sábado, 30 de junho de 2018

Vereador, secretário e mais uma pessoa são assassinados em São João do Sóter



Três homens foram assassinados a tiros na madrugada deste sábado (30), durante um festejo junino em São João do Soter, a 569 km de São Luís, na região leste do Maranhão.

As vítimas foram o secretário de Cultura da cidade, Cícero de Jesus Costa Rocha (ex-vereador), de 44 anos; o vereador Antônio da Conceição Aguiar, conhecido como “Totonho” (PTN), de 46 anos; e José Ferreira da Silva Júnior, conhecido como “Júnior do Naza”.

Informações preliminares dão conta de que os assassinatos ocorreram no arraial patrocinado pela Prefeitura, após uma confusão generalizada devido a um paredão de som.

Soldado reformado da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Cícero Rocha era irmão do ex-prefeito Clodomir Rocha. O vereador Totonho era comerciante.

O acusado de cometer o triplo assassinato, ainda não identificado, quase foi linchado pela população. Ele foi levado para a UPA de Caxias.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Suspeito de homicídio é linchado na cidade de Araioses



 Na manhã desta terça-feira (26), um homem, identificado como Wallison Silva Araújo, conhecido como "Zambeta", de 19 anos, foi morto por populares, na cidade de Araioses.
Segundo a Polícia Civil, Wallison Silva foi linchado por ser suspeito de ter assassinado uma pessoa, no último domingo (24), com 17 facadas.
Ainda segundo a polícia, após o homicídio, o suspeito se escondeu dentro de uma residência, na zona rural de Araioses. Nesta terça, Wallison Silva retornou a sua casa para pegar alguns mantimentos, quando foi reconhecido por moradores da região, que o capturaram e o agrediram. A polícia foi acionada e chegou a resgatar Wallison, mas os populares conseguiram arrancá-lo das mãos dos policias e o mataram.
Wallison Silva Araújo já era conhecido da polícia, pois, desde a adolescência, tinha envolvimento com práticas criminosas.


segunda-feira, 25 de junho de 2018

Secretário de Segurança anuncia operação policial no bairro Coroadinho após noite de terror



O Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, confirmou que será deflagrada uma operação de combate à criminalidade na região do pólo Coroadinho, em São Luís. A decisão foi tomada após uma verdadeira noite de terror, com tiroteios de dois assassinatos. 

Na noite de domingo (24), uma jovem foi morta com um disparo na cabeça e um adolescente foi assassinado com sete tiros nas proximidades da feira.

Tatiana Santos do Carmo, de 24 anos, foi alvejada por um disparo durante um tiroteio nas proximidades do ponto final do Bom Jesus/Parque Timbira, por volta de 22h30.
O adolescente Danilo Câmara, de 15 anos, foi morto por três homens que procuravam um primo da vítima. Como não encontraram, Danilo foi assassinado com cerca de sete disparos de arma de fogo. O crime ocorreu às 18h30 nas proximidades da feira.


Sobre essa situação de violência na região do Coroadinho, Jefferson Portela disse iria se reunir hoje com o alto comando da Polícia Militar e do alto comando da Polícia Civil para definir uma intervenção forte na área.

Ele acrescentou que não aceitará acuação a moradores do polo Coroadinho e nem de lugar nenhum, devendo haver intervenção policial para saturar toda a área, com ocupação.

O secretário garantiu que ação policial será forte objetivando identificar e prender envolvidos em homicídios, traficantes, assaltantes, com objetivo de levar tranquilidade e paz através da força do Estado. 

As informações foram passadas pelo próprio secretário Jefferson Portela à Rádio Mirante AM.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

60 QUILOS DE MACONHA SÃO APREENDIDOS PELA POLÍCIA MILITAR EM BURITICUPU



Uma operação deflagrada na tarde da última quinta-feira (21), pela Polícia Militar através 14º CPM de Buriticupu resultou na prisão em flagrante de Francinete de Sousa Costa e de Valdemir de Sousa Costa, além de apreender um adolescente de 17 anos. Com o trio foram apreendidos cerca de 60 quilos maconha.
Após uma detalhada investigação, uma equipe da Força Tática chegou a uma residência localizada no bairro Terra Bela, onde após fazer revistas no interior da casa foram encontrados todos os materiais ilícitos.  Segundo os presos, a droga seria vendida por 250 reais cada tablete, resultando num montante de 15 mil reais. Além da maconha também foi apreendido vários sacos plásticos para armazenamento, cinco aparelhos celulares, um tablet, um notebook e alguns documentos pessoais.
Essa ação é resultado de um trabalho forte de combate ao crime, inclusive contra o tráfico e comercialização de drogas no Oeste Maranhense desenvolvido pela Polícia Militar. Ainda segundo comandante do 14º CPM, Tenente Coronel Nelson, tirar toda essa quantidade de droga das ruas é fundamental para a diminuição de outros delitos correlatos e diminuição da criminalidade.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

A grande matança chinesa de cachorros para serem comidos na festa de Yulin


Mais uma vez neste ano, desafiando proibições e alertas sanitários, a cidade chinesa de Yulin realiza nesta quinta-feira, coincidindo com o solstício de verão, seu Festival da Carne de Cachorro e Licor de Lichia, onde milhares de cães serão sacrificados para serem preparados e devorados pelo público. No passado, costumava-se abater 10.000 cachorros durante o festival, mas nos últimos anos a cifra se reduziu para cerca de mil, segundo os organizadores. Mesmo assim, no mundo ocidental, onde o cão é considerado o melhor amigo do homem, as imagens de cachorros enjaulados, decapitados, assados e destrinchados são difíceis de digerir. O festival de Yulin, na região autônoma de Guangxi (sudeste), por enquanto resiste à lei que proíbe a venda de carne de cachorro em restaurantes, mercados e outros comércios do país, assim como à mobilização de muita gente contrária à matança. Milhões de assinaturas (a última contagem somava 12 milhões) foram recolhidas na China e no resto do mundo para acabar com o sacrifício maciço de cães. Um simples passeio pelo mercado Dashichang basta para conhecer a magnitude da matança. 

Cães e gatos (estes em menor quantidade) se amontoam em jaulas nas bancas, ou já sacrificados nos açougues, e são exibidos assados. Além disso, é fácil ver tanto pessoas comendo-os e brindando com licor como ecologistas e animalistas comprando animais ainda vivos para salvá-los. Um cachorro custa cerca de 45 reais neste mercado. O que muitos desconhecem é que grande parte dos cães que acabam servidos neste festival são obtidos ilegalmente, pois costumam ser animais que vivem nas ruas ou foram roubados de seus donos. “Existem graves riscos para a saúde pública associados aos cães roubados que são abandonados e não vacinados e que podem hospedar doenças, inclusive a raiva. Ou mesmo que sejam envenenados com cianureto pelos ladrões e que posteriormente entrem na cadeia alimentar”, disse a diretora da organização Animal Asia, Jill Robinson, à agência Efe. 

A conscientização social sobre o “mercado negro” criado por este festival também está presente nas ruas de Yulin, onde há cartazes nos quais se lê: “Resista ao festival da carne de cachorro e resgate os cães”. Não há na China uma legislação que proteja esses animais, cada vez mais populares como mascotes entre a crescente classe média local, e nem sequer a circunstância de que 2018 seja um ano do cachorro, segundo o horóscopo chinês, serve para estimular essa proteção. Os defensores do festival afirmam que comer cachorro – 10 milhões desses animais são consumidos por ano na China, segundo as organizações defensoras dos animais – é uma tradição na região de Guangxi, e que não é diferente de se alimentar de outras espécies criadas para esse fim. Apesar da crença popular de que na China se come carne de cachorro de maneira generalizada, ela só é consumida em algumas áreas do sul do país, como Guangxi, Guizhou e Cantão, e em áreas do nordeste habitadas pela etnia coreana.

Dez pessoas são presas por suspeita de fraude em concurso do Tocantins



Uma operação interestadual batizada de Aleteia, foi deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão na manhã desta quinta-feira (21), que resultou na prisão de 10 pessoas suspeitas de terem fraudado o concurso público da Polícia Militar do Estado do Tocantins realizado em março deste ano. A operação foi executada simultaneamente nos estados do Tocantins, Piauí e Maranhão.
No Maranhão, a operação conseguiu prender cerca de dez pessoas nos municípios de São Luís, Santa Inês, Pindaré Mirim e Zé Doca. Foram presos Wylmerson Rubem dos Santos Silva, Maílson de Paiva, Renner Ferreira Moraes Mendes, Luís Fernando Melo Nascimento, Flaviania Silva Furtado, Jhonatan Araújo Cantuário, Fernandes da Silva Souza, Abimael Silva Almeida, Hagaer Silva Lima e Dionantan Soares Belfort.
As autoridades policiais começaram a investigar a fraude no concurso da Polícia Militar do Tocantins depois que um aparelho de celular foi localizado em um banheiro de um dos locais de provas na cidade de Araguaína.
Participaram da ação, equipes da Polícia Civil da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, da 8ª Delegacia Regional de Zé Doca e das cidades de Pio XII e Santa Luzia, além do 1º Distrito Policial da capital maranhense. Todos os detidos foram apresentados nas respectivas delegacias e posteriormente encaminhados às unidades prisionais.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Inspeção constata irregularidades na merenda escolar de escolas municipais em Cajari



CAJARI - Com base em uma série de vistorias que vêm sendo realizadas desde abril, a 2ª Promotoria de Justiça de Viana, da qual o município de Cajari é Termo Judiciário, realizou inspeções em duas escolas municipais para verificar os estoques e condições da merenda escolar. Os trabalhos são coordenados pelo promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno.
Foram vistoriadas as escolas Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Tamancão, e Cirene Abreu Serra, no Centro, ambas em Cajari.
Na primeira escola, que atende 302 alunos, o estoque de merenda era suficiente para o período de quatro semanas. Foram encontrados gêneros alimentícios não perecíveis ou industrializados, entre eles feijão, macarrão, biscoitos, pacotes de mistura para preparo de risoto de frango e de carne, mingau de tapioca, suco de caju concentrado. Porém, não foram encontrados alimentos “in natura”, como frango e carne.
Em seguida, a Escola Municipal Cirene Abreu Serra, que atende 380 alunos, foi inspecionada. O Ministério Público constatou o abastecimento somente com alimentos não perecíveis ou industrializados, a exemplo de arroz, pacotes de biscoito, suco de caju concentrado, leite em pó, óleo de cozinha, macarrão, sardinha, mistura para preparo de risoto de frango e de carne, mingau de tapioca e achocolatado.
A unidade escolar dispõe de um freezer mas não havia alimentos como frango, carne ou polpa de fruta. Segundo a diretora da escola, Rosilda Rocha, estes produtos não foram entregues em junho mas foram entregues no mês anterior.
Segundo o relatório de inspeção do Ministério Público, o estoque de gêneros alimentícios nas duas escolas está na quantidade adequada, porém é notória a ausência de alimentos 'in natura' como carne, frango e outros alimentos naturais a exemplo de polpa de frutas.
De acordo com o promotor de justiça Gustavo Bueno, os alimentos encontrados nas escolas são, em sua quase totalidade, constituídos de industrializados, os quais têm percentuais reduzidos de nutrientes, prejudicando, dessa forma, a saúde dos alunos que os consomem diariamente.
Como medida, a Promotoria de Justiça instaurou Inquérito Civil para apurar as irregularidades e notificar o Poder Executivo municipal. Para regularizar a situação, são necessárias providências por parte da Prefeitura de Cajari a fim de incluir no cardápio escolar alimentos “in natura”. Nesse sentido, é fundamental que o Município adquira a produção de agricultores locais, pois além de contribuir para uma alimentação saudável, será fonte de renda para os agricultores da cidade.

Canadá é o primeiro país a legalizar nacionalmente o uso da maconha



O Senado do Canadá aprovou na noite de hoje (19) a legalização do uso recreativo da maconha em todo o território do país. O projeto foi aprovado por 52 votos favoráveis e 29 contrários. Com isso, o Canadá se tornou o primeiro país do mundo a legalizar a maconha nacionalmente.
O projeto de lei foi apresentado pelo próprio Executivo canadense e, antes de ser aprovado pelos senadores, passou pela Câmara dos Deputados.
A legalização da maconha no país já havia sido aprovada no começo do mês, mas com a tramitação na Câmara e no Senado, foram feitas emendas e modificações, por ambas as casas.
O projeto agora seguirá para sanção da governadora-geral do país, Julie Payette, representante da Coroa Britânica no Canadá.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, já havia se manifestado a favor da aprovação da proposta. Além disso, ele defende publicamente, o cultivo doméstico da maconha.
Segundo a imprensa local, o processo de legalização deverá durar cerca de quatro meses.
 

Homem é preso ao tentar matar esposa com golpes de faca em São Bento



Policiais militares, com o apoio da Guarda Municipal de São Bento, prenderam, nesta terça-feira (19), um homem que tentou matar a esposa a facadas. Ele foi identificado como Raimundo Nonato Lopes.

A vítima, Tatiane Santos Oliveira Lopes, foi esfaqueada na Rua da Cruz, no bairro Outra Banda.

Por volta de 8h30, a Guarda Municipal recebeu denúncia de que Raimundo Nonato, conhecido como “Santinho”, estaria agredindo a golpes de faca a sua própria esposa.
De imediato, a guarnição da GM se deslocou para o local, mas o agressor conseguiu se evadir. Com reforço da Policia Militar, foi possível localizar o agressor, momentos depois, no bairro São Roque.

Raimundo Nonato Lopes foi preso e apresentado na Delegacia Regional de Pinheiro.

Tatiane Santos Oliveira Lopes, que é funcionária pública, passou por procedimento cirúrgico e continua internada no hospital de São Bento.

TSE cassa mandato de Zé Vieira prefeito de Bacabal, e nova eleição poderá ser realizada



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do prefeito de Bacabal Zé Vieira (PP). A decisão ocorreu na noite de terça-feira (19) com o não reconhecimento, por unanimidade, do Recurso Especial Eleitoral nº 187-25.2016.6.10.0013, proposto por Zé Vieira, referente à eleição de 2016.

Vieira foi acusado pela coligação “Bacabal Rumo ao Futuro”, encabeçada pelo deputado estadual Roberto Costa (MDB), candidato que ficou em 2º lugar nas eleições para prefeito, de promoção pessoal com dinheiro público.  O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu o registro de sua candidatura e de seu vice.

No entanto, mesmo com essa decisão, Zé Vieira participou das eleições graças a liminares nas instâncias superiores. Venceu e tomou posse, sendo que depois disso o caso virou um “imbróglio” judicial sem fim, com idas e vindas, hora favorável a Vieira, hora em seu desfavor.

O recurso de Vieira contra a decisão do TRE já havia sido pautado outras três vezes, todas em 2017: 23 de maio, 19 de outubro e 7 de novembro. Em todas as ocasiões, o caso foi retirado de pauta.

Por fim, a Corte Eleitoral decidiu pelo não conhecimento do recurso de Vieira e do seu vice Raimundo Florêncio Monteiro Neto (PHS), filho do deputado estadual Carlinhos Florêncio (também do PHS).

Diante da decisão, Zé Vieira aguarda no cargo a publicação do Acórdão do TSE, que determinará ao presidente da Câmara Municipal de Bacabal que assuma a prefeitura e convoque nova eleição dentro de 30 dias. Nesse intervalo, Zé Vieira deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Após baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada



O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do público-alvo foi vacinado. O número é considerado baixo pela pasta, que estabeleceu como meta a cobertura de 90% dessa população, o que equivale a 54 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, 42,6 milhões de pessoas foram vacinadas.
A região Sudeste é a que possui menor cobertura até agora: 71% do público prioritário foi protegido. Na sequência, estão Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro-Oeste (91,4%). Em estados como Roraima, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul, a baixa cobertura vacinal é ainda mais preocupante. Neles, os percentuais chegam a 53,59%, 57,29%, 70,91% e 77,82%, respectivamente. Apenas Goiás, Amapá e Ceará ultrapassaram a meta de 90%.
Segundo o ministério, a situação acende um alerta, dada a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Além disso, neste ano, já foram contabilizados 2.715 casos de influenza, mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado (1.227). As mortes decorrentes da doença também aumentaram: passaram de 204, em 2017, para 446, em 2018. Apesar do crescimento, os números estão distantes dos que foram registrados em 2016, quando houve forte incidência da influenza no Brasil, quando foram 12.174 casos e 2.220 óbitos derivados deles.
“Nós entendemos que a estratégia é: atuação mais proativa para ir buscar esse público-alvo”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que citou iniciativas de vacinação e de conscientização envolvendo imprensa, escola e agentes comunitários de saúde como exemplos.
Público-alvo
O público prioritário da campanha é composto por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores em saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e mulheres que tenham tido filhos há 45 dias, bem como pessoas privadas de liberdade. Crianças e gestantes são os grupos que registraram menor cobertura vacinal neste ano, assim como ocorreu no ano passado. Na região Sudeste, por exemplo, menos da metade (48,95%) das crianças que devem ser vacinadas foram imunizadas. Já o percentual de gestantes atingiu 54%.
“Essas são as pessoas com uma imunidade menor do que as demais”, disse o ministro. Ele destacou a necessidade de um maior envolvimento da população, especialmente no caso das crianças, devido à dependência de adultos para que as levem até os postos.
No caso da região Centro-Oeste, o grupo mais vulnerável à doença é o formado pela população indígena, cujo percentual de vacinação alcançou 74,1%. Também nesta região, que já conseguiu ultrapassar a meta de 90%, crianças e gestantes chegam a 76,29% e 75,02%, respectivamente, percentuais menores do que os dos demais grupos prioritários. “Esse alerta a gente faz para que esses grupos tenham como procurar os postos de vacinação para efetuar sua proteção”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Osnei Okamoto.
Estoques de vacinas
A meta de vacinação do Brasil supera a de 80% fixada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas o Ministério da Saúde garantiu vacinas para todas as pessoas que integram o público prioritário da campanha. De acordo com Mauro Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), todos os municípios têm as doses disponíveis, inclusive em lugares de difícil acesso, como na Região Norte.
A partir do dia 25 de junho, poderão ser vacinados outros grupos etários, como crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59. A vacinação desse público dependerá da disponibilidade das doses nos municípios.
Além da vacinação, cuidados com a higiene podem ajudar a população a se prevenir. Lavar e higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e pratos, e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas sugeridas pelo ministério.


Caixa e BB divulgam calendário de saques do PIS/Pasep



A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) divulgaram hoje (13) o calendário de saques das contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Mais cedo, em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer sancionou a lei e assinou o decreto que regulamentam os saques, que agora poderão ser feitos por todas as pessoas que tem direito ao benefício, e não apenas para cotistas com 60 anos ou mais, como vigorava na regra anterior.
O pagamento das cotas deve injetar R$ 39,5 bilhões na economia, com impacto potencial no Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 0,55 ponto percentual. Cerca de 28,7 milhões de pessoas têm dinheiro em contas inativas do PIS/Pasep para resgatar. Desse total, 3,6 milhões já fizeram o saque até maio desse ano, num total de R$ 5 bilhões. Os outros R$ 34,3 bilhões ficarão disponíveis para serem sacados no Banco do Brasil (servidores públicos) e na Caixa Econômica Federal (trabalhadores do setor privado). 
Agenda
Com início na próxima segunda-feira (18), cotistas do PIS/Pasep com idade a partir de 57 anos poderão procurar as agências do BB e da Caixa para sacar o benefício. Essa primeira etapa vai até o próximo dia 29 de junho. Depois disso, os pagamentos serão interrompidos, entre os dias 30 de junho e 7 de agosto, período em que são aplicadas as correções monetárias do exercício 2017/2018 sobre o benefício. No ano passado, por exemplo, o reajuste nos saldos foi de 8,9%. Nesse caso, segundo os bancos, quem puder esperar para sacar a partir de 8 de agosto, receberá um valor superior ao que está na conta atualmente. 
A janela de saques do PIS/Pasep vai até o dia 28 de setembro, mas apenas para trabalhadores com até 59 anos. Aqueles que tem 60 anos ou mais, seguem valendo as regras que já estavam em vigor, que permitem o saque do benefício a qualquer tempo, inclusive após o fim de setembro.
Regras do BB
De acordo com o Banco do Brasil, responsável pelo pagamento dos saldos do Pasep, que beneficia servidores públicos, caso o cotista não seja correntista ou poupador do BB e possuir saldo de até R$ 2,5 mil, ele poderá realizar a transferência da sua cota via transferência eletrônica direta (TED) para conta de sua titularidade em outro banco, sem nenhum custo. A operação poderá ser feita nos terminais de autoatendimento do BB ou na internet (www.bb.com.br/pasep).
No mesmo portal na internet, os cotistas poderão conferir o quanto possuem de saldo na conta inativa. Para quem tiver saldo superior a R$ 2,5 mil, os saques poderão ser realizados nas agências do banco, bastando que o cotista apresente documento oficial de identificação.
Regras da Caixa
O saque das cotas do PIS, que beneficia trabalhadores do setor privado, será efetivado após a confirmação do direito nas agências da Caixa. Os pagamentos das cotas com valor até R$ 1,5 mil podem ser realizados no autoatendimento da Caixa apenas com a Senha Cidadão, sem a necessidade do Cartão do Cidadão, ou com Cartão Cidadão e senha nas unidades lotéricas e Caixa Aqui, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.
Os saques de valores até R$ 3 mil podem ser feitos com Cartão do Cidadão e Senha Cidadão no autoatendimento, unidades lotéricas e Caixa Aqui, com documento de identificação oficial com foto.
Os valores acima de R$ 3 mil devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto. A Caixa ainda orienta que os trabalhadores consultem o site www.caixa.gov.br/cotaspis para serem direcionados à melhor opção de pagamento, antes de se dirigirem a um dos canais oferecidos.
Herdeiros
No caso de cotistas falecidos, o beneficiário legal poderá sacar o PIS/Pasep na Caixa ou no BB. Para isso, ele deve se apresentar nas agências da respectiva instituição financeira portando documentos oficiais de identificação e comprovação da sua condição de herdeiro do cotista que tem saldo a receber.  

POLÍCIA APREENDE 14 ESPINGARDAS NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE CHAPADINHA



Uma ação realizada pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (13) conseguiu deter um homem identificado por Francisco da Silva (40), pois com o mesmo foram apreendidas 14 espingardas de vários calibres. O fato ocorreu no bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha.
O comando do 16°BPM informou que denúncias anônimas relataram a existência de um estabelecimento que estaria servido como fábrica clandestina de armas de fogo. Já no local citado, a guarnição fez o trabalho de abordagem, onde foi comprovada a veracidade da denúncia.
Foram apreendidas cinco espingardas calibre (32), cinco de calibre (36), duas de calibre (20) e mais duas espingardas (bate-bucha). O Arsenal e o suspeito foram apresentados a delegacia de Polícia Civil da cidade para os procedimentos cabíveis.


Anselmo Oliveira – Ascom SSP

quarta-feira, 6 de junho de 2018

TEMER REDUZ AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

Em mais um golpe contra os trabalhadores, aposentados e pensionistas, o governo de Michel Temer, rejeitado por mais de 90% dos brasileiros, reduziu a previsão de aumento do salário mínimo para 2019; em nota técnica do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano, Temer reduziu o reajuste previsto de R$ 1002, feita em abril, para R$ 998; valor atual do salário mínimo é de R$ 954 e serve de referência para cerca de 45 milhões de pessoas; com a nova previsão, o governo estima que vai deixar de gastar R$ 1,21 bilhão em 2019

247 - O governo de Michel Temer, rejeitado por mais de 90% dos brasileiros, reduziu a previsão de aumento do salário mínimo para 2019. Em nota técnica do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano, divulgada pela Comissão Mista de Orçamento, o governo reduziu a previsão de reajuste de R$ 1002, feita em abril para R$ 998. 
O valor atual do salário mínimo é de R$ 954 e serve de referência para cerca de 45 milhões de pessoas. A revisão na estimativa para o salário mínimo em 2019 ocorre porque o governo revisou de 3,8% para 3,3% sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2018 - que é utilizado como referência para correção do salário mínimo no ano que vem.
Com a nova previsão, o governo estima que vai deixar de gastar R$ 1,21 bilhão em 2019. Isso porque, para cada R$ 1 de aumento, há o impacto de R$ 303,9 milhões em despesas, sendo R$ 243 milhões apenas nos gastos do INSS (previdência do setor privado).

No Ceará, 'Serial killers' mataram 4 pessoas em 'ritual satânico' para ganhar na Mega-Sena


A Polícia Civil concluiu que as quatro pessoas achadas mortas na zona rural de Iguatu, no interior do Ceará, foram vítimas de "serial killers psicopatas" que fizeram "ritual satânico" para que eles obtivessem os números para ganhar o prêmio da Mega-Sena. Um dos suspeitos desejava também ter "poderes divinos", mulheres e "poder para desafiar qualquer um", afirmou o delegado da Polícia Civil Marcos Sandro Lira, nesta segunda-feira (4), ao divulgar sobre a conclusão das investigações.

As vítimas eram quatro pessoas que estavam desaparecidas desde o ano passado. "Eles escolhiam aleatoriamente. Eram serial killers psicopatas que se fingiam de religiosos para se infiltrar na sociedade. Eles escolhiam pessoas frágeis psicológica e emocionalmente, mas se [a vítima] fosse alguém que tinha alguma rixa com eles, era um alvo preferencial", diz Sandro Lira.

Dois suspeitos, Gleudson Dantas Barros e Roberto Alves da Silva, foram presos; um adolescente suspeito de participação nos crimes foi encontrado morto durante as investigações. Conforme a Polícia Civil, o jovem cometeu suicídio.
Segundo o delegado, eles atraíam pessoas até o sítio Canto, no distrito de Suassurana, onde os "adeptos do satanismo" realizam rituais macabros.

"Lá eles colocavam um pano cobrindo a cabeça da vítima, pediam para eles se concentrarem, pensarem no número da Mega-Sena, aí chegava um por trás e dava um tiro na nuca. As quatro vítimas foram mortas dessa forma."

Os dois vão responder por homicídio, corrupção de menor, ocultação de cadáver e vilipêndio de cadáver.


Covas e rituais

Ainda conforme Sandro Lira, os suspeitos deixavam uma cova preparada e escolhiam a vítima para realização dos rituais.

"Eles simplesmente pensavam quem eles iriam matar naquele dia, podia ser um mendigo, alguém que eles prometiam dinheiro, festas", afirma o policial.
A polícia chegou aos suspeitos após a morte do estudante Jheyderson de Oliveira Chavier; depois de cinco dias desaparecido, a polícia identificou um vídeo de câmeras de segurança da vítima na companhia de Gleudson Dantas, apontado como o líder da seita.

Após a prisão e interrogação do suspeito, os policiais e Corpo de Bombeiro localizaram mais três cadáveres no sítio. "Um deles [dos suspeitos presos], o Roberto, fala em arrependimento, diz que os rituais não estavam resultando em nada na vida dele. Já os outros dois, se não tivessem sido presos, iriam continuar matando com certeza. O menor de idade queria matar, ele sentia prazer em matar", afirma o delegado. 

Parte dos cadáveres eram usados para "ornamentar" um "altar satânico", que era usado em rituais macabros. Os membros da seita acreditavam que, com os homicídios, conseguiram os números para vencer na Mega-Sena.

"Eles diziam que o espírito das pessoas [assassinadas] estava aprisionado naquele sítio e que os espíritos fariam o que eles quisessem, inclusive iriam dar o número para vencer na Sena."

Ainda conforme o policial, o três já haviam preparado uma cova "enorme" para matar e sepultar três mulheres. "Eles tentaram atrair as mulheres com bebedeiras, mas nunca conseguiram. Depois tentaram dois rapazes, que por sorte viajaram para Fortaleza e não puderam ir à festa. Foi quando eles tiveram a chance de atrair o Jheyderson, que infelizmente foi uma das vítimas", afirma o policial.

Os policiais seguem realizando buscas no sítio. "Não sabemos se eles mataram mais pessoas, a certeza de que temos é que eles mataram quatro pessoas que estavam desaparecidas, mas não podemos descartar nenhuma hipótese", conclui o policial Sandro Lira.

terça-feira, 5 de junho de 2018

BRASILEIROS JÁ PAGARAM MAIS DE R$ 1 TRI EM IMPOSTOS EM 2018


Sputnik - A arrecadação de impostos no Brasil cresce em ritmo acelerado e em contraste com a qualidade dos serviços públicos. Como forma de denúncia, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mantém um painel com uma estimativa de impostos pagos pelo brasileiro. A Sputnik Brasil conversou sobre essa situação com Emílio Alfieri, economista da ACSP.
A ACSP é a responsável pela manutenção do chamado "impostômetro", que mantém uma contagem de impostos pagos pelos brasileiros ao longo do ano. Uma forma da classe comercial protestar contra o que a organização considera um abuso das autoridades.
Instalado em 2005, o painel dos impostômetro é uma estimativa através de dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que reúne impostos a nível federal, estadual e municipal.
A marca segue sendo atingida cada vez mais cedo. Em 2017, foi alcançada 12 dias mais tarde do que em 2018, ano em que a linha de 1 trilhão foi ultrapassada às 7h50, na segunda-feira (4). No primeiro ano de monitoramento, ou seja, 13 anos atrás, a marca de 1 trilhão de reais foi registrada apenas no mês de outubro.
"Com o passar dos anos, os gastos públicos aumentam cada vez mais, com exceção talvez deste ano em relação ao ano passado, onde já existe a emenda constitucional que estabiliza o gasto no nível mais o índice da inflação, ou seja, ele não pode mais subir", afirma Emílio em referência à Emenda Constitucional nº 95, chamada de "PEC do Teto de Gastos" por seus defensores e de "PEC do fim do mundo" por seus opositores.
Para o economista, há impostos em excesso, além de um número alto de tributos a serem vencidos. Uma situação ruim em comparação com o cenário internacional.
"Em termos internacionais nós temos tributos em excesso, considerando o nível de renda que nós temos, que é um nível ainda de país emergente, não desenvolvido", afirma Emílio, que ainda acrescenta que o Brasil pratica um volume de impostos equivalente ao de países desenvolvidos.
"Nós temos uma carga tributária que quase de primeiro mundo e os serviços prestados, de educação, saúde, segurança são, vamos dizer, quase terceiro mundo", aponta o economista.
Para que haja uma mudança, o caminho apontado por Emílio seria a discussão de uma reforma fiscal como primeiro passo para que se possa reduzir gastos e logo após mexer na estrutura tributária.
Para ele, as eleições de 2018 são uma oportunidade de debater essa situação. O economista ressalta, no entanto, que deve haver cautela ao se modificar a teia de tributos, tendo em vista que isso poderia piorar o que já não estaria muito bom.
"Não dá para mexer muito agora porque aí a situação fiscal vai se deteriorar mais ainda do que ela já se deteriorou", afirma o economista, que acrescenta que uma reforma tributária neste momento traria a possibilidade indesejada de aumento de impostos.
Um caminho para conseguir essa mudança no cenário seria também a diminuição do número de tributos. Ou seja, uma simplificação das obrigações tributárias do brasileiro, o que facilitaria a vida, principalmente, dos empresários.
Isso, segundo Emílio, talvez melhorasse a eficiência da arrecadação e diminuísse a burocracia do Estado e também das empresas. Estas últimas, segundo Emílio, perdem até 4% do que arrecadam com funcionários que operam essa burocracia.
Até o final de 2018, o impostômetro deve chegar a quase R$ 2,4 trilhões, cerca de 10% a mais do que em 2017, quando o indicador atingiu R$ 2,17 trilhões.

Professora é morta pelo marido com 26 facadas no Piauí



A professora Selene Veras Roque, 28 anos, foi assassinada com 26 facadas na tarde de ontem (3) em Luís Correia (a 340 km de Teresina). O principal suspeito é seu marido, o mecânico Raimundo Neto Pereira, o ‘Neto Motopeças’, 32 anos, que está foragido. Este ano já é o sexto caso de feminicídio registrado no Piauí.Segundo o subcomandante da Companhia Independente de Turismo da Polícia Militar (CIPTur), capitão Valdeci Galeno, os dois chegaram do curso de especialização que fazem em Parnaíba e tiveram uma briga.“Ao que tudo indica foi questão de ciúmes. Eles já tinham tido algumas discussões, mas nunca tinha tido contato físico. O crime aconteceu por volta das 17 horas. Eles faziam especialização na mesma faculdade mas em salas diferentes e iam e voltavam juntos”, explicou o capitão Galeno.A arma do crime, uma faca, foi encontrada dentro da casa do casal, mas o mecânico está foragido. Eles moravam no povoado Lameiro, região do Brejinho onde a professora estava diretora de uma escola municipal.“Parte das duas famílias moravam na região. O casal tem uma filha de sete anos que não estava em casa no momento do crime”, completou o oficial da PM.O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba. A arma foi recolhida pela perícia e as investigações estão a cargo da Polícia Civil.


x