domingo, 31 de julho de 2016

Convenção do Solidariedade para oficializar candidatura de Washington é a maior de Vitória do Mearim


O Partido solidariedade, juntamente com PV, PRTB, PMB, PtdoB, PTC, PPL, e PEN, realizaram neste domingo (31), convenção partidária com a maior concentração de publico em Vitória do Mearim.
Uma multidão de eleitores, com aliados, candidatos a vereadores,  e demais lideranças  políticas, lotaram o clube da maçonaria para receber  Dr. Washington e Zena, para oficializarem suas candidaturas a prefeito, e vice prefeita. Uma grande arrancada, dando demostração de força de um grupo político que venceu as duas ultimas eleições naquele município. As duas maiores lideranças politicas do município, o ex-prefeito Reginaldo Rios, e a prefeita Dóris, e o deputado Ricardo Rios, também estiveram presentes, declarando total apoio às candidaturas de Washington, e Zena.

O médico Washington Oliveira, chega respaldado por muitos serviços prestados a mais de quarenta anos a aquele povo. Ao seu lado como vice, ele terá a professora Zena, esposa do presidente da amara Helio Silva.





Quatro pessoas morrem em acidente na BR 316 em Peritoró



Uma colisão frontal envolvendo os veículos Caminhão Mercedes Benz 242b, placa NMQ-6158/MA e um GM/Corsa, prata, placa DKW-6943/SP, deixou quatro pessoas mortas.

O acidente ocorreu por volta de 9h deste domingo (31) no Km 495 da BR-316, no povoado Alegre, entre as cidades de Peritoró e Caxias.

A vítimas foram identificadas como Roberto Carlos Sousa, 48 anos, Antônio Alves Martins, 52 anos, Maria da Conceição Alves Pinto, 46 anos, e Isaura Pereira da Silva, 79 anos.

Conforme o boletim de ocorrência, todas as bagagens e bolsas das vítimas foram remexidas. 

Ao perceber a gravidade do acidente, o Motorista do caminhão, que transportava produtos do grupo FC Oliveira, de Codó, evadiu-se do local.

De quinta-feira (28) até este domingo já foram registrados três acidentes graves na BR-316, na região dos cocais, deixando seis pessoa mortas.




sábado, 30 de julho de 2016

Ações da polícia diminuem em quase 20% os registros de homicídios na Grande São Luís



A diminuição nas estatísticas de crimes é um dos maiores desafios para a Segurança Pública em todo o país. Desde o início da gestão Flávio Dino as forças policiais se uniram e realizam ações conjuntas para frear o avanço destes tipos de crime e o resultado tem sido a queda gradativa e constante dos números. A polícia nas ruas e a realização de operações com foco específico têm contribuído para diminuir os registros de homicídios dolosos na Região Metropolitana de São Luís. Só em relação aos primeiros semestres de 2014 e 2016, essa diminuição chegou a 19,67% destes casos.

Em 2015, primeiro ano de governo, a ação integrada das polícias conseguiu diminuir os registros já no primeiro semestre com 6,71% menos casos que em 2014. Somaram 432 registros em 2014 e caíram para 403 em 2015 – o que significa 29 vidas salvas. A diminuição foi ainda maior comparando 2015 e 2016, quando as operações colocadas em prática já demonstravam um resultado mais eficaz: 347 registros de homicídios dolosos.

E no comparativo 2014 com 2016, os números são ainda mais significativos. Foram salvas 87 vidas e a queda registrada em 19,67%. Os dados são da Unidade de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, ressaltou a importância da união das polícias geral para êxito das ações na área. Ele explicou que “a execução de planos estratégicos a serem seguidos em todo o Maranhão são determinantes para conter a violência e mostra o poder de organização da polícia”.


“É um trabalho constante, que não para. A Segurança tem uma grande demanda a atender e lidamos com problemas que se perpetuaram ao longo dos anos, sem que fossem solucionados. O governador tem essa área como uma das prioridades e está reestruturando o setor para que possamos ter êxito. E temos conseguido, com todos os esforços reunidos”, avalia o delegado geral de Polícia Civil, Lawrence Melo.

Dentre as medidas diretas tomadas pelo governo para mudar estes números estão o monitoramento intensivo das áreas onde existem maior demanda; a colocação da Polícia Civil nas ruas para trabalhar unida à Militar; descentralização da atividade policial com a criação das Superintendências especializadas; e canais diretos com a população para denúncias.

HOMICÍDIOS DOLOSOS – GRANDE SÃO LUÍS
2014
Jan - 87
Fev - 68
Mar - 78
Abr - 69
Mai - 71
Jun - 59
TOTAL - 432

2015
Jan - 84
Fev - 70
Mar - 73
Abr - 54
Mai - 62
Jun - 60
TOTAL - 403

No 1º semestre de 2015 houve uma diminuição de 6,71% nos casos de homicídios dolosos na Região Metropolitana de SL, em relação a 2014.

2016
Jan - 63
Fev - 71
Mar - 66
Abr - 46
Mai - 55
Jun - 46
TOTAL - 347

No 1º semestre de 2016 houve uma diminuição de 13,89% nos casos de homicídios dolosos na Região Metropolitana de SL, em relação a 2015.

No 1º semestre de 2016 houve uma diminuição de 19,67% nos casos de homicídios dolosos na Região Metropolitana de SL, em relação a 2014.



* Fonte: SSP-MA

Pecuarista é preso por agiotagem e outros crimes em Barra do Corda


O pecuarista Raimar Costa Pinto foi preso por policiais da Delegacia Regional de Barra do Corda, na sexta-feira (29), por suspeita de prática de diversos crimes e ameaças.

De acordo com os policiais, o fazendeiro é suspeito de crimes como usura, posse ilegal de arma de fogo, ameaças, invasão de domicílio e crime ambiental.

Na ação policial, na casa do pecuarista, foram encontrados cadernos de anotações e notas promissórias relacionadas a empréstimos a juros (agiotagem) feitos pelo conduzido com valores muito elevados a empresários da cidade. Os policiais encontraram, ainda,  uma espingarda, uma faca e diversos cartuchos.

Raimar é acusado também de prática de crime ambiental, pois teria matado o cachorro de uma suposta vítima, colocá-lo dentro de uma mala e deixá-lo em cima da cama dessa pessoa. A mesma vinha sendo aterrorizada pelo pecuarista, possivelmente por conta de dívidas.


A operação foi chefiada pelo delegado regional de Barra do Corda, Renilton Ferreira e contou com a participação de policiais da equipe de capturas.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Uma pessoa morre e três ficam feridas em acidente na BR-316, em Caxias


Uma pessoa morreu e três ficaram feridas em um acidente de grandes proporções envolvendo três veículos na BR-316, em Caxias, a 360 Km de São Luís, na tarde desta sexta-feira(29).

Segundo as primeiras informações, bombeiros lotados no 5° Batalhão, em Caxias,  foram acionados por volta de meio-dia para atendimento à ocorrência.

O acidente envolveu um Fiat/uno Mille Fire, cor preta, placa, LVX-3576 de Teresina-PI, Uma D-20, vermelha, placa HUB-2274 de Caxias-MA, e um Classic, preto, de placa OJA-5998 de José de Freitas-PI.

Três vítimas, que ficaram com ferimentos, foram atendidas ainda no local pelo corpo de bombeiros, sendo encaminhadas pelo Serviço de Atendimentos Móvel de Urgência (SAMU) ao hospital de referência de Caxias.


As causas do acidentes e os nomes das vitimas estão sendo apurados.

Nomes de inadimplentes do IPVA 2016 são enviados ao Serasa


A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) encaminhou ao Serasa, nessa sexta-feira (29), um lote com 50 mil Registros Nacionais de Veículos Automotores (Renavams) inadimplentes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2016, até o mês de julho. Ao todo serão enviados 130 mil Renavams.
No ano de 2015 a taxa de inadimplência do IPVA foi de 30%, enquanto que a taxa deste ano deve ser inferior à registrada no ano passado. De acordo com o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, o envio ao Serasa se refere apenas aos inadimplentes do IPVA de 2016 e a expectativa é que a inadimplência reduza para até 20%.
“Este lote de 50 mil que foi enviado ao Serasa é o primeiro de um total de 130 mil Renavams com débitos de IPVA do atual exercício de 2016. Com essa medida, o Estado pretende diminuir a taxa de inadimplência e conseqüente regularização dos veículos para circulação, sem prejuízos para o proprietário e para o Estado”, destacou o secretário da Fazenda.
Consulta
No Portal da Sefaz existe uma página sobre o IPVA, um canal de consulta para o proprietário de veículo interessado em fazer a verificação das informações de débitos por pessoas e empresas que possuam veículos com registro de propriedade em seu nome ou razão social.
No portal, o notificado deve acessar o ícone IPVA, a opção “IPVA-Notificados/Serasa”, inserir o número do CPF ou CNPJ e o número de notificação informada na carta.
No rodapé da página o interessado localiza o Renavam do veículo e pode emitir o documento de pagamento (DARE) com o código de barras para fazer o recolhimento no Banco do Brasil e seus correspondentes. O pagamento pode ser feito nos caixas eletrônicos do BB e pela Internet para os correntistas do Banco.

Caso o contribuinte não receba a carta e não saiba o número de notificação ele pode comparecer a uma das agências da Sefaz ou informar o Renavam do veículo no menu ‘IPVA/Débitos’ para consultar o valor lançado.

Em Codó Justiça condena a 18 anos de cadeia homem que abusava de menina e tirava fotos


Uma sentença proferida pela 2ª Vara de Codó condenou um homem que abusava sexualmente, tirava fotos e gravava vídeos de uma menina de seis anos de idade. De acordo com a sentença, Nilson Rodrigues do Nascimento teria perdido um estojo com documentos pessoais, celular e diversos cartões de memória. O estojo foi encontrado e entregue na FC TV e remetido para a Delegacia de Polícia que, ao analisar o conteúdo do cartão de memória, acabou encontrando as fotos de criança em situação de abuso sexual.
De acordo com a denúncia, ele estava sendo acusado dos crimes de estupro de vulnerável e fotografar cena pornográfica envolvendo criança. Foi deferida a prisão preventiva do acusado, que era tido como um evangélico na Zona Rural, fato que facilitava a sua entrada na comunidade. O fato teve grande repercussão pela força do acaso e pelo crime praticado, a criança (vitima) de apenas 06 anos foi ouvida através do sistema de depoimento especial, tendo inclusive demonstrado sentimento pelo acusado.
A defesa alegou insanidade mental de Nilson, pedindo pela absolvição, tese não acatada. O processo foi presidido e sentenciado pelo juiz titular da 2ª Vara, Holídice Cantanhede Barros. Ele enfatizou que a Justiça sempre alcança aos infratores de crimes hediondos. Após, toda instrução o acusado foi sentenciado a uma pena justa de 18 anos, 02 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado.
Narra a denúncia que o acusado levava a vítima, de apenas 6 anos de idade, para sua casa, localizada no Povoado Santa Rita do Deusdete, zona rural de Codó. Lá, ele entregava um vídeo game portátil, colocava a vítima em posições sensuais e tirava fotos dela. “Relata a acusação que a ação delituosa foi descoberta porque o acusado veio até esta cidade e perdeu um estojo contendo uma carteira porta-cédulas, cor preta, 14 cartões de memória, 02 adaptadores para cartões de memória, um chip e seu RG. O referido estojo foi encontrado e devidamente entregue no prédio onde funciona a empresa FC TV e Rádio, pois é um costume local deixar objetos e documentos perdidos em via pública em emissoras de rádio e televisão”, diz a sentença.
“É de se consignar o entendimento pacífico da doutrina e da jurisprudência no sentido de que os relatos circunstanciados de vítimas, em delitos sexuais, constituem, por si só, prova convincente para a condenação do acusado, tendo em vista que as declarações das vítimas é elemento fundamental de prova, às vezes o único nestes delitos, comumente praticados às escondidas dos olhares alheios”, relatou o juiz.
E segue: “Assim, diante do conjunto probatório dos autos resta comprovado que o réu Nilson praticou ato libidinoso, consistente em passar a mão sobre a região genital da vítima, menor de 14 anos, bem como fotografou cena pornográfica envolvendo a citada ofendida. Cabe assinalar também que restou comprovado durante a instrução probatória, mormente da análise dos depoimentos supratranscritos, a incidência da causa de aumento de pena prevista no §2º, II, do artigo 240, do ECA, vez que o acusado se valeu da relação de hospitalidade para colocar em prática seu intento criminoso, isto é, cometeu o delito mediante o favorecimento das constantes visitas que a infante fazia a sua residência”.
E conclui: “Por fim, tendo sido reconhecido concurso material, nos termos do artigo 69, do Código Penal, somo as reprimendas anteriormente obtidas, encontrando a pena definitiva de 18 (dezoito) anos, 02 (dois) meses e 20 dias de reclusão e 21 (vinte e um) dias-multa, cada um no equivalente a 1/30 do salário-mínimo vigente ao tempo do fato delituoso. Em consonância com o disposto pelo artigo 33, § 2º, a, do Código Penal, deverá o sentenciado iniciar o cumprimento da pena em regime fechado”.


(TJMA)

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Segundo o TSE Quase 30% dos eleitores do MA não tem o ensino fundamental


Dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições de 2016 no Maranhão mostram que 30% dos eleitores aptos a votar no estado não completaram o ensino fundamental. Neste ano, 4.611.247 maranhenses poderão participar do processo eleitoral.

A pesquisa também apontou que houve uma redução de 115.383 eleitores para este pleito em relação à 2014, quando o número de eleitores era de 4.495.864. Segundo o TSE, a justificativa é que outras 29 cidades passaram pelo recadastramento biométrico. Com isso, o número de eleitores tende a cair devido a transferências de domicílio, mortes, idade apenas para voto facultativo, entre outros.

Os eleitores na faixa etária entre 25 e 29 anos também são a maioria, representado 12,29% das pessoas aptas a votar no Maranhão. 
São Luís segue sendo a cidade com o maior número de eleitores, totalizando 659.779. Imperatriz tem o segundo maior eleitorado, com 151.858 eleitores.

O recadastramento biométrico já foi realizado em 44 das 217 cidades do 
Maranhão.

Eleições 2016: Vitória do Mearim terá final de semana movimentado pelas convenções partidárias


A política em Vitória do Mearim vivera um final de semana bastante movimentado, por conta das convenções partidárias que irão homologar  as candidaturas de prefeitos, vices-prefeitos, e vereadores, a serem realizadas pelos cinco grupos políticos que disputaram a prefeitura deste município.
Os candidatos a serem confirmados são:

Zé Mário pelo PSB, o 40. Vice: Pedro Chaves. Domingo (31)

Dr. Washington pelo Solidariedade, o 77. Vice: A ser definido. Domingo (31)

Didima Coelho pelo PMDB, o 15. Vice: Professora Elzir. Sábado (30)

Nato da nordestina pelo PP o 11. Vice: Antonio Silva. Domingo (31)

Lino Emiliano pelo PSDB o 45. Vice: Tuca. Domingo (31)

A eleição de 2 de outubro em Vitória do Mearim será uma das mais disputadas de sua história política.
Dos cinco candidatos quatro deverão chegar no dia 2 com chances de vencer disputa.
Didima tenta pela segunda vez, com o apoio de Almir Coelho seu marido.
Dr. Washington é candidato pela primeira vez, com apoio da prefeita Dóris, de Reginaldo Rios e seu grupo.
Nato da nordestina que surge como a nova alternativa.
E o ex-prefeito Zé Mário com sua liderança.


Bebê de 42 dias pode ter sido estuprado e tem enterro suspenso


 Blog do Minard

Moradores de Grajaú ficaram comovidos com o ocorrido na noite desta quarta-feira (27). Por volta das 19h, a Delegacia de Polícia Civil da cidade estava lotada de pessoas que acompanhariam o sepultamento do recém-nascido, B.S.S que teve apenas 42 dias de vida.
Muita gente tentava entender por que o caixão com o bebê foi arrancado do túmulo pela polícia, acompanhada do promotor Crystian Boucinhas e do Conselho Tutelar. A ação se deu após denúncia de que o recém-nascido poderia ter sido vítima de estupro.
No depoimento da mãe do bebê, Maria Uilane Sousa da Silva, ela relatou que o filho havia passado mal e foi conduzido ao Hospital São Francisco, porque estava com febre e após ser medicado, foi conduzido para o HGG (Hospital Geral de Grajaú), porque teve o quadro alterado. No HGG a criança não foi recebida, pois segundo a coordenação do hospital era caso de transferência para Imperatriz.
Seguindo orientação, a mãe levou a criança para o Hospital Regional de Imperatriz, onde o menino passou cerca de quatro dias internado, chegando a falecer. Segundo a mãe a criança defecava sangue e o médico teria dito que alguém tentou matar a criança, ou estuprar.
Maria Uilane já desconfiava e teria dito a uma médica e a uma assistente social que o suspeitava de uma pessoa que levou a criança ao banheiro e ao colocá-lo na cama novamente, a criança se desesperou em choros e frequentemente passou a ter sangramento nas fezes.
Segundo relata no depoimento, o médico disse que o ânus do bebê estava sangrando e que deveria ser encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal).

Diante das informações, o Conselho Tutelar de Imperatriz denunciou o fato em Grajaú e, foi justamente o motivo da polícia ter ido ao cemitério impedir o enterro. O corpo do bebê foi encaminhado ao IML de Imperatriz ainda na noite de quarta-feira.

Políciais Civis sofrem acidente na BR-010 próximo a Estreito


Uma viatura da Polícia Civil do Maranhão/Delegacia Regional de Imperatriz saiu da pista em trecho da rodovia Belém-Brasília, próximo á cidade de Estreito/MA, ao retornar de uma diligencia no Estado de Goiás.

O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (28). Um dos investigadores foi identificado como Gean Carlos, que também é pastor evangélico na cidade de Governador Edison Lobão/MA.



Os investigadores estão sendo atendidos pela equipe PRF de Palmeiras/TO. O acidente ocorreu próximo à cidade de Aguiarnópolis.




quarta-feira, 27 de julho de 2016

RECESSÃO SE AGRAVA E ELIMINA 91 MIL VAGAS DE EMPREGO


247 - Junho foi o 15º mês seguido de fechamento de empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira 27 pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Somente no mês passado, as demissões superaram as contratações em 91.032 vagas formais. Já ao longo do semestre, as demissões superaram as contratações em 531.765 vagas formais. 
Os números mostram que a volta da confiança ainda não se reflete no mercado de trabalho e que a recessão na economia brasileira se acentuou nos últimos meses. O mercado esperava uma perda de 24 mil a 84 mil postos de trabalho.
Leia mais na reportagem da Agência Brasil:
Caged mostra que Brasil perdeu 91 mil postos formais de trabalho em junho
Mariana Branco - Em junho, 91.032 vagas de empregos formais foram fechadas no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje (27) pelo Ministério do Trabalho. O resultado mantém a tendência de mais demissões que contratações no mercado de trabalho.
No entanto, o resultado melhorou em relação a junho de 2015, quando foram fechados 111.199 postos formais. No acumulado deste ano, o Caged contabiliza 531.765 vagas fechadas e, nos últimos 12 meses, o saldo chega a 1,765 milhão de postos com carteira assinada a menos.
O setor de serviços registrou a maior queda de vagas formais em junho deste ano, com fechamento de 42.678 postos de trabalho. O setor inclui a atividade bancária, transportes, comunicações, ensino e serviços médicos, por exemplo.
A indústria da transformação teve a segunda maior perda de postos, com fechamento de 31.102 vagas. A construção civil fechou 28.149 vagas e o comércio, 26.787 postos.
As únicas atividades com novas vagas abertas foram a agricultura e a administração pública. A primeira abriu 38.630 postos em junho e a segunda, 790 vagas.
As maiores perdas de postos de trabalho foram registradas em São Paulo, com fechamento de 29.914 vagas. Em segundo lugar está Rio de Janeiro, com recuo de 15.748, e em terceiro o Rio Grande do Sul, com menos 10.340 vagas.
O emprego formal teve resultado positivo somente em oito unidades da Federação em junho. Foram elas: Minas Gerais (4.567), Goiás (3.369), Mato Grosso (2.589), Acre (191), Piauí (101), Amapá (54), Mato Grosso do Sul (35) e Maranhão (17).
Divulgado desde 1992, o Caged registra as contratações e as demissões em empregos com carteira assinada com base em declarações enviadas pelos empregadores ao Ministério do Trabalho.


Traficante é preso pela oitava vez; os policiais apreenderam droga e R$ 44 mil


Policiais da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) prenderam, por volta de 17h de terça-feira (26), no Centro de São Luís, Carlos José Sousa Santos Lameiras, vulgo "Casé", 45 anos, acusado de tráfico de drogas.

Após constantes denúncias, a polícia decidiu adentrar a residência do acusado e apreendeu dois invólucros contendo cocaína, uma porção de maconha, uma balança de precisão e a quantia de R$ 44.900,00 em espécie.

O acusado foi conduzido à SENARC, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico ilícito de drogas.


Carlos Lameiras já foi preso 7 vezes por tráfico de drogas, mas sempre consegue ser solto e retornar à prática ilícita.

terça-feira, 26 de julho de 2016

PARANÁ PESQUISAS: 67% SÃO A FAVOR DE NOVAS ELEIÇÕES


247 – Levantamento divulgado nesta terça-feira 26 pelo Instituto Paraná Pesquisas foi mais um que desmentiu a abordagem da Folha de S. Paulo. De acordo com a amostra, 67% dos entrevistados são favoráveis a uma nova eleição para presidente da República ainda neste ano, enquanto 29,8% são contra.
No domingo retrasado, a Folha divulgou em sua manchete principal, com base em dados do Datafolha, que 50% da população brasileira quer a permanência de Michel Temer na presidência e apenas 3% querem novas eleições, o que se provou ser uma fraude. A mesma pesquisa apontou que 62% querem novas eleições, mas o número não foi divulgado nem pelo jornal, nem por meio do relatório do instituto.
Uma segunda pesquisa, do instituto Ipsos, divulgada também nesta terça-feira 26 pelo jornal Valor Econômico, apontou que o presidente interino é rejeitado por 68% dos brasileiros e 52% defendem a tese das novas eleições. O percentual dos que defendem o impeachment também caiu de 61% para 48% entre março e julho desse ano.
O instituto Paraná Pesquisas também questionou a população sobre sua opinião a respeito do foro privilegiado para políticos. Dos entrevistados, 92,5% defendem que parlamentares e outras autoridades sejam julgados pela justiça comum, contra 4,3% que disseram ser favoráveis ao julgamento por instâncias superiores e 3,2% que não sabem ou não responderam.
Segundo a mesma pesquisa, 91,5% disseram que não votariam em algum candidato que teve o seu nome envolvido em investigações de corrupção, ante 5,9% que votariam. Para metade da população (50,4%), é indiferente saber se o candidato é ou não filiado ao PT na hora do voto. Já 42,9% responderam que saber essa informação faz com que tenham menos vontade de votar naquele candidato.
O instituto entrevistou 2.020 habitantes em 158 municípios entre os dias 20 e 23 de julho. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. Confira aqui a íntegra.


Desaparecimento de corpos de recém-nascidos no Materno Infantil, leva MPF a abrir inesigação


O Ministério Público Federal no Maranhão, por intermédio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), abriu inquérito civil para investigar falhas na segurança e qualidade dos procedimentos internos da unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da UFMA em São Luís.
A procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Maranhão, Talita de Oliveira, requisitou à direção da unidade hospitalar que apresente informações detalhadas e todos os documentos disponíveis sobre o desaparecimento de corpos de recém-nascidos das suas dependências. De acordo com o pedido, o hospital terá, ainda, que esclarecer as providências que adotará para garantir que casos semelhantes não voltem a acontecer.
A partir de informações divulgadas pela imprensa local, o Hospital Materno Infantil comunicou o desaparecimento de três fetos, incluindo o caso mais recente, ocorrido na última semana, de uma recém-nascida que havia falecido com 37 semanas de gestação. A direção do hospital registrou os casos na Polícia Federal, que abriu investigação.

O MPF-MA aguarda informações das investigações realizadas pela Polícia Federal para também apurar possível responsabilidade criminal sobre o desaparecimento dos corpos dos três recém-nascidos ocorrido nas últimas semanas.

DILMA LISTA 10 RETROCESSOS DE TEMER NA EDUCAÇÃO


247 - Em conversa realizada nesta terça-feira (26) com internautas, via Facebook, a presidente eleita, Dilma Rousseff, fez uma lista com dez retrocessos promovidos em pouco mais de dois meses do governo interino de Michel Temer.
“É impressionante que, em pouco mais de dois meses, o governo interino e golpista já tenha promovido tantos retrocessos. Não há precedentes na história do Brasil”, afirmou ela, ao lado do ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Para Dilma, a medida mais impactante é a PEC 241, que prevê um limite para os investimentos em Saúde e Educação pelos próximos 20 anos. Isso porque a medida vai desestruturar as políticas em curso nessas duas áreas e, desse modo, vai comprometer as futuras gerações de brasileiros.
“Um país que precisa da educação para garantir a perenidade do combate à pobreza e ao mesmo tempo a modernidade do desenvolvimento científico e tecnológico não pode fazer isso sem comprometer o futuro da atual e das novas gerações”, afirmou Dilma.
A lista de Dilma é composta pelos seguintes retrocessos impostos pelo governo interino:
1 - Acabou com o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa;
2 - Acabou com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);
3 - Acabou com o Ciência Sem Fronteira na graduação;
4 - Acabou com o portal dos diplomas, cujo o objetivo é combater as fraudes;
5 - Acabou com o novo sistema de avaliação da educação básica que aprimorava o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);
6 - Acabou com o novo sistema de avaliação da educação superior, que aprimorava os Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES);
7 - Revogou as nomeações da presidenta Dilma para o Conselho Nacional de Educação, que tinham sido precedidas por ampla a 39 entidades educacionais. As novas nomeações foram claramente retirando as nomeações de especialistas da educação pública para dar lugar a representantes da iniciativa privada;
8 - Anunciou a intenção de retirar a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
9 - Cortou, este ano, 90 mil bolsas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e,
10 - Ameaça alterar o modelo de partilha do pré-sal, substituindo pelo modelo de concessão e com isso reduzindo os recursos do Fundo Social (75% para educação), nosso passaporte para o futuro.
A lista representa, segundo Dilma, a concretização de um plano de privatizar a Educação universitária pública e gratuita no Brasil. “Não é uma ficção: é uma estratégia que permeia o conjunto das iniciativas do governo golpista”, disse.
Mercadante: governo está patrocinando um dos maiores retrocessos da história da educação brasileira
“Em um período de um pouco mais de dois meses esse governo interino e golpista está patrocinando um dos maiores retrocessos documentados da história da educação brasileira”. Assim, o ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, definiu a atuação do governo Michel Temer na educação.  
Em mensagem divulgada no Facebook da presidente Dilma, ele voltou a criticar o fim dos programas: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Pronatec e Ciências Sem Fronteiras na Graduação. Mercadante também questionou a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece o reajuste dos gastos em educação pela inflação.
“Eles acabaram com o programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, onde nós assegurávamos bolsa de estudos para mais de 300 mil professores e professoras que alfabetizam nossas crianças para que eles tivessem formação continuada com apoio das universidades públicas. Um desafio imenso que nós ainda temos na alfabetização” diz Mercadante.
Segundo o ex-ministro “acabaram com o Pronatec, que assegurou no governo da presidenta Dilma mais de 9,4 milhões de matrículas para formação técnica profissionalizante. Nós tínhamos planejado e estávamos executando, no acordo com o sistema S, 2 milhões de novas matrículas este ano”.
Mercadante disse, ainda, que “estão acabando com o Ciência Sem Fronteiras na graduação. Um programa que permitiu a jovens que nunca teriam chance de estudar no exterior poderem acessar as melhores universidades do mundo e voltarem com uma formação mais instigante, mais competente, intercionalizando a perspectiva de produção do conhecimento e foram 73 mil bolsas”. Para o ex-ministro, “eles querem voltar aquele país em que só os filhos dos ricos podem estudar no exterior ou entrar em uma universidade pública”.
No final da mensagem, Mercadante também afirma que “eles querem acabar com o financiamento a educação, estabelecendo através da emenda constitucional  241, que o governo golpista já encaminhou ao Congresso Nacional, um teto de gastos que só será reajustado  pela inflação. Isso vai comprometer todo esforço de acesso, de permanência e de evolução na qualidade na educação brasileira”. “Por tudo isso, nós temos que lutar”, conclui.  

Assaltane é morto após tentativa de assalto no Turu


Um homem identificado apenas pelo apelido de “Baixinho” foi morto após tentar assaltar os ocupantes de um veículo estacionado em frente a um pet shop, na Avenida São Luís Rei de França, no Turu, por volta das 11h30 da manhã desta terça-feira (26). O assaltante, mesmo baleado, ainda pulou o muro de uma casa, mas caiu sem vida no quintal da residência.
Baixinho e seu comparsa, Mário de Jesus Silva Sampaio Júnior, de 27 anos, morador do bairro Sol e Mar, estavam a pé e armados com faca, quando se aproximaram do carro e anunciaram o crime. Eles não esperavam que um dos ocupantes do automóvel gritasse “assalto”. O alarde da vítima fez com que os assaltantes corressem, Baixinho na direção da rotatória do Olho d’Água e Mário de Jesus no sentido do bairro da Cohab.

Mas ao tentar fugir, Baixinho foi surpreendido com quatro tiros nas regiões do abdômen e costa, por uma pessoa ainda não identificada pela Polícia Civil. Já Mário de Jesus foi capturado pela população, que o espancava, quando a polícia chegou. Ele foi apresentado no 7º Distrito Policial, do Turu. O Corpo de Baixinho foi levado para o Instituo Médico Legal (IML), no Bacanga.

Motorista de ônibus é baleado em assalto no bairro Itapera


Um motorista de ônibus da empresa Ratrans, identificado apenas como Jaquenilson foi atingido por um tiro na noite desta segunda-feira (25) no bairro Itapera, em São Luís. O ônibus fazia a linha Quebra Pote e, segundo informações do secretário-administrativo do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Maranhão (Stremma), Isaías Castelo Branco, o motorista foi atingido na cabeça e nas costas.
O Plantão Central da Polícia no bairro Cohatrac foi acionado para ter mais informações sobre o caso, mas foi informado de que, por conta da mudança de plantão, não havia como divulgar nenhuma informação.
Após  os disparos, o motorista foi levado para uma unidade de emergência de um hospital privado na capital. Ainda segundo Isaías Castelo Branco, Jaquenilson se encontra fora de perigo, mas vai continuar em observação.
Caso que se repete
No último dia 9 de março, um motorista de ônibus identificado apenas como Messias dos Santos Alves, de 49 anos, foi ferido com um tiro de arma de fogo no pescoço em São José de Ribamar, situado na região metropolitana de São Luís, durante um assalto no coletivo em que ele trabalha. A ação criminosa foi executada por três suspeitos.
Após ser ferido, Messias foi socorrido e levado para o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), localizado no bairro Cidade Operária, de acordo com o comandante do 13º BPM.