sábado, 24 de setembro de 2016

Pesquisa eleitoral, verdadeira ou falsa?


É um absurdo o que vem acontecendo no Brasil, e principalmente no Maranhão com relação às pesquisas de intenção de voto.
Os institutos de pesquisas perderam a credibilidade, por agiram sem ética, e de forma tendenciosas a determinados candidatos que pagam valoras autos para que uma pesquisa tenha seus números alterados, e divulgados favorecendo a quem pagou. Tornou-se um mercado de quem da mais.
Isto vem acontecendo principalmente nos pequenos municípios, e as vezes até em capitas. As vezes alguém contrata o instituto de pesquisa, ou é o próprio instituto é quem oferece a oportunidade de um candidato aparecer na frente do outro nas intenções de voto, e influenciar o eleitorado. Ou o candidato pode ate realmente esta a frente com uma pequena margem, mais este numero é elevado, mostrando o candidato com uma vantagem bem maior do que a encontrada pelo levantamento. A justiça eleitoral não tem como controlar estes números.
Registro de pesquisa não é garantia de veracidade de números. Como a legislação eleitoral exige que as pesquisas só podem ser publicadas se estiverem registradas, e declarado a origem do dinheiro que foi usado para pagar o instituto contratado, coisa que não garante a verdadeira origem do recurso, pois não é feita nem uma investigação pra saber a verdadeira origem do recurso.
Geralmente quando se ver um candidata quase toda semana divulgando uma pesquisa, é porque a coisa não esta boa para ele, e quer usar as pesquisas para influenciar o eleitor e reverter o quadro a seu favor.
O eleitor precisa esta atento a essas manobras usadas por determinados candidatos na tentativa de mudar sua intenção de voto. Voto é coisa séria, e pode tirar a oportunidade de desenvolvimento do município. Geralmente os candidatos que agem dessa forma não estão bem intencionados. Muitos se comprometem demais em alianças perigosas e fazem de tudo para vencer a eleição, deixando de lado os interesses da população, e tendo que atender apenas os interesses de um grupo sedento que se formou ao seu redor.
Em eleições passadas vimos institutos de pesquisas como: Data folha, ibope, no Maranhão, scutec, data M, exata, e outros serem desmentidos palas urnas. No mês passado o Data Folha divulgou o resultado fraudulento de um levantamento de popularidade do então presidente interino Michel Temer no proposito de esconder os números reais.



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