A média mensal de atendimento a
usuários de drogas pelo serviço Disque 132 ultrapassou a marca de 2,5 mil,
cerca de 83 por dia, segundo o mais recente levantamento do Serviço Nacional de
Orientações e Informações sobre Drogas.
Os
atendimentos aos envolvidos com cocaína e derivados, como o crack,
cresceram 13%, representando 46% dos casos em 2014. O serviço atende de forma
anônima, 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
O
Disque 132 dá orientação aos usuários sobre a necessidade de deixar o vício, e
aos parentes sobre como conviver com o problema e manter bom relacionamento com
o viciado. O serviço faz parte do Programa Crack, é Possível Vencer, do
Ministério da Justiça.
O
atendimento é feito por uma equipe de 80 estudantes da área de saúde,
supervisionados por profissionais formados na área. O treinamento dura até dois
meses e os habilita a dar informações adaptadas a cada situação.
“Se uma
mãe liga, a gente orienta como abordar o filho para que ele procure ajuda. No
caso do usuário, o atendente vai tentar descobrir o que ele está passando e, a
partir disso, criar uma estratégia para motivar a pessoa a parar de usar
drogas”, explicou a assessoria de comunicação do Ligue 132.
“O
serviço se preocupa em ouvir tanto o usuário quanto os parentes e presta
aconselhamento por meio breve intervenção, estimulando-os a refletir e mudar
seu comportamento”, disse a coordenadora de pesquisa do Ligue 132, Maristela
Ferigolo.


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