20 carteiras de cigarros contrabandeados. 

Além disso, foram apreendidos também 147 documentos pessoais de indígenas e aposentados que contraiam dívidas com esses comerciantes.


Pelas informações passadas ao blog, essa prática é utilizada por comerciantes em vários municípios do Maranhão. Muitos só vendem fiado ou emprestam dinheiro se o cliente deixar os cartões de benefícios com as senhas. De posse de denúncias dessa prática, a Polícia Civil tem intensificado as ações para prender comerciantes que se utilizam dessa prática.